“A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega”. (Albert Einstein)

Não há conhecimento de uma única civilização no mundo em que não houvesse dentro de seus costumes a crença em um deus (ou deuses). Faz parte do ser humano sentir e estar ligado ao invisível, ao incrível, ao inexplicável.

A fé é um dos fenômenos que move as atitudes dos seres humanos, e muitos cientistas já afirmam que é um costume benéfico e intrínseco ao ser humano.

O Dia Mundial da Religião, Dia 21 de janeiro

As religiões, em geral, pregam a bondade, a paz e o respeito entre a humanidade e a natureza.

Não importa se a religião é monoteísta (reverencia culto a um único deus) ou politeísta (reverencia cultos a dois ou mais deuses), esta data comemorativa vem rememorar e promover o diálogo, o respeito e a convivência pacífica entre as diferentes ideologias religiosas.

O Dia Mundial da Religião surgiu no final da década de 40, em uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is (religião monoteísta fundada por Bahá’u’lláh no século XIX). No Brasil, essa data chega no título de “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”.


Liberdade e Intolerância Religiosa

A grande maioria dos países possuem suas religiões oficiais. Esta religião rege costumes, calendário, feriados, rituais e celebrações.

Porém, com a globalização e com as migrações, é comum encontrar nos países muitas comunidades religiosas que divergem da oficial da nação. Muitos países aceitam e acolhem imigrantes ou outros credos religiosos.

Aos brasileiros, por exemplo, é assegurado o direito da liberdade religiosa pela Constituição, mesmo que seja um país de maioria católica.

Aos sabatistas, lhe é reservado o direito de provas de concurso em dias e horários alternativos, bem como nenhuma empresa pode justificar a demissão de um funcionário por uma ação decorrente de uma prática religiosa. Essas ações constituem-se em preconceito religioso e é crime.

Mas infelizmente, ainda existem muitos países que são intolerantes a estas práticas, e veem as outras religiões como ofensivas. Muitas guerras no mundo já se iniciaram por conta de religião.

E, nos nossos dias, o medo dos atentados pela intolerância religiosa é cada vez mais eminente.

Outras vezes, pequenos grupos falam em nome da religião que seguem, distorcendo a visão sobre a ideologia daquela religião.

Muitos líderes religiosos fazem constantemente pronunciamentos, a fim de esclarecer para todos as práticas referentes às suas ideologias, visando pôr um fim à intolerância religiosa.

Vida religiosa

Muitas pessoas dedicam a vida inteira à religião. Dependendo da religião, a vida religiosa pode exigir renúncias até mesmo da família, dos amigos, e de toda a forma de viver que se costumava ter antes de fazer os votos.

Geralmente essas pessoas fazem um longo período de discernimento, para então seguirem este estilo de vida.

O Dia Mundial da Religião no artesanato

Na maioria das religiões, também se tem o costume de presentear em determinadas ocasiões.

Para cada religião, o presente ganha um sentido diferente. Você conhece alguém que dedica sua vida à religião?

Ou conhece alguém de uma religião diferente da sua?

Que tal presenteá-lo, como um sinal de respeito e de união entre as religiões? Confira aqui algumas opções de presentes que servirão perfeitamente para esta ocasião!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

Este artigo não possui comentários