Nosso calendário aqui no Brasil é cheio de datas comemorativas, não é verdade? A pouquíssimos dias, por exemplo, tivemos o Dia da Escola, comemorado em todo país no dia 15 de março.

O mais curioso disso, é que em meio a tantas comemorações, um dia importante como este às vezes passa despercebido por muitos de nós. Quem não tem contato com gente que frequenta a escola mesmo, pode ter passado a data sem nem notar que naquela ocasião estava sendo comemorado o dia da instituição responsável pelo ensino a crianças, jovens e adultos.

Parece absurdo, né? Mas é a mais pura verdade. E por isso mesmo, pensamos em dar a devida importância para o Dia da Escola e falar um pouco sobre essa ocasião especial para torná-la mais conhecida.

O que é o Dia da Escola?

Sobre o que é a data, não tem muito mistério. Como o nome diz, se refere a um dia especial no calendário que é reservado para celebrar a existência da escola, que é onde a maioria tem o primeiro contato com o gratificante mundo do aprendizado.

Além disso, é na escola também que as pessoas encontram a oportunidade de praticar o convívio em sociedade e o respeito ao próximo, o que é essencial para uma sociedade bem-sucedida.

A História da Escola no Brasil

O direito à educação que todos possuem hoje, foi adquirido a duras penas ao longo da história. Entre as primeiras unidades escolares do país, estão as dirigidas por Jesuítas que chegavam de Portugal, quando ainda era vigente o chamado Período Colonial.


Naquela época, os homens brancos tinham acesso ao conhecimento e podiam estudar nos colégios religiosos. O mesmo não acontecia, porém, com os escravos e mulheres, pois não tinham direito ao aprendizado escolar. Com isso, as escolas jesuítas só eram procuradas pelos mestiços, os quais não eram muito bem aceitos a princípio.

Felizmente, esse cenário hoje já é bastante diferente, e embora a educação ainda seja precária no País, o fato de a escola ter um dia só seu, ajuda a dar esperança de que em um futuro próximo nossos filhos poderão ter condições de estudos ainda maiores.

Dicas para o Dia da Escola

Reunir a comunidade escolar para fazer algumas atividades no Dia da Escola pode ser uma maneira interessante de mostrar a todos a importância da data, que como já mencionado, é comemorada no dia 15 de março.

Algumas opções interessantes para a ocasião são:

  • Pinturas de desenhos sobre a escola;
  • Redação com tema relacionado à escola;
  • Criação de um mural;
  • Dinâmica em grupo sobre a importância da escola; e
  • Ensino de artesanato para a criação de lembrancinhas sobre o Dia da Escola.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

Este artigo não possui comentários

Veja Mais Artesanatos Agora: