O Dia Mundial da Juventude foi instituído no ano de 1985, enquanto se comemorava o ano internacional da juventude promovido pela ONU (Organização Mundial das Nações Unidas).

Desde essa data até hoje temos visto o quanto a juventude tem conquistado seu espaço na sociedade, superando crises e tornando a sociedade mais expressiva.

Na maioria das vezes os jovens não estão apenas em busca da sua identidade, mas também definem perfis de novas gerações.

O Brasil tem demonstrado avanço em suas políticas públicas de juventude, mobilizando os jovens para assuntos de interesses juvenis, como saúde, educação, política, segurança, mobilidade, etc.

Dia Mundial da Juventude, 30 de Março

O dia mundial da juventude é comemorado anualmente no dia 30 de março.

O principal objetivo desta data é ter uma juventude focada na educação e na conscientização sobre suas responsabilidades de ser o futuro do planeta.


De acordo a PEC da juventude, aprovada no ano de 2010 pelo Congresso brasileiro, é considerado jovem aquele cidadão com idade entre 15 a 29 anos de idade, porém não é uma regra, a etapa da juventude é a transição da infância para a maturidade, com variações de idade, dependendo de cada cultura.

Em 2004 foi criada por sugestão de um grupo interministerial a SNJ (secretaria Nacional da Juventude), para diagnosticar programas do governo federal destinada ao público jovem.

Plano Juventude Viva

A juventude brasileira hoje representa cerca de 30% da população.

A Secretaria Nacional da juventude vem trabalhando através do Plano Juventude Viva, criado para reduzir os índices de extermínio da juventude principalmente negra no Brasil.

Mas ainda é preciso fazer muito mais pela juventude, pois ainda é grande o número de jovens assassinados no Brasil por motivos banais, principalmente no tráfico de drogas.

O dia mundial da juventude não é apenas para comemorar, mas também para avaliar e apresentar cenários favoráveis à construção de políticas públicas e de mobilizar a sociedade.

Pesquisas realizadas pelo IBGE mostram que os profissionais jovens devem ser valorizados no mercado de trabalho, e que os estudos são considerados de grande importância nessa faixa etária da vida.

A juventude é considerada rebelde, mas é exatamente por isso que ela representa uma resistência ao sistema e um sentimento de acabar com a intolerância no mundo.

A força da juventude é reconhecida até mesmo nas Escrituras Sagradas quando o Apóstolo João escreve em sua primeira carta 2-14:

“jovens, eu vos escrevi, por que sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.”

FELIZ DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE!

Comentários

    muito bom este sit passo a passo maravilhoso , parabéns!!

    olá adorei esse site,no começo não conseguia baixar,mais agora aprendi e as aulas vem ensinando tdo passo a passo.agora é só colocar em prática.bjus.

    amei! obrigado

Veja Mais Artesanatos Agora: