≡ Menu
Artesanato Brasil

Como Fazer Massa de Biscuit

Em: Artesanato em Geral

Biscuit ou Porcelana Fria é conhecido como arte de modelar utilizando um tipo de massa a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, limão e vinagre. Este tipo de massa também é conhecida como porcelana fria, pois não precisa ser cozida em forno e seca em contato com o ar.

O biscuit é uma massa de fácil modelagem manual, aceitando tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes.

Ingredientes:

  • 02 xícaras de chá de cola branca própria para porcelana fria (biscuit)
  • 02 xícaras de chá de amido de milho
  • 01 colher de sopa de caldo de limão, ou vinagre
  • 01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizada para sovar a massa após o cozimento.

Modo de preparo no forno de microondas:

Dependendo da potência do seu microondas o tempo de cozimento pode variar entre 1 min e 30 segundos até 10 minutos. Faça um teste na primeira vez que cozinhar a massa, tirando a massa e mexendo a cada trinta segundos, para que ela não passe do ponto.

Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente a Maizena. Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual.

Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xícara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.

Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado.

Sove a massa por vários minutos seguidos. Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.

Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar.

Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.

Modo de preparo no fogão:

Misture todos os ingredientes  até desprender do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola mole. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.

Misture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau (específica para fazer a massa – não misture com o restante da louça)até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa. Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente. Acondicione-a num saquinho plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.

Sovando a massa:


Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo ou bancada de mármore) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.

Dicas

A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica. Depois de sovada (a massa já estará morna) guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras.

Deixe a massa descansar por um dia. Retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar a vontade. Também pode ser modelada com a massa natural (essa que acabou de ser explicada) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Estas mesmas tintas podem ser usadas para tingir a massa.

Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes de plástico. O procedimento é praticamente o mesmo acima, só trocando o saco plástico pelos potes.

* O segredo de uma boa textura está em sovar a massa enquanto ainda estiver bem quente, utilizando apenas a quantidade de creme para mãos indicada na receita: 1 colher de sopa.
* A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.
* Quando estiver trabalhando, mantenha toda a massa que não estiver sendo utilizada recoberta por um plástico ou por filme de cozinha, para que não resseque. Esta dica vale também para tiras, trançados e massa passada pelo cilindro que você não estiver utilizando naquele momento.
* Deixe para tingir a massa na hora de usá-la. Evite guardar grandes quantidades já tingida.
* Muito importante: se você trabalha com crianças, não deixe que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na. A cola utilizada tem baixo grau de toxicidade mas, mesmo assim, não deve ser ingerida.

Para tingir a massa de biscuit:


Com cores fortes de tinta a óleo


Faça um rolinho de massa com as mãos e adicione um pouquinho de tinta a óleo na cor desejada. Manuseie bem a massa até que fique colorida por igual. Se necessário, acrescente mais tinta, até alcançar a tonalidade desejada.

Tonalidades pastel


Utilize uma pequena quantidade de tinta a óleo ou tinta para tecido na cor desejada e adicione tinta a óleo na cor branco de titânio para suavizar a tonalidade e evitar que o trabalho pronto fique transparente. Manuseie bem, até que a massa fique colorida por igual.

O vermelho

Para obter massa vermelha, nós indicamos o uso de corante universal, vendido em bisnagas em todas as lojas de tintas do País. As marcas mais apropriadas para o tingimento da massa de biscuit são Xadrez, Globo e Suvinil. A tinta a óleo vermelha tem um pigmento que modifica a consistência da massa, prejudicando o resultado do trabalho. Para tingir a massa com corante, adicione uma pequena quantidade e manuseie até que fique colorida de forma homogênea. Se necessário, acrescente mais algumas gotas de corante até obter o tom de vermelho desejado.

Limão:

Algumas receitas de massa para biscuit recomendam o uso do formol como conservante. Este produto, além de ser de difícil aquisição, comprovadamente causa danos à pele e à saúde. Esta receita o substitue pelo limão, fácil de ser encontrado e inócuo à saúde, possui o mesmo poder de conservar a massa após os trabalhos prontos.

Sobre o creme para mãos

Usado somente no momento de sovar a massa e apenas 1 colher de sopa. Deve necessariamente ser não gorduroso, pois o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são Bella Bel, Yamá, Magilena e Searly, encontradas facilmente em lojas de cosméticos, farmácias ou supermercados.

Fonte de pesquisa:  Ana Modungo e pt.wikipedia.org/wiki/Biscuit

30 Comentários… add one

  • kalliny

    peguei as fotos e eu sou uma ótima dese ista

  • kalliny

    adorei vou fazer para verder com com minha amiga

  • carina

    gortei do resultado

  • Luciene

    gostaria de aprender fazer biscuit estou desempregada e poriso gastaria de aprender vocês podem me ensinar passo a passo.Obrigada

  • leylla

    olá, karen. Estou desempregada, e tenho uma filha de 1ano e 3 meses. a quem tenho q sustentar,mas eu sou correria e faço um pouco de tudo… um dia sentada no sofa veio a ideia, de fazer lembrancinhas com biscuit. não comecei m tenho fé em deus q vai da tudo certo… ha ja ia esquecendo, tenho 20 anos e moro na bahia.

    • ArtesanatoBrasil

      oLÁ Leylla, tenho certeza que você é uma mulher guerreira e irá lutar com todas as forças para sustentar a você e sua filha, e se que vocÊ já é uma vencedora porque está a procura de trabalho. Artesanato em Biscuit tem garantido a renda de muitas pessoas, mulheres e adultas, jovens e velhas você com certeza poderá fazer e terá exito. Abraço pra sua filha e pra vocÊ!

  • JULIANA

    Ué mas esta receita tem que ser cozida, e voces disseram que não precisaria, não vi receita que não precise ser cozida… affff.

  • taty

    pode usar tinta de tecido ou tinta guache?

    • Karen

      TATY, tinta de tecido é melhor que tinta guache.

  • Márcia Resende

    Preciso de uma receita para as crianças fazerem…
    No topo desta página vcs dizem que a massa não precisa ser cozida… cadê a receita dessa massa?

  • nivea

    eu gostaria de saber se já venmde essa massa
    pronta e colorida e se cuta muito caro?

    • Karen

      Oi Nívea, já vende a massa pronta e colorida sim, em lojas de produtos artesanais, ou pela internet basta fazer uma busca no google pra achar. ok:

  • nivea

    oi eu sou aNivea e gostaria muito de saber
    se já vende essa massa ´pronta e se custa muito
    caro?

  • paula

    eu queria saber quanto tempo fica em media a massa no fogo ?

    • Karen

      Paula a massa fica no fogo até desprender da panela formando uma bola.

  • Deise

    Querida, parabéns pelo site,que é uma benção p/nós qie adoramos artesanato.Tudo muito explicativo.

  • anielly

    sou anielly tenho 16 anos adoraria muito aprender fazer biscuit mais eu não entendi como misturar se alguem poder me ensinar fico muito grata

    • Karen

      Coloque todos os ingredientes na tigela e misture mexendo com uma colher de pau. Tem que mexer até ficar lisa.

  • nilza maria

    oi, preciso de sua ajuda, estou procurando uma receita de massa de biscuit que não leva cola, para fazer rocócó, e margaridinha, ela é feio de polvilho , parafina , esteralina(não sei se o nome esta certo) limao ou vinagre, voce saberia me dizer como é , desde já te agradeço. obrigado

  • Ângela

    minha massa está ficandomole e grudando, o que posso fazer? Obrigada!

  • jucelia

    lindo gostaria de aprender

  • Giselle correia

    Adoreiiiiiii!!!!!!!!!!….aprendi como se faz massa de porcelana fria em 10 min…rsrsrs….bjs e agradeço de coração…S2.

  • regila

    gostaria de saber se nao ‘e necessario a vaselina e qual tipo de cola ‘e essa?

  • Imaculada

    não é usado a vaselina?

  • Nara

    Bom dia com A PAZ DO SENHOR JESUS
    Depois que baixei o shered é que pude visualizar as obras de artes aqui pelo site.Como são gratificantes os trabalhos apresentados.Cada dia aprendendo mais com o site,pois amo mto a área de artesanato.Que Deus continue abençoando mto a direção do site Artesanato Brasil.Fiquem com Deus

  • romildo teixeira

    valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!obrigado

  • Gaby

    uau! tenho apenas 13 anos e estou amando o seu slog
    ontem mesmo peguei uma boneca e fiz o cadastro
    parabens

  • monica

    oi gostaria de aprender a fazer biscuit,vivo no exterior e estou desempregada e è uma boa ideia pra trabalhar com potes enfeitados..se tiver alguem ai quer me ajudar passo a passo ficarei muito grata..obrigada.

  • carla geanne dasilva

    tudo otimo parabens ana maria braga te adoro

  • odete

    obrigada por as dicas keria ver se me podem enviar dicas relacionadas com EVA obrigada

Deixar comentário ou sugestão


5 + dois =