O dia do jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e também jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró. No Brasil o dia do jornalista é comemorado no dia 07 de abril.

Líbero Badaró foi morto por seus inimigos em 1930, por ser um oposicionista ao imperador D. Pedro I.

Foi responsável por criar o jornal Observatório Constitucional que falava de temas políticos que os monarcas escondiam do povo.

Sua ideologia contrariava os poderosos, pois fazia graves denúncias à Monarquia e lutava por liberdade de imprensa.

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) instituiu essa data pelo fato de ser a mesma data em que D. Pedro I renunciou o seu reinado.
Essa renúncia se deu principalmente por causa do aumento da violência em razão à revolta de populares após a morte de Líbero Badaró.

A renúncia de D. Pedro I foi exatamente no dia 07 de abril de 1931.


Naquela época o diploma de jornalista não era obrigatório, por isso os jornalistas, na maioria das vezes eram médicos ou advogados que se tornavam escritores.

O diploma só passou a ser exigido em 1969, mas em 17 de junho de 2009 essa exigência foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, com o argumento de que tal exigência feria o direito à informação e a liberdade de imprensa.

Apesar das faculdades continuarem formando jornalista, a contratação de cada profissional depende apenas da capacidade de cada um, pois estes devem ter domínio da Língua Portuguesa, boas técnica de redação e se manter sempre atualizado sobre diversos assuntos.

O Primeiro Jornal Brasileiro

O Correio Brasiliense, criado em 1º de junho de 1808, pelo jornalista Hipólito José da Costa Pereira Furtado e Mendonça. Foi o primeiro jornal brasileiro, apesar de não ser produzido no Brasil e sim em Londres.

Os custos eram muito altos naquela época, por isso eram edições semanais e poucas tiragens, pois a maioria da população era negra e analfabeta.

Esse quadro só começou a mudar a partir da abolição da escravatura em 13 de maio de 1888.

Além do dia 07 de abril, outras datas também são lembradas para homenagear esses profissionais. São elas:

  • 29 de janeiro – morte do abolicionista e jornalista José do Patrocínio;
  • 16 de fevereiro – dia do Repórter;
  • 03 de maio – dia da Liberdade de Imprensa;
  • 1º de junho – dia da Imprensa.

As principais mídias que contam com a participação desse profissional são a web, a televisão, assessoria de imprensa e comunicação, revistas, jornais impressos, rádio, entre outros.

FELIZ DIA DO JORNALISTA A TODOS!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    Gostei muito das sugestões dadas

Veja Mais Artesanatos Agora: