Smartphones, iPods, Câmeras Digitais… Nunca foi tão fácil tirar fotos.

Mais ainda, postar online em tempo real nas redes sociais. Há perfis com milhares de fotos e selfies.

Qualquer um é meio fotógrafo hoje em dia. Mas esse comportamento quase que faz as pessoas esquecerem-se do fotógrafo profissional. Por isso vamos aqui falar um pouco mais sobre essa profissão!

“A melhor coisa sobre uma fotografia é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam” (Andy Warhol)

O que é Fotografia

Fotografar é muito mais do que apertar o botão de uma câmera para capturar uma imagem. O profissional fotógrafo deve ter conhecimento de diversas técnicas, tais com efeitos de luz, ângulo, profundidade e uma sensibilidade tremenda, pois fotografia é arte. Existem, inclusive, cursos superiores de Bacharelados e Licenciaturas em Fotografia.

O campo da fotografia tem crescido cada vez mais. O profissional fotógrafo pode atuar em várias áreas. Para os amantes do cinema e da televisão, fotografia de filmes e fotojornalismo são possibilidades. Para os aventureiros, a aerofotografia, a fotografia subaquática, fotografia da natureza, ou fotografias de guerra. E vários outros campos, como fotografia de publicidade, de moda e documental.


Dependendo do campo de atuação, o fotógrafo precisará montar o seu próprio estúdio, justamente para manipular todas as técnicas e equipamentos a fim de alcançar o melhor resultado possível no seu produto. Flashes, fundo móvel, sombrinhas e vários outros acessórios. Um estúdio de fotografia é muito mais que uma sala para bater foto. É um local especializado para produzir a arte de fotografar.

Histórico do Dia do Fotógrafo

A fotografia foi uma invenção do início do século XIX. Seu primeiro nome foi daguerreotipo, em homenagem ao seu inventor Louis Jacques Mandé Daguérre. Ele fez uma demonstração pública de sua nova invenção no dia 19 de agosto de 1839, em Paris.

Por isso que o Dia Mundial do Fotógrafo é comemorado também nessa data.

Apesar de no Brasil a profissão de fotógrafo ainda não ser regulamentada, comemoramos o Dia do Fotógrafo no dia 08 de janeiro.

Comemoramos nessa data porque é supostamente a data em que o abade Louis Compte trouxe ao Brasil a primeira câmera fotográfica, no ano de 1840. O abade entregou a invenção para o imperador D. Pedro II experimentar, e é considerado o primeiro fotógrafo brasileiro.

O Dia do Fotógrafo no Artesanato

Você já deve ter ouvido estas frases com referencia a fotografia:

“Uma imagem vale mais do que mil palavras!”

“O agora já passou… Mas, graças a você podemos revivê-lo por toda a vida!”

“Parabéns pela sensibilidade, coragem e ousadia que permitem a beleza do seu trabalho!”

“Um clique é necessário para mudar uma vida, para denunciar, para informar, para nos fazer rir ou chorar… Obrigado por transformar os segundos em eternidades!”

Gostou das frases acima? Que tal parabenizar um fotógrafo com um trabalho artesanal? Siga o link abaixo para modelos.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

Este artigo não possui comentários