O dia 24 de junho marca uma das comemorações mais populares, não só no Brasil, mas em grande parte do mundo cristão: o Dia de São João.

Trata-se do dia do nascimento de São João Batista, um dos principais santos da Igreja Católica, responsável pelo anúncio do advento do Messias e também por ter batizado Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão.

A tradicional festa acontece em praticamente todo o Brasil, e faz parte dos folguedos da época conhecida como a das Festas Juninas, onde se comemoram também os dias de Santo Antonio e de São Pedro.

De origem europeia, as festas se adaptaram rapidamente aos costumes e tradições dos brasileiros, principalmente nas cidades do interior do país, e hoje em dia, atraem milhares de turistas e o público local, mantendo a tradição de acender fogueiras e de saborear pratos típicos da culinária rural.

Origens e História

Segundo o Evangelho da Igreja Católica, São João nasceu exatamente seis meses antes de Jesus Cristo, e devido à sua importância em todas a história cristã, é comemorado o seu nascimento, ou invés da data de sua morte. A celebração coincide com as festividades do solstício de verão, no Hemisfério Norte, uma data bastante importante para diversos povos e que se mantém viva até hoje.

No Brasil, a colonização portuguesa incluir a data como uma das principais celebrações populares, que rapidamente se difundiu pelo interior do país, adotando as peculiaridades da gastronomia e das danças locais.

No Nordeste do país, por exemplo, o Dia de São João é comemorado de forma distinta do interior do restante do país, com suas características próprias e com os ritmos locais, como o frevo. Em algumas cidades, a data é comemorada como um feriado local, onde além da festa, são realizadas diversas celebrações e ritos religiosos.


Tradições Típicas

Valorizada em praticamente todas as cidades brasileiras, as Festas Juninas, que tem esse nome por conto do próprio São João, já que em determinado momento foram chamadas de “Festas Joaninas”, ocupam igrejas, escolas e outras entidades, como associações de moradores, prefeituras e estabelecimentos comerciais.

Dentre as tradições e os pratos típicos encontrados no Dia de São João, encontramos:

  • Fogueiras
  • Dança da Quadrilha
  • Casamento Caipira
  • Doces como pé-de-moleque, cocada, arroz doce, canjica, pipoca doce, maçã do amor, doce de abóbora, doces de amendoim, dentre outros.
  • Comidas à base de milho, como pamonha, curau, milho verde, bolos, dentre outros
  • Rapadura
  • Quentão, bebida feia à base de vinho e gengibre, que varia de acordo com a região do país
  • Pinhão (no Sul do Brasil)
  • Mastro
  • Brincadeiras, como pau de sebo, pescaria, argola, cadeia, correio elegante, tiro ao alvo, entre outros
  • Concurso de sinhazinha e sinhozinho
  • Frevo e forró (no Nordeste do país)

Características

Uma das principais características das festas do Dia de São João é a tradição de se caracterizar como personagens caipiras, com bastante exagero e humor.

Essa caracterização vale tanto para os personagens que irão participar da quadrilha, uma dança coreografada e com diversas situações comuns no interior do país, bem como para os sinhozinhos e sinhazinhas, que representam os donos das terras e fazendas da época do Brasil Colônia.

Portanto, é muito comum encontrar personagens com vestidos de chita e laços no cabelo, homens com ternos e roupas surradas e remendadas, além de uma série de adereços, como chapéus, laços, lenços, armas de brinquedo, além de caracterizações físicas, feitas com maquiagem, como sardas, cabelos e perucas no estilo do interior e dentes postiços ou pintados, tudo para dar mais veracidade à festa e recriar o ambiente de tempos antigos.

A Festa de São João, do dia 24 de junho, e as demais festas juninas são uma excelente época para o trabalho artesanal, já que muitos dos adereços e trajes usados na festa são resultados de uma pesquisa histórica e portanto, objeto direto dos produtores de artesanato.

Além dos figurinos e adereços, uma série de outros elementos também fazem parte da criação dos artesãos, como objetos cenográficos, bandeirinhas ornamentais feitas de papel colorido, balões e outros artigos, que de acordo com a criatividade do artesão, irão embelezar ainda mais a festa, e trazer traços regionais e locais à essa celebração.

Festa Popular

Mesmo com o avanço tecnológico e com boa parte dos costumes e tradições terem perdido boa parte de seu espaço no cotidiano das pessoas, a Festa de São João continua sendo uma das principais tradições anuais dos brasileiros, com festas juninas que acontecem em praticamente todo o país, desde as grandes metrópoles até as menores cidades.

Essa tradição se mantém muito em função das escolas, que costumam celebrar a data e assim, fazer com as novas gerações se interessem pelos costumes da vida no interior e as suas características.

O bom humor das festas juninas e seu caráter lúdico, que resgata brincadeiras simples da infância de tempos passados, também faz com que a festa seja atrativa para todas as idades, e isso favorece a sua proliferação e o aumento do interesse do público em geral.

Embora seja uma festa de cunho religioso, o Dia de São João ganhou, através dos séculos, uma importância antropológica e sociológica, pois celebra fatos importantes do cotidiano das pessoas, como a chegada da época das chuvas para o sertanejo nordestino do Brasil, que vê nessa data a perspectiva de novos tempos, de colheita e de condições para criar seus filhos e manter-se na terra.

Seja como manifestação cultural, como celebração religiosa ou como uma ingênua e divertida brincadeira de infância, as festas juninas e o Dia de São João, são sem dúvida, parte da identidade brasileira, dos costumes das pessoas através de gerações, e que merece cada vez mais espaço e reconhecimento.

Uma excelente época para artesãos, educadores, pais e filhos celebrarem a união, o compartilhamento e a troca de saberes, fomentarem o respeito pelas diferenças e semelhanças entre a cidade e o campo, entre quem produz e quem consome, e de disseminarem a cultura e o conhecimento do povo brasileiro.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora: