As costureiras são respeitadas no Brasil e no mundo. Boa parte do dinheiro que é movimentado no Brasil hoje em dia é proveniente desta incrível profissão. Quem não conhece uma costureira, ou depende dela para alguma costura, hein?

Homens e mulheres que fazem da linha e agulha seus melhores amigos, formando maravilhosas peças altamente importantes para sociedade.

Em forma de agradecimento as costureiras, foi selecionado aqui no Brasil um dia para homenagear este profissional da costura tão influente na sociedade.

Talvez, você que esteja lendo este texto não seja uma costureira, mas tenha a vontade ou já costurou uma vez na vida: Feliz dia da Costureira!

Ao longo do texto sobre esta data, saiba qual dia é comemorado, quando surgiu, sua importância, e vários frases e mensagens para dia da Costureira.

25 de Maio – Data e História

O dia da costureira é comemorado no dia 25 de maio, mas não se sabe ao certo, quando a profissão surgiu e começou a ficar conhecida.


A única evidencia histórica que temos é que a costura surgiu a mais de 30 mil anos e era dominada por homens, o que ao longo dos anos se modificou e hoje em dia as mulheres representam o maior número de profissionais da costura.

De lá, até então, a costura foi uma das únicas profissões que não foi modificada ao longo dos anos.

Materiais da Profissão

Algumas coisas interessantes sobre o dia da Costureira, sobre linhas, máquinas e acontecimentos.

Linhas e Agulhas

O modelo clássico da linha e agulha permanece o mesmo até hoje evoluindo somente as pontas e os formatos.

Máquina Para Calçados

Em 1790 os costureiros de calçados tiveram a grande ajuda da máquina de costura própria para calçados, em especial o couro, criado por Thomas Saint.

Costura Industrial

Porém somente em 1830 os costureiros de vestuário receberam uma mãozinha nas criações, isto porque Barthelemy Thimmonier criou a máquina de costura industrial para roupas similar as que conhecemos hoje.

A partir desta data, houve somente evoluções. Hoje temos os modelos de maquina de costura que conhecemos.

Mesmo assim a Costura à Mão, com  de linha e agulha, apesar de mais demorada, ainda é adotada e feita por muitas Artesãs que fazem Feltro e Corte Costura, e confeccionam e fazer trabalhos incríveis!

O Que é? E Qual sua Importância

A costureira é todo aquele profissional conhecido pela produção ou design de peças a base de linha agulha e tecido, sejam elas para vestuário, decoração, artesanato.

Desta forma, também é conhecido como design de moda ou até mesmo estilista.

A sua importância é impossível de ser medida já que a profissão de costureira é responsável pela movimentação de quase cinco milhões de reais por ano na economia nacional, sem contar a sua importância para a moda do nosso país.

As roupas que temos hoje e as tendências de moda são maioria de responsabilidade das costureiras.

As maiores influências que temos são através do trabalho destes profissionais, pois a maioria das criações vem da inteligência e criatividade deles.

Mensagens e Cartões!

Conhece alguma costureira? Ou você adora costurar? Vale a pena celebrar e enviar uma mensagem para sua costureira ou simples compartilhar estas mensagens e frases com um Feliz dia da Costureira!

Imagina o mundo sem uma costureira?

Vi! Hehehe nem quero imaginar : )

Elas são importantes pra nós! Dia da Costureira – Dia 25 de Maio! Feliz as nossas mulheres guerreiras da costura!

Gente Que Ama Costurar!

Quem Costura a Alma Cura

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Amei vou tentar fazer . Mais eu não sei se
    tem algum site que fale como deve fazer
    cada coisa ?Beatris pode falar para mim

    Para aquelas que não são de SP que querem aprender ou aperfeiçoar, não poderiam mandar apostilas via e-mail. Para quem mora proximo a SP é muito bom ter cursos gratuito.
    Amei o seu trabalho, eu tambem trabalho em artesanato, mas é artesanato indigena, como moro no interior é um pouco dificil a venda.
    Parabens continue com seu trabalho.
    Beijos
    Cecilia / São Gabriel da Cachoeira – AM

    Gostaria de receber novidades em Biscuit

    Trabalho com artesanato em Biscuit,bolsas plastifi cadas e sandálias bordadas,tenho tbem independência financeira.Acho muito bom quando leio algo que vem de encontro ao meu perfil;pois repassar conhecimen tos é muito bom porque me faz feliz e ver que vou derrepente levantar a auto-estima de alguém é sim- plesmente divino.Continue assim.beijos
    Rosineide Santarém/Pará

    Parabéns pelos trabalhos maravilhos! Sou do RJ e não tenho esse privilégio de participar desses cursos gratuitos. Amo trabalhos manuais, faço muita coisa, mas não consigo ter uma renda legal. Mesmo assim faço pelo simples prazer de criar. Esse dom que recebi de Deus é maravilhoso! Sucesso, beijos.