Eu adoro guardar latinhas de alimentos! E usar a criatividade para criar objetos decorativos e inclusive que sejam úteis para o seu dia-a-dia é uma especialidade do artesanato, principalmente quando essa criatividade é aliada a ideia de reciclagem de materiais como as latinhas.

Usar o artesanato para reciclagem de latas passa a ser uma oportunidade de criar itens únicos e inclusive ajudar o meio ambiente evitando os descartes irregulares de materiais prejudiciais ao mesmo. Nesse caso, reciclar latinhas passo a passo pode te auxiliar a decorar a sua casa ou inclusive seguir uma renda extra.

O processo para reciclar latinhas passo a passo pode variar conforme o item que tem o interesse de criar, mas quase sempre passam a ser processos simples e sem altos custos na compra de materiais extras.

Esses materiais extras podem ser desde tecido, feltros e outros elementos que ajudam a compor o acessório que deseja criar ao reciclar latinhas com leite em pó, leite condensado, achocolatado, de molhos, milhos e outro enlatado pode ser reaproveitado para fazer artesanato com tecido, decoupagem e feltro.

Veja também: Lata decorada com-EVA para Dia dos Pais

Materiais para Reciclar latinhas

  • 1 Lata de Leite (ou outras como lata de leite condensado e assim em diante)
  • Barbante Cru
  • Tinta Branca
  • 1 Pincel Largo e Chato
  • Cola Branca
  • Tecido de Algodão
  • Feltro
  • Agulha e Linha número 10
  • Pérolas
  • Cola Quente

Passo a passo Reciclar latas de Alumínio

Neste passo a passo em vídeo de “Como reciclar latinhas”, quem ensina e a artesã Luciana Ferreira. Veja o modelo da latinha decorada:

O passo a passo de como reciclar latas de alumínio, para a criação de uma caixa decorativa.

Programa Sabor de Vida

Reciclar latinhas Passo a Passo

Para começar o processo de reciclar latinhas será preciso tirar todos os resíduos que no caso encontram-se no lado externo da lata de leite. Deixe a lata completamente “lisa” e depois comece a pintá-la com um tinta branca, que pode ser específica para lata. Assim que terminar de pintá-la será preciso deixá-la secar por completo, para que então volte a trabalhar na mesma.  Assim que a lata estiver completamente seca será preciso iniciar o processo de aplicação do barbante ao seu entorno, que tecnicamente é bem simples.

Comece a aplicar a cola branca com auxílio do pincel na lata, e para evitar que a mesma seque sem aproveitá-la basta aplicar o barbante. Faça esse processo até que toda a lata esteja coberta de barbante, podendo prosseguir com a ideia de reciclar latinhas e criar um porta jóias ou organizador – como preferir. Assim que executar a aplicação da última parte do barbante na lata, certifique-se de passar um pouco de cola branca em cima do mesmo, para que melhor fixe o barbante evitando que desgrude e estrague o trabalho.

Depois pode começar a trabalhar com a tampa da lata de leite, fazendo o encapamento da mesma com um tecido. É preciso usar um tamanho específico de tecido para realizar o encapamento, evitando que o acabamento fique estranho. Neste caso, para este tipo de tampa é preciso usar um círculo base de 22 cm de diâmetro. Assim que cortar todo o tecido no tamanho apropriado é preciso trabalhar com ela tampando a lata, ou no caso, calçando a lata junto com o tecido para que evite os erros com a composição da tampa.


Publicidade:

Comentários

    bom eu estou fazendo uma maquety

    amei o seu trab mto lindo . qto posso verder uma latinha como essa ?

    amei as dicas, sou professora do ensino infantil,e adoro arte principalmente quando ela pode ser feita com materiais reciclados, precisamos transferir para as gerações futuras valores para o bem comum onde juntos possamos transformar o nosso planeta em lugar melhor para se viver valorizando mais o que si pode ser aproveitado.bjos.

    Muito lindas essas latas!tb fiz e gostaria de te mostrar como ficaram, vi seu video um outro dia na net!
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Abraço!