“Apenas sete notas musicais são necessárias para se compor a mais bela sinfonia. No entanto, apenas um gênio pode colocá-las no lugar certo.” (autor desconhecido)

A música acompanha o ser humano em toda a sua história. Existem registros de instrumentos musicais produzidos pelos homens das cavernas, mesmo com os materiais mais rudimentares (ossos, madeira, pedras).

A música é própria da natureza humana. Ela está presente em todos os lugares do mundo. Onde houver som, há também a música. A música define personalidades, grupos, cultura. Sem ela, a vida certamente seria mais triste.

Quem é o compositor?

O compositor é o profissional que se dedica a criar músicas e estilos.

É muito comum atribuir a composição de uma música aos cantores que interpretam, mas isso nem sempre é verdade. Elis Regina, por exemplo, eleita como a maior cantora brasileira de todos os tempos, lançou a carreira de vários compositores.

A maioria dos sucessos na voz de Elis Regina foi de seus amigos compositores, e não de composições próprias.


O compositor é aquela figura escondida na música. Os cantores e os instrumentistas muitas vezes fazem mais sucesso que os compositores. As músicas ficam marcadas pelas interpretações vocais e instrumentais dos grupos musicais, deixando os compositores à margem.

A origem do Dia do Compositor

A Sociedade de Autores e Compositores do México, em 15 de janeiro de 1945, fez uma comemoração à sua própria fundação. Esta comemoração foi o marco para a criação do Dia Mundial do Compositor, mas a data só começou a ser celebrada mundialmente em 1983.

Heitor Villa-Lobos

No Brasil, um dos maiores compositores de todos os tempos foi Heitor Villa-Lobos, no início do século XX. Mais de 1000 obras são atribuídas a ele.

Sua importância para a música brasileira foi tamanha que ganhou o cenário internacional numa época quando a indústria musical ainda não se empenhava tanto em importação e exportação de obras.

Sua música eleva, inspira e comove, deprime, agita, conturba, anima. Com estilo e técnicas apuradas, é o maior representante dos compositores brasileiros até hoje.

O Dia Internacional do Obrigado no artesanato

Você tem algum amigo compositor? Que tal presenteá-lo nesta data especial?

Várias opções em que você pode unir duas artes (o artesanato e a música) você encontra aqui, é só seguir o link!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

Este artigo não possui comentários

Veja Mais Artesanatos Agora: