O Dia da Amizade na data de 14 de fevereiro é uma adaptação brasileira ao Valentine’s Day (ou Dia de São Valentim), onde, em muitos países, equivale, em parte, ao nosso Dia dos Namorados.

Uma das histórias que conta a origem desta data é a história de São Valentim. Conta-se que no século III, o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos, porque achava que os jovens solteiros se alistariam para o exército mais facilmente.

Porém São Valentim, enquanto bispo, continuou a fazer cerimônias de casamento em segredo. Quando foi descoberto, São Valentim foi preso e condenado à morte. Mas, enquanto estava na prisão, muitos jovens visitavam o local para jogar flores e bilhetes com declarações de fé no amor.

Estima-se que São Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro, e em sua homenagem o Dia de São Valentim ganhou essa conotação de dia dos namorados ou de qualquer manifestação de amor.

Como aqui no Brasil já se comemora o dia dos namorados no dia 12 de junho, o Dia de São Valentim chegou para nós mais voltado para a amizade.

História Sobre o Dia da Amizade

Em toda a história da humanidade, já surgiram inúmeros livros sobre a amizade. Poemas e mais poemas. Grandes amores surgiram de amizades.

Vinícius de Moraes já afirmava que “poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”. A amizade move a humanidade.


Porém, com a evolução tecnológica, expõe-se nas Redes Sociais os seus 5 mil amigos. Todo mundo está conectado. Talvez pela sensação de se ter tantos amigos, algumas vezes não fazemos questão, e muitas das amizades vão se tornando tão superficiais que são facilmente substituíveis.

Há algum tempo, as amizades eram diferentes. Existia um quê de “amigos para sempre” que não é o mesmo de hoje.

Havia uma relação de dependência bonita, onde um era do outro, e ao mesmo tempo não era, onde se amava e se odiava, onde se divertia e se brigava, e não era crime por isso.

Porque cada um conhecia seus limites. E mais bonito: conhecia os limites do outro, de ser do outro e do outro ser seu.

Ser amigo é muito mais do que conhecer. É muito mais do que se fazer presente.

Ser amigo é algo tão profundo e tão sublime que jamais se conseguiria descrever esse sentimento, por melhor que fosse o poeta.

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”. (Millôr Fernandes)

Frases e Mensagens – Dia da Amizade

Poema da amizade

Que a nossa amizade
Seja mais que uma emoção
Seja mais que um momento
Seja mais que uma paixão
Que o perdão seja semente
O fruto, a nossa união
Tua palavra seja abrigo
Teu seja meu coração
Que nos amemos profundamente
Que nada disse seja em vão
Que a nossa amizade seja
Seja mais que a canção…

O Dia da Amizade

Tem algo melhor do que presentear um amigo? Presentear é um ato que faz bem tanto para quem dá, quanto para quem recebe.

É como se conseguíssemos demonstrar através de um ato simples um sentimento tão profundo. O amor entre amigos não tem limites.

Encontre aqui neste link algumas opções para você presentear seus amigos! Com certeza você vai encontrar muitas opções perfeitas para esta ocasião!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Gostei muito dessas dicas, graças a Deus tenho muitos amigos. Abraços.

    parabens pela materia ajudam as pessoas a entenderem mais sobre vários temas bjossssssss e que a felicidade esteja sempre convosco amem.