O Marceneiro antes de tudo é um artista, um artesão, um profissional que transforma a madeira bruta em verdadeiras obras de artes.

Essas obras de artes vão desde pequenas esculturas esculpidas nos mínimos detalhes, móveis simples ou sofisticados até objetos de decoração grandiosos que simbolizam a cultura brasileira.

O marceneiro dos dias atuais além de possuir talento, criatividade inteligência e cuidado, precisa está ligado à tecnologia, pois muitas vezes precisa trabalhar com desenhos ou croquis e conhecer bem os diferentes tipos de matéria-prima, no caso, a madeira.

Dia do Marceneiro, Data 19 de Março

O dia do marceneiro é comemorado anualmente no dia 19 de março.

Essa data foi escolhida para tal comemoração em homenagem ao dia de São José, pai de Jesus, considerado o primeiro carpinteiro registrado na história. Por essa razão ele é considerado o padroeiro dos carpinteiros e marceneiros.

Os marceneiros, assim como tantos outros profissionais, estão expostos a vários riscos diariamente, e por esse motivo, é indispensável à utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).


Além de esses equipamentos serem essenciais para a segurança do profissional, vale lembrar que o uso deles não depende da vontade do profissional, mas sim o uso dos mesmos é obrigatório por lei.

As empresas contratantes têm a obrigação de fazer a distribuição desses equipamentos de forma totalmente gratuita, além de orientar os profissionais sobre a necessidade do uso desses equipamentos.

Caso seja necessário, é aconselhável que contratem palestrantes e deem cursos de orientação, para conscientizar o profissional dos riscos que ele corre caso falte algum desses equipamentos.

Importante destacar que esses equipamentos devem ser entregues em ótimo estado de conservação e serem supervisionados periodicamente.

Equipamentos do Marceneiro

Vejam abaixo a lista de sete Equipamentos de Proteção Individual

  1. Capacete;
  2. Óculos de proteção;
  3. Máscara de proteção;
  4. Protetores auditivos;
  5. Aventais de raspa;
  6. Luvas de raspas de couro ou antiderrapantes;
  7. Calçados de segurança.

Lembrando que tais equipamentos são obrigatórios não apenas para empresas, mas também para aqueles que trabalham de forma autônoma.

Homenagem ao Dia do Marceneiro

Em homenagem a esse brilhante profissional, vejam algumas frases especiais para o seu dia:

CARPINTEIRO

  • MÃOS QUE TRANFORMAM MADEIRA EM ARTE!
  • SÓ VOCÊ PODE CRIAR O QUE ESTÁ EM SUA MENTE!
  • PARABÉNS A VOCÊ QUE TRANSFORMA PEÇAS BRUTAS EM AMBIENTES MAIS AGRADÁVEIS!
  • PARABÉNS A VOCÊ QUE CONSEGUE TRANSFORMAR MADEIRA EM REALIZAÇÃO DE SONHOS!
  • PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE TRANSFORMAM A MADEIRA EM OBRAS-PRIMAS PRESENTE NO DIA A DIA!

FELIZ DIA DO CARPINTEIRO!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    Adorei sua página na net é muito criativa você,parabéns.

    Eu gostaria de parabenizar o blog e sua dona e agradecer pois atraves desse aprendi e descobri minha vocação por artesanato.Quero dizer também que não encontrei nenhum problema para baixar o conteudo,é muito simples e rapido.Se possivel gostaria de receber novidades no meu email.Um forte abraço e mais uma vez,muito abrigada.

Veja Mais Artesanatos Agora: