Mesmo com o grande avanço da tecnologia algumas profissões por mais antigas que sejam não se tornam ultrapassadas ou ficam substituídas e recebem cada vez mais prestígio da sociedade.

A profissão de Artesão é uma delas, sendo uma das atividades mais antigas realizadas pelo homem desde a pré história.

Uma boa explicação para o grande respeito que o artesanato tem na sociedade, é a grande influência que o mesmo trás para a cultura das regiões de todo o mundo. Por isso e homenageada e respeitada por todo o mundo.

Desta forma foi criado uma data em especial que é o Dia do Artesão, para mostrar para este tipo de profissional a sua importância para folclore, cultura, história e desenvolvimento de nosso país.

Abaixo você encontra mais sobre esta maravilhosa profissão e sua Data comemorativa.

O Que é? Qual Data?

O Artesão é caracterizado por ser um ofício que possui e necessita de algum trabalho manual para ser realizado.


São pessoas geralmente talentosas e criativas que contribuem para a cultura através de sua arte.

Por isso o artesanato é considerado uma arte única e extremamente original, pois é produzido sem qualquer processo industrial, ou seja, impossível fazer duas peças exatamente idênticas, seja ela em desenho, costura, carpintaria, MDF, com materiais recicláveis, etc.

Desta forma é possível perceber que é mais que justo possuir um dia no ano para homenagear esta profissão que mesmo involuntariamente contribui para a vida de todos de uma sociedade.

O dia 19 de março foi o dia instituído pela ONU para comemorar a categoria.

História e Origem

A origem do dia do Artesão deve-se a bíblia e a religiosidade.

De acordo a igreja, Jesus Cristo aprendeu com o pai (José) o ofício de marceneiro, que naquela época era algo que exigia somente de trabalhos manuais e era super valorizado, ou seja, uma forma de artesanato.

Na bíbli,a esta profissão é muitas vezes relacionada como tekon que significa “aquele que trabalha com as mãos”.

Por essa explicação historicamente religiosa o pai de Jesus foi escolhido como protetor dos artesãos. A partir daí entender sobre a escolha da data é bem simples.

Dia 19 de março é comemorado o dia de São José, e como é considerado o padroeiro da profissão, decidi-se unir as duas datas para serem comemoradas juntas.

Artesão na Sociedade

A longo prazo pode não parecer, mas o artesão tem um signo enorme para toda a sociedade, inclusive para você, mesmo que não conheça nenhum.

Este profissional contribui altamente para o folclore, cultura e até mesmo para a moda de uma determinada região, desta forma ele influência com sua arte vários fatores que compõem a nossa vida hoje em dia.

Parte do que temos culturalmente hoje devemos a este tipo de profissional desde o inicio os séculos, até algumas coleções de grifes famosas são inspiradas em peças artesanais.

Devemos homenagear e demonstrar o grande significado que o Dia do Artesão! Sintase feliz em ser Artesã!


Veja Mais Artesanatos Agora: