Quando se fala de saúde, é comum lembrar as profissões dos médicos e suas mais diversas especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e até educadores físicos.

Mas um nome que não está na moda é: farmacêutico. Passa despercebido, quase levado como sinônimo de “vendedor de remédios”. Mas o farmacêutico é muito mais que isso.

“Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males”. (Voltaire)

Quem é o farmacêutico?

Já parou para pensar o quanto o farmacêutico estuda para se tornar um profissional?

O curso superior de Farmácia prepara o profissional para desenvolver e informar sobre medicamentos, se responsabilizando pela segurança da saúde da sociedade.

O farmacêutico não é médico, mas ele pode orientar acerca dos remédios receitados pelo médico para o paciente, alertando-o sobre a periodicidade em que se deve tomar os remédios, os possíveis efeitos colaterais e as contraindicações.


Sem o farmacêutico, o trabalho dos médicos e dos outros profissionais da saúde seria impraticável.

Como surgiu o Dia do Farmacêutico?

O Dia do Farmacêutico é uma data relativamente recente, começou a ser comemorada oficialmente no ano de 2007, mas desde 1941, em reuniões na Associação Brasileira de Farmacêuticos, que se pensa sobre a possibilidade da escolha de uma data para a comemoração deste profissional.

O farmacêutico Oto Serpa Grandado foi um dos primeiros a questionarem o motivo da inexistência de uma data comemorativa ao farmacêutico, já que as outras profissões possuíam essas datas já consolidadas.

A escolha do dia 20 deu-se em referência à criação da Associação Brasileira de Farmácia, que foi no dia 20 de Janeiro de 1916.

Mensagem para o Dia do Farmacêutico

A um profissional muitas vezes esquecido. Ele está ali, atrás do balcão, mantendo a serenidade e a calma para desfazer o soluço que a doença causou.

A um profissional que muitas vezes nem se percebe, nem se olha no rosto, que não se sabe o nome.

Mas está ali, decifrando os códigos médicos e lhe orientar com o tempo e a paciência que ainda não se tinha recebido.

A este profissional, que merece todo o nosso aplauso e nosso agradecimento tardio, mas que faz a diferença em momentos de angústia, quando ninguém mais o pode fazer.

Parabéns pelo Dia do Farmacêutico!

O Dia Internacional do Obrigado no artesanato

E aí? Que tal presentear o seu farmacêutico?

No link abaixo você vai encontrar opções muito criativas para presenteá-lo. Afinal de contas, ele não cura todos os males, mas está presente na sua vida em momentos de aflição para prontamente lhe ajudar a contorná-la e a recuperar a sua saúde, o maior bem de todos!

Em atualização …

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Quero Primeiramente Comprimentar a turma e dizer o quanto adimiro seus trabalhos. sâo lindos,lindos!!!

    Selma, BH