Os primeiros povos a conhecer o cacau foram os Maias e os Astecas. Alguns acreditam que o cacau (cacahuatl) ou cacaueiro (cacahuaquahuitl) é de origem asteca e o chocolate de origem maia.

Reza a lenda que o deus dos ventos gelados e da lua prateada, conhecido como Quetzalcóatl, deu de presente aos humanos a semente do cacau tido como um fruto mágico.

Esse fruto aliviava o cansaço de um dia todo de caminhada e recuperava toda energia perdida. Por esse motivo os frutos estavam diretamente ligados à religiosidade.

Quando o conquistador espanhol Fernando Cortés chegou ao México em 1519 e apreciou a deliciosa bebida encantou-se como poder da fruta. Acreditavam ser uma bebida sagrada.

Dia do Cacau, 26 de Março

O dia 26 de março foi escolhido para comemorar o dia do Cacau, devido um projeto instituído pelo então deputado Athaíde Armani, que seria para discutir e encontrar soluções para os produtores de cacau da Bahia e do Espírito Santo.

Os botânicos acreditam que o cacau é um fruto originário das cabeceiras do Rio Amazonas, porém antes de ser cultivado no Brasil, passou pela Europa e se disseminou rapidamente.


Os Europeus não gostavam do seu sabor amargo, então passaram a acrescentar alguns condimentos necessários para transformá-lo no chocolate conhecido atualmente.

O cultivo do cacau no Brasil, só começou no ano de 1679, primeiro na Província do Grão-Pará, o que não deu muito certo por causa da pobreza dos solos da região.

Só em 1746 que o cultivo iniciou na Bahia, onde o clima e o solo eram ideais para o plantio e cultivo da fruta.

Hoje o Brasil é o quinto maior produtor de cacau do mundo, atrás apenas de Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

O estado da Bahia produz 95% do cacau brasileiro, o estado do Espírito Santo produz 3,5% e a Amazônia 1,5%.

Chocolate – É um Bom Presente!

Uma das maiores fábricas de chocolates no Brasil promoveu no dia 20 de julho, no qual se comemora o dia do amigo, uma campanha deliciosa para os amantes de chocolate.

O tema era “promoção amigo em dobro”: Compre Uma e Ganhe Outra:

Do dia 10 ao dia 20 de julho, aquele que comprasse uma caixa do chocolate Montebello de 90 gramas, com três unidades, levaria, totalmente grátis outra caixa para presentear um amigo.

O principal objetivo da promoção era estreitar laços de amizade com os consumidores em todo o Brasil.

Isso prova que um bom chocolate é sempre um bom presente.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    eu acho esta coisa de artesanato de bisqui muito enteresante se voces pode deixas estas foto de artesanato no meu orkut

    terapia ocupacional pra quem enfrenta fases de depressão, strsse e um grau alto de ansiedade, é um santo remédio por isso essas ideias de vocês teem tirado muita gente deste estado e traz uma recuperação incrível. muito obrigada.

    Parabéns. Esse gatinho ficou a coisa mais linda que já vi. Estou começando a trabalhar com biscuit como terapia.
    Obrigada, por esse lindo trabalho.

Veja Mais Artesanatos Agora: