Quando adolescente, sempre participava das Festas Juninas em minha cidade, principalmente das quadrilhas (A verdade é que é uma das brincadeiras de festa junina bem antiga!)

Não sei você, mais eu e todo mundo que fazia parte da brincadeira, já tinha o par arranjado (Todo ano, mais todo Ano, era o mesmo par : ) Era engraçado, dançávamos quadrilha com boas músicas pé de serra e com passos ensaiados. Além de outras brincadeiras como a corrida de saco, quebra pote e pula fogueira. Bons tempos …

Além das brincadeiras juninas, o atrativo era a comida \o/ – O Fuba de milho (o bolo tinha gosto de milho mesmo!), o café torrado,  as batidas com limão – Uma dilicia! Muita brincadeira, e menos preocupação. Ah! Pergunta? Já subiu ou viu alguém tentar subir em Pau de sebo? Eu já, horrível kkkk! Não peguei nada : (

Neste artigo de hoje no Artesanato Brasil, irei listar as principais brincadeiras de Festa Junina e São João! (Embora, uma comidinha caia bem, aham?) mas não estamos aqui para listar as comidas típicas de Festa Junina. Caso queia ver mais este lista, siga o link.

Sabemos que no mês de Junho, se dar o Festejo Junina, então além da boa decoração, das bandeirinhas coloridas, Fogueira, Quadrilha, Músicas Típicas e muitos doces e comida, é claro! E é nas brincadeiras que entretemos os convidados, por isto vamos das melhores brincadeiras juninas:

28 Brincadeiras de Festa Junina para animar sua Festa de São João!

28 Brincadeiras Juninas para animar o São João


Separamos as principais brincadeiras de Festa Junina, ou melhor, creio que boa parte delas (Se faltar algum que eu não conheça, mas que faz parte da tradição de sua cidade, por favor cite nos comentários “Como é a brincadeira e suas regras” — Lhe agradeço de coração! — Iremos incluir neste lista). Vamos as brincadeiras? ou as quermesses, como alguns chamam.

Árvore surpresa

Brincadeira Junina: Árvore Secreta

A brincadeira junina da árvore surpresa é tipo um tiro ao alvo só que com balões sendo o alvo. Por ser bem fácil é muito boa para as crianças bem pequenas.

Você vai precisar de:

  • Balões verdes ou coloridos;
  • Bomba para encher balões;
  • Papeis com números de 1 a 3 para identificar o brinde;
  • Fita dupla face;
  • Árvore de papelão ou de isopor Pincel;
  • Hidrocor tinta colorida
  • Varas com arame na ponta para que a criança fure a bexiga
  • Caixas de papelão para guardar as bexigas extras já cheias
  • Ganchinhos ou fita adesiva para pendurar as bexigas

Como montar a árvore surpresa

  1. Imprima o molde da árvore e cole numa cartolina ou papelão;
  2. Pinte a árvore com os materiais e cores que desejar;
  3. Prenda a árvore em uma parede usando fita adesiva dupla face;
  4. Coloque papeis com número dentro de cada balão e fixe-os na árvore como se fossem as folhas.

Como brincar da árvore surpresa

Você já montou a árvore e colocou nela os balões com o número dentro. A criança pega uma vara igual a de pescaria com um arame curto na ponta para tentar furar os balões a determinada distancia. Quando ela conseguir furar um balão é conferido o número que estava dentro dele, e qual prenda que ela vai ganhar.

Bingo

O Bingo, é um jogo de sorte e com regras simples. O Bingo é comum nas brincadeiras de Festas Juninas para adultos, é um jogo de marcar um cartão com 24 números divido em 5 colunas por 5 linhas.

Para marca estes números no cartão é através do sorteio de bolas numeradas, que são serão sorteadas uma a uma, tiradas de dentro de um globo. E importante para quem vai anunciar ou cantar as bolas, certificar que todas as 99 bolas estejam dentro do globo. Se você já assistiu os resultados da Mega-Sena, ou fez algum jogo do tipo, sabe do globo do que estou falando.

Para se ganhar no Bingo, existe pelo menos 4 formas, que eu conheça. Ganha quem marcar uma fileira de 5 números na Vertical, Horizontal, em X ou com o cartão completo (Cartela cheia). Tudo depender do que foi combinado com a organização do Bingo. Também se leva em conta a marcação do cartão completo o maior prêmio dado no final do jogo.

Para marcar o cartão ou cartela de bingo, pode ser feito com caneta ou palitos perfurantes. E aconselhável usar caneta, pois se você furar errado pode atrapalhar na marcação. Se marcou as sequências conforme as regras, grite! “BINGO”, anunciando assim um ganhador.

Caso, contrário, tiver faltando algum número, você “passou batido”, este parte e muito engraçado e tenha certeza que todo mundo vai vibrar por você ter errado os números.

Boca de palhaço

Brincadeira Boca de palhaço em Festa Junina

A brincadeira junina Boca do palhaço é uma das mais tradicionais em festas juninas, e podem participar crianças e adultos de qualquer idade.

A boca de palhaço geralmente é feita um painel com rosto de palhaço, tendo um buraco na boca, porém, existem variações como: Boca de caipira (Usa-se o desenho de rosto de um caipira) – Boca de balão (Nesta versão uma professora usou o desenho de um Balão Junino com um buraco na boca).

Usando estas idéias você pode fazer a brincadeiras Juninas com o desenho que quiser, se for para escola ou para festa de aniversário temática, pode escolher o rosto do personagem ou objeto que desejar.

Para fazer o jogo

  • Use caixa grande sem tampa,
  • Cole o desenho da cabeça na frente,
  • Faça um buraco no local onde fica a boca.

O rosto do palhaço, pode ser de EVA, Cartolina, Papelão ou uma placa de madeira.

Como brincar a boca de palhaço

O desafio da brincadeira é que cada criança ou pessoa tente acertar as bolinhas dentro da boca do palhaço, a uma distância o suficiente que não seja tão fácil de acertar o alvo.

É bom fazer uma marcação para a distancia do arremesso. Cada pessoa terá entre 03 e 05 chances para jogar. Vence quem conseguir acertar mais bolinhas dentro da boca do palhaço.

Os prêmios

Se o jogador acertar todas as bolinhas ganha dois brindes, se acertar de 1 a 4 ganhar apenas um.

Bola no alvo (Acerte o Alvo)

Como o próprio nome sugere: “Bola no Alvo“, a brincadeira junina sugere arremessar uma bola em algum objeto que seja o alvo do premio ou brinde. Normalmente se tem uma prateleira com objetos ou brindes numerados, que serpa dado a quem acertar o alvo. Os alvos, também são numerados indicando o tipo de brinde que vai se ganhar ao acerta-lo.

Os brindes, podem ser as prendas de Festa Junina. Algo de valor ou simplesmente simbolo, pois o importante deste brincadeira junina também é a competição de quem acerto o alvo. Os homem adoram competir!

Outras ideias usando a reciclagem, balões como bola ao alvo

Usar balões pregados em uma parede com os números dos brindes dentro do balão. Ganhar quem estourar o balão com a bola.

Usando uma lona resistente faça furos do tamanho da bola. Deixa as bordas coloridas destes furos, colando pano coloridos ou papel contact para deixar o furo visível, pois é onde a pessoa ira jogar a bola. Caso, acerte o furo, atravessando-o, ele ganha. O furos, precisam ser numerados para se identificar o premio.

Boliche

Crianças adora derrubar coisas! O Boliche é uma brincadeira perfeita para este evento Junino. Aproveite para fazer o próprio Boliche com material reciclado, usando garrafas pet. Veja o passo a passo: Boliche com Garrafas Pet

O Jogo de Boliche e muito simples, o objetivo e derruba as garrafas com a bola. Ganha quem derruba mais garrafas. Façam a fila!

Cabo de guerra

O Cabo de Guerra, ou também conhecida como Jogo de corda, além de ser uma brincadeira junina usada em Festa Infantil, é muito usado em atividades esportivas para competitividades. Esta é uma brincadeira exige força e estimula o trabalho em equipe!

Para brincar de cabo de Guerra, precisamos de uma pedaço de corda grande, marcar o centro da corda com um nó ou lenço. Marcar também o chão, com uma linha, um circulo com giz ou pedaço de madeira. Divida duas equipes para cada lado, com a mesma quantidade de pessoa. Vence,  quem conseguir puxar o time adversário primeiro até o centro da marcação.

Caça Balão

Esta brincadeira junina é muito divertida! No caça balão, a criança usando um funil de papel ou chapel de aniversário na mão, tentar pegar o balão, o jogo e não deixar que o balão caia no chão.

Precisa-se de outra criança para jogar os balões para as outras tentarem pegar.

Cadeia Musical

Para realizar esta brincadeira junina: Escolha um lugar mais isolado da festa, monte uma cadeia e escolha alguém para ser o carcereiro. Se não tiver nada que lembre uma grade, cerque a área com cadeiras.

Durante a festa, os convidados indicam alguém para ser preso e que só será liberado se demonstrar uma habilidade, como cantar, dançar ou fazer uma imitação. Junte os vizinhos e amigos e organize seu arraiá, que com todas essas brincadeiras. Será pra lá de animado!

Casamento caipira

Casamento Caipira, Casamento na Roça ou Matuto. A brincadeira se dar em volta de um altar, e uma fila de cada lado, com os noivos no meio. Sobe a noiva feia, barriguda e sem dente da frente diante do altar para se casar com seu marido com cara de barroca, seu Padre que já bebeu todas! Pai e mãe bravos e um delegado corrupto igual nossa politica.

Tirando a parte da política (rs), o casamento Caipira anima as noites de São João; Me lembro muito da diversão e das coisas engraçadas que passam nesta brincadeira Junina. Se conhecer alguns dos participantes, tem mais graça ainda: )

Quem faz, vai precisar dos roteiros: Link 1, Link 2, Link 3.

Catar o Amendoim

Esta brincadeira junina de “Catar o amendoim” é muito parecida com a brincadeira de levar ovos. Os materiais necessários são 2 colher para cada competidor e amendoins com casca.

Para brincar, cada criança deve pegar 01 (um) amendoim na colher no ponto final e leva-lo ao inicio da largada.

Vence quem conseguir levar um determinado número de amendoins que foi combinado para inicio do jogo.

Veja também: 9 Receitas com Amendoim;

Correio elegante

Brincadeira Junina: Correio Elegante em Festa Junina

A brincadeira junina “Correio Elegante” é um serviço de entrega de mensagens da sua Festa Junina. Os convidados escrevem mensagens de amor e amizade, podendo ou não se identificar. Depositam estas mensagens em uma caixinha para que os organizadores da brincadeira leiam ao vivo!

Uma dica para o Correio Elegante é deixar já alguns bilhetinhos cortados e coloridos, feitos com cartolina em formato de coração ou livro, com os dizeres:

De: _____ / Para: ____

Assim facilita quem vai escrever e quem vai ler as mensagens. E muito divertido ouvi e todo mundo vai querer participar!

Corrida de funis

A brincadeira corrida de funis é uma corrida de fôlego! Onde se usa um funil como objeto principal e seus jogadores tem que soprar o funil até a chegada.

Tudo que vai precisar para fazer a “Corrida de Funis” é de uma corda e funis. Faça um nó ou um laço bem no meio da corda e coloque os funis de cada lado com a parte mais fina voltada para o centro, onde foi feito o laço.

Peça para duas crianças segurarem as pontas da corda, enquanto os dois jogadores vão tentar levar os funis, somente com o sopro, até a marcação do laço. Ganha quem chegar primeiro ao centro.

Aja fôlego para brincar com brincadeira junina: !

Corrida de saci

Um jogo muito simples e divertido: A corrida do Saci. Se já ouvi a história do saci, deve saber que ele anda de uma perna só. Esta brincadeira foi criada pelos indígenas, mas podemos usa-la quem qualquer festa infantil e mesmo nas brincadeiras de festas juninas.

O bom da brincadeira, é que não precisa-se de materiais como a corrida do saco. Para se brincar a corrida do Saci, todos os participantes deveram correr até um ponto marcado e voltar, de uma perna só!

Ganha quem conseguir ir e voltar, sem encostar a outra perna ao chão e chegar em primeiro.

Corrida de sacos

A brincadeira da corrida de sacos é uma corrida feita dentro dos sacos, o que torna a brincadeira mais difícil, pois também exige força. Porém, é muito divertida, as crianças se acabam por rir.

Os participantes tem que correr ou melhor, ir pulando até a linha de chegada dentro do saco. O saco pode ser de estopa ou de saco de farinha.

Ganha a brincadeira quem conseguir chegar ao final da corrida. A corrida pode ser feita com duas crianças dentro do saco, a prova fica mais difícil e mais empolgante.

Use esta brincadeira junina para adultos e crianças concorrendo a prêmios.

Corrida de sapatos

A corrida de sapatos, eu já brinquei demais quando criança, muito boa. Para brincar, é simples. Cada criança tira os sapatos e coloca no monte ao centro do patio, ou,  ao centro do local da brincadeira. O organizador mistura bem todos os sapatos.

Forma-se duas filas de crianças lado a lado, em frente aos sapatos, a uma distância de dez metros, mais ou menos,  separadas por uma marca no chão. Ao sinal do organizador as duas primeiras crianças de cada fila, devem correr até os sapatos e tentar encontrar o seu par. Calçar e voltar para o final da fila.

Ganha a equipe, que terminar primeiro e que estiver com todos os participantes de pés calçados.

Corrida de três pés

A “Corrida de trés pés” é muito engraçada! Incentiva o trabalho em equipe. Para fazer a brincadeira, comece formando duplas com crianças ou adultos.

Cada par, tem ter o pé direito com o esquerdo amarrados com uma corda, fita ou tira de tecido. Ao sinal de início da corrida, as duplas irão correr até a chegada.

Ganha quem chegar primeiro. A regra é correr ou pular para chegar ao final, porém se a dupla se soltar está fora da corrida.

Corrida do Milho

Para a corrida do milho nas Festas Juninas, determine uma distância e de um lado, deixe uma bacia cheia de milho.

Divida os participantes em duplas, um integrante deve receber uma colher e o outro, um copo.

Quando der a largada, o integrante com a colher corre até a bacia, enche a colher de milho, volta e despeja no copo do parceiro. Ganha a dupla que encher o copo primeiro. A dica aqui é derrubar o menor número de grãos de milho pelo caminho.

Corrida do ovo na colher

A brincadeira da “Corrida com ovo na colher” é mais um desafio de equilíbrio para cada participante. Para fazer a brincadeira, vamos precisar de um “ovo cozido” mais colher.

Cada criança ou adulto vai colocar o ovo na colher e segurar a colher com a boca. Ao sinal do inicio da partida, todos devem correr, mas sem deixar o ovo cair da colher.

Vence o participante que conseguir chegar primeiro na linha de chegada com o ovo na colher. Quem derrubar o ovo no caminho, estará desclassificado!

Atenção: É bom usar somente o “ovo cozido”, não usar “ovo cru” para evitar sujeira e acidentes.

Dança da laranja

A brincadeira da dança da laranja, é feita com pares. Cada par receber uma laranja, que é colocada na testa dos dois. Quando começar a música, os pares devem colocar as mãos para trás e dançar segurando a laranja na testa, sem deixar a laranja cair.

Se a laranja cair, a dupla está desclassificada, quem ganhar, e a dupla que ficar por último.

Jogo das argolas

O jogo das argolas é uma brincadeira muito popular nas Festas Juninas onde qualquer pessoa e todas as idades podem participar.

Comumente ela é feita com pinos de boliche ou madeira, argolas de plástico ou acrílico. Mas, você pode fazer o jogo das argolas com materiais recicláveis, é bem mais simples de fazer, e encontramos estes material em casa, como Garrafas PET, Jornal e Fita Crepe.

Para fazer a brincadeira das argolas, você vai precisar de:

  • 10 Garrafas PET de 1 litro cheias de água, areia ou pedra;
  • Argolas de plásticos coloridas ou …
  • Faça as argolas com jornal e fita crepe (E só fazer um circulo com o jornal e passa a fita crepe em volta).

Cada pessoa deve receber 06 argolas para jogar uma de cada vez nas garrafas, que estarão no chão a uma distancia de 1,5 mais ou menos. Pode-se colocar as garrafas em formação de fila reta ou triangular.  Vence quem acertar mais argolas nas garrafas.

Maça na água

pesca-maca

A brincadeira da pesca da maçã é uma brincadeira em que se pesca maçã ao invés de peixes. Para brincar, vamos precisar de maçãs e um balde com água.

Como brincar

Ponha as maçãs  dentro do balde com água. Posicione 2 participantes a frente do balde com as mãos para trás.

Ao aviso do juiz – Devem-se tentar pegar a maçã com a boca.

O primeiro que tirar uma maçã da água, vence a brincadeira e ganha uma brenda.

Pau-de-sebo (Mastro de árvore)

Olha, creio que é uma das brincadeiras de Festa Junina mais difíceis e dolorosas de participar. Para não dizer sofrida : ) – O negócio é brabo! Só cabra macho tem coragem de tentar subir num negócio destes: Subida do pau-de-sebo!

No pau-de-sebo, o objetivo e subir no mastro untado com sebo (Gordura de animal) para pegar o prêmio que esta no top. Normalmente é dinheiro o prêmio.

Não sei lhe dizer o segredo para subir e ganhar no pau-de-sebo, alguns jogam areia ou amido de milho em cima do corpo e nas mãos para tentar subir, outros fazem que nem o vídeo abaixo (que deve ser contra as regras, rs). Eu creio que e mais fácil uma pessoa com menor peso conseguir subir.

Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais da festa junina. Para a montagem, recorte peixes em papel cartão colorido e coloque números neles.

Depois, coloque argolas na “boca” dos peixes e os enterre dentro de um recipiente grande com areia. Deixe somente a argola para fora e cubra bem o número. Distribua varas de pescar para os participantes e pronto, é hora de pescar!

O objetivo é desenterrar o peixe puxando-o pela argola. Cada número pode representar uma prenda ou você pode fazer uma competição onde o ganhador é quem fizer mais pontos.

Pula fogueira

Pula fogueira infantil!

Pula-fogueira – https://www.pinterest.com/pin/408490628678175211/

Esta eu já fiz – Pular a fogueira! – E uma brincadeira divertida, mas é algo muito perigoso – Cuidado para não se queimar!

Então, tem que se fazer com cuidado. Não deixa crianças pequenas participarem.

Como o nome sugeri – Pular a fogueira por cima correndo. – Não é pra pisar, e sim pular!

O significado das fogueiras no São João, além de comemorar nascimento de João Batista, se tem como simbolo de festejar a vitória da luz contra a escuridão, além de ser usada para espantar o frio, insetos ou animais.

Existe um debate enorme sobre as Fogueiras em Festas Juninas (Confira algo mais aqui).

Quebra pote

Pote de Barro

A brincadeira do quebra-pote nas Festas Juninas, é uma versão brasileira da brincadeira da Pinhata que é uma tradição popular no país do México.

Toda brincadeira é destinada a crianças mas, podem ser jogadas por adolescentes e adultos.

No México, normalmente, é jogado com uma panela que é recheada de doces e coberta de papel crepom, as vezes fazem com “caixas de papelão ou papel machê”. E todo aniversário tem que ter uma Pinhata, geralmente tem uma estrela de cinco pontas.

No Brasil, o quebra-pode é mais popular em estados da região Nordeste, e recebe o nome de quebra pote, pois usamos um “Pote feito de barro” – Um utensilio muito comum nas cidades do interior e que serve para guardar e conservar água.

Como fazer

Para fazer a brincadeira, precisa encher o Pote de barro (Tamanho médio ou pequeno) com bombons, doces, brindes ou números com o nome do premio a receber.  

Pendurar o pote em uma armação de madeira, tipo forca ou trave de futebol. Ou em local adequado. Cada participante, receberá um bastão ou um pedaço de pau e terá os olhos vendados.

Para ficar mais divertido, o jogador deve ser rodado, mas não precisa ser muito, é só pra deixa-lo um pouco tonto. Outra forma, e por o bastão ao chão na vertical, segurando com as duas mãos com palmas para baixo, e por a testa em cima das mãos e rodar. Conte de 1 a 10 para parar de rodar.

O mesmo tentará quebrar o pote, as pessoas em volta poderão ajudar, indicando a localização do pote. Aqui a parte divertida – Não diga a direção certa, se vai quer participar depois! (rs)

Quando o pote for quebrado, o recheio cai e todos podem pegar.

O jogador que conseguiu quebrar o pote também pode ser premiado com um brinde. Esta Brincadeira Junina, assim como todas as outras brincadeira, podem ser feita com adolescentes e adultos.

DICA: Pode-se usar o pote personalizado, no México é comum usar o burro. Nos Estados Unidos, usam muito os personagem animados.

Rabo do Burro

rabo-no-burroO Rabo de Burro, é tradicional nas festas juninas, essa brincadeira é muito divertida. O objetivo é colocar o rabo, no lugar certo, em um desenho de burro com os olhos vendados.

Desenhe um burro sem rabo em uma placa de papelão ou EVA e pendure na parede. Depois, faça o rabo separadamente e coloque adesivo dupla-face na ponta.

Uma dica para tornar a brincadeira mais divertida é rodopiar o participante vendado para que ele perca o ponto de referência.

Tiro ao alvo

Quando se fala em Tiro ao alvo nas Festas Juninas, normalmente vem a mente aquelas barracas com brindes, onde se usa chumbinhos para acertar e derrubar o prêmios.

Mas os jogos de Tiro ao alvo que devemos fazer, por justamente ser para crianças, são os jogos de Tamba Latinhas e do boca de palhaço (Veja nos links).

Derruba-latas (Tomba Latinhas)

O Derruba latas, é uma brincadeira de derrubar o maior número possível de latas com uma bola – Para montar a brincadeira, empilhe latas de refrigerante vazias em formato de pirâmide sobre uma mesa. Depois determine uma distância de arremesso e separe bolas de borracha ou tecido. Uma dica é colocar um pouco de areia dentro das latas, para que elas não fiquem tão leves e a brincadeira, fácil demais.

Quanto ao prêmio, você pode separar as prendas por números de latas derrubadas. Se derrubar tudo em um lance, ganha a prenda máxima.

Derruba-latas (Tomba Latinhas)

+ Brincadeiras de Festa Junina? Só mesmo comentando!

Uma coisa boa das brincadeiras para festa junina (quermesses), é que agrada tanto a adulto como crianças. Claro, existem exceções. Depois de adulto, o que mais gosto são as comidas típicas, em especial o feijão tropeiro, aqui na cidade se vende mesmo em fora de época.

No site (Artesanato Brasil) tentamos mostrar vários artesanatos que podem ser feitos nas Festa Juninas. Faça uma busca!

Então, e você? O que mais gosta em Festa Junina e de São João? O que acontece diferente do que acontece em minha cidade?


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Muito bacana gostei muito,algumas brincadeiras eu já conhecia mais encontrei neste post bricadeiras que nunca tinha visto kk parabéns pelo site!!!

    Várias opções de brincadeiras , ame.

    Foi demais recordar algumas brincadeiras.

      Imagina, quem escreveu? kkkk. Lembrar da infância e seus tombos.