O dia do planeta é comemorado no mundo inteiro dia 22 de abril.

Essa data foi criada com o intuito de conscientizar o mundo da necessidade de preservar o planeta e sua biodiversidade.

Os ecologistas aproveitam a data para avaliar os problemas do meio ambiente e para encontrar soluções para minimizar os efeitos negativos resultantes da ação humana.

A contaminação do ar, do solo, da água e a destruição do ecossistema também preocupam os grupos de ecologistas.

Em 22 de abril de 1970, o então senador e ativista político Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto contra a poluição.

Tal protesto aconteceu nos Estados Unidos, e contou com o apoio de mais de dois milhões de pessoas na época.


Porém, essa data só se tornou internacionalmente comemorada em 1990, e hoje é comemorado em mais de 190 países em todo o mundo no dia 22 de abril, com o apoio de cerca de um milhão de pessoas.

No Brasil não existe uma organização que defina alguma ação para o dia do planeta, existem apenas ações isoladas como uma carta denominada de Carta da Terra, da ONG Carta da Terra do Brasil.

Entre outras questões, a carta defende o respeito à vida e a integridade ecológica, democracia, paz e justiça social.

Há também uma campanha lançada pela mesma ONG que incentiva a defesa do meio ambiente, chamada começa com você.

Desde 22 de abril de 1970, quando foi celebrado pela primeira vez o dia do planeta, foi utilizada uma bandeira azul escuro com o desenho do planeta Terra no centro, desenhada pelo ativista do pacifismo John McConnell, sem caráter oficial.

Em 2015 o designer gráfico Oskar Pernefeldt divulgou um projeto de uma bandeira, com o intuito de que representasse oficialmente o planeta. Deveria ser usada em diversas ocasiões, como viagens com tripulação para Marte, Olimpíadas, Copa do Mundo, missões científicas, etc.

Esta bandeira seria com um fundo azul e com sete anéis interligados na cor branca. O fundo azul simbolizaria o planeta e os anéis brancos a união dos continentes. Os anéis brancos formam uma flor, o que simbolizaria também a vida na Terra.

Seria mais uma maneira de conscientizar a todos que independente de fronteiras, vivemos no mesmo planeta, sendo um dever de todos cuidarem bem dele.

O Planeta Terra

O planeta Terra tem 510,3 milhões de km² de área, sendo o terceiro planeta do Sistema Solar e tem a lua como seu único satélite natural.

Cerca de 97% do planeta é coberto por água, porém a quantidade de água salgada é 30 vezes maior que a quantidade de água doce. Além disso, 50% da água doce do planeta se encontra no subsolo.

A principal preocupação atualmente é a necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, porém é preciso que deixemos filhos melhores para o planeta.

Aos poucos a sociedade vem se conscientizando em relação à necessidade de reciclar, reutilizar e reaproveitar.

O planeta pede socorro. Com a revolução industrial, intensificou o uso do carbono em forma de carvão mineral, gás natural e petróleo para a geração de energia. Esse é um dos motivos que fez com que a temperatura do planeta aumentasse 0,7%, e isso apesar de parecer pouco vem alterando o clima em todo o planeta.

O principal responsável pela degradação do planeta é o ser humano. Não adianta procurar culpados, é necessário encontrar soluções urgentes, pois o planeta é a casa de todos os seres vivos.

É preciso reconhecer que a Terra também é viva e está morrendo aos poucos.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

Este artigo não possui comentários

Veja Mais Artesanatos Agora: