Um bibliotecário é quem administra ou faz parte de uma biblioteca. E como reconhecimento, acabou surgindo o Dia do Bibliotecário.

Já que existem diversas outras datas comemorativas no Brasil, o Dia do Bibliotecário acabou ficando um pouco esquecido, assim como outros diversos dias “menos importantes” na opinião popular.

Pode parecer besteira, mas acredito que cada profissão importante deveria ser mais admirada em todo território nacional, principalmente pelo povo.

Porém, essa importante data vai sim ser lembrada e admirada por aqui.

O que é o dia do Bibliotecário

O próprio nome já sugere o que é este dia. Mas, além de ser uma data de comemoração (12 de março) para os profissionais que trabalham para o governo, para um setor privado ou para ONGS esse dia tem também uma história especial.

Além disso, os bibliotecários merecem sim essa admiração, afinal, o que seria uma biblioteca sem alguém que faça isso tudo:


  • Negociar com fornecedores;
  • Determinar quais livros estão obsoletos;
  • Descrever cada livro presente na biblioteca;
  • Criar e manter regras para adicionar novos itens;
  • Ajudar o leitor;
  • Manter-se atualizado no mundo da literatura de bibliotecas.

História do Dia do Bibliotecário

Se lembra que eu disse que existia uma história especial sobre o Dia do Bibliotecário?

Então, eu disse isso porque o dia 12 de março também é a data de aniversário de Manuel Bastos Tigre.

Mas, quem é esse Manuel?

Bem, Manuel Bastos Tigre foi considerado o primeiro bibliotecário brasileiro concursado. Ele exerceu o seu cargo por muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Seu trabalho duro o levou para o cargo de Diretor, função a qual ele continuo exercendo com paixão mesmo depois de aposentado.

Em 12 de abril de 1980, a data de  aniversário de Manuel, dia 12 de março, foi escolhida pelo Decreto nº 84.631 para ser celebrada como o Dia do Bibliotecário em todo o território nacional, como forma de reconhecimento pelo trabalho de Manuel e todos os profissionais da área.

Dicas para o Dia do Bibliotecário

Este importante, mas esquecido dia, pode e deve ser usado nas escolas em atividades. Além disso, criar atividades escolares relacionas ao dia 12 de março pode ajudar a melhorar o reconhecimento por essa profissão.

As melhores maneiras de incluir o Dia do Bibliotecário na sala de aula são essas:

  • Desenhos sobre a profissão (para os mais novos);
  • Redação ou trabalhos sobre a história e importância do dia;
  • Dinâmica de grupo para ver se os alunos entendem o que é essa profissão.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora: