“As mulheres existem para que as amemos, e não para que as compreendamos”. (Oscar Wilde)

Hoje pela manhã fui bombardeado com diversas mensagens, interrompendo o meu sono. Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Passei o dia todo vendo os homens congratularem as mulheres.

Também passei o dia todo vendo as mulheres que aceitavam os parabéns. Algumas com um sorriso meio torto, outras assumindo a felicidade do dia de hoje, algumas, ainda, indiferentes, agindo como agiriam em qualquer outra terça-feira.

Logo em seguida senti um desejo de tentar expressar em palavras o dia de hoje. Mas fiquei meio receoso em escrever qualquer coisa que justificasse depois me acusarem de machista, opressor ou preconceituoso. Assumi o risco mesmo assim, e espero que homens e mulheres sintam através dessas linhas que tudo o que eu quero é fazer memória da maneira que eu mais gosto de fazer: escrevendo.

As poucas mulheres que tive o prazer de ver no dia de hoje receberam um caloroso abraço, parabenizando pelas lutas conquistadas a duras penas em outras épocas.

Lembrei-me com carinho de todas as mulheres que sofreram para que outras mulheres pudessem se sentir mais humanas.

Lembrei-me das lutas de todas aquelas mulheres que foram dando um novo significado à palavra mulher, que deixou de ser significado de fragilidade, dona-de-casa, escrava dos esposos e filhos e passou a ser significado de batalha, de igualdade, de força e coragem.


Lembrei-me também das mulheres que construíram a minha vida.

  • Que cuidaram de minha infância.
  • Que toleraram minha adolescência.
  • Que suportaram minhas investidas.
  • Que perdoaram minhas atitudes desmioladas.
  • Que observaram de longe minhas vitórias.
  • Que me amaram, cada qual a seu modo feminino e especial.

Espero que o dia de hoje ecoe por muitos outros dias. Se por acaso eu me esquecer de agradecer a vocês em todos os outros dias do ano, peço que perdoem minha cabeça. Eu sinto o amor de vocês mesmo quando eu não agradeço. E só peço a Deus a graça de lembrar de fazer isso mais vezes, antes do próximo 8 de março.

Parabéns a todas as mulheres!

Por Que celebrar?

Mais do que uma data para presentear e para promover o comércio, o Dia Internacional da Mulher existe para recordar todas as conquistas das mulheres, a luta contra o machismo e o preconceito de qualquer ordem.

E é uma luta que ainda hoje vem sendo travada, e essa data vem para reforçar a lembrança de atos ainda injustos contra as mulheres, que há muito tempo já deveriam ter sido extinguidos de nossa sociedade. Ou melhor, nunca deveriam sequer ter existido.

Como Surgiu o Dia?

Antes de ser comemorada internacionalmente, o Dia da mulher já era comemorado no dia 19 de março na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, desde 1911, e aos poucos os países foram aderindo esta data como uma forma de reconhecer a ascensão da mulher na sociedade, e a contribuição feminina para a construção de uma sociedade melhor.

Qual é o dia?

As Nações Unidas deram um passo a mais para a instituição do Dia Internacional da Mulher no ano de 1975, quando proclamaram o Ano Internacional da Mulher. Dois anos depois, em 1977, finalmente fixou-se esta data no dia 08 de março.

No Artesanato

Uma data tão simbólica merece um presente. É claro que o Dia da Mulher é muito mais do que dar presentes, que marca uma luta da classe feminina pelos seus direitos, mas um presente seria uma forma de reconhecer tamanho esforço conquistado por elas.

No site, termos diversas opções para presentear as mulheres especiais de sua vida. Elas vão adorar!

Em atualização …

 

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora: