O dia do Policial Militar e Civil é comemorado no Brasil no dia 21 de abril. Em 29 de abril de 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o decreto de Lei nº 9.208 instituindo o dia 21 de abril como dia do Policial.

Essa data foi escolhida em homenagem ao dia em que o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, foi enforcado.

Tiradentes além de ser dentista era alferes (cargo militar da época) da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais. Sendo assim Tiradentes é considerado o patrono da Polícia brasileira.

A palavra polícia vem do latim politia (forma de governo, administração ou governo de uma cidade).

Os primeiros registros de medidas policiais na história foram adotadas pelos hebreus e pelos egípcios.

No Brasil, as medidas policiais começaram a ser adotadas em 1530 com Martim Afonso de Sousa, objetivando fundar núcleos de povoamento no litoral, nomear funcionários públicos, promover a justiça civil e principalmente combater os traficantes franceses da época.


Com o passar do tempo, a instituição passou por várias mudanças, e hoje cada estado e o Distrito Federal têm sua própria força de segurança.

Todos são subordinados a seus respectivos governos, porém contam também, caso seja necessário com forças auxiliares da reserva do Exército Brasileiro.

A função do policial é defender a sociedade e preservar a ordem pública, ou seja, manter o bem estar da sociedade.

É uma profissão diferenciada, pois precisam ser treinados para agir com inteligência, paciência, autocontrole, precisão, persistência, etc.

Divisão das Polícias

A autoridade policial brasileira é dividida em duas categorias:

Polícia Civil

são aqueles policiais responsáveis por investigar crimes, identificar provas, indícios e informações que ajudem a solucionar o crime. Também são eles que elaboram os boletins de ocorrência, fornecem os registros de arma de fogo e os atestados de antecedentes criminais, entre outros;

Polícia Militar

são os policiais que cuidam da segurança pública. Patrulhamentos, rondas, revistas, prisões, etc. são incumbidos de zelar pela ordem pública. É composta por policiais fardados e nas seguintes modalidades:

  • Rondas ostensivas em veículos ou motocicletas;
  • Rádio patrulhamento aéreo;
  • Policiamento tático motorizado;
  • Policiamento de praças desportivas;
  • Policiamento de guarda;
  • Policiamento escolar;
  • Policiamento montado ou com cães;
  • Policiamento de trânsito rodoviário e urbano;
  • Policiamento de mananciais e florestal;
  • Policiamento a pé e motorizado.

Podemos definir a diferença entre a Polícia Militar e a Civil da seguinte forma:

A polícia militar atua com o intuito de prevenir o crime, isto é, agir antes que ele aconteça, já a Polícia Civil atua após o acontecimento, na ocorrência do crime.

De acordo a Organização das Nações Unidas (ONU), para que haja segurança é necessário no mínimo um policial para cada duzentos e cinquenta habitantes, porém, uma pesquisa do IBGE em 2015 concluiu que no Brasil a média é de um policial para cada quatrocentos e setenta e três habitantes.

Porém na região sul do Brasil e no estado do Maranhão, esse índice é ainda pior, sendo um policial para cada quinhentos e oitenta e três habitantes no sul e no Maranhão um policial para cada oitocentos e oitenta e um habitantes.

O policial é aquele profissional que apesar das dificuldades, está sempre pronto para atender a sociedade. Enquanto você dorme ele está travestido de herói, sem superpoderes, enfrenta o perigo, desafiando a morte, divido entre o medo e a árdua missão de fazer segurança pública.

PARABÉNS S TODOS OS POLICIAIS!

 

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    linda !

    Lindo me gusta

Veja Mais Artesanatos Agora: