“Apenas sete notas musicais são necessárias para se compor a mais bela sinfonia. No entanto, apenas um gênio pode colocá-las no lugar certo.” (autor desconhecido)

A música acompanha o ser humano em toda a sua história. Existem registros de instrumentos musicais produzidos pelos homens das cavernas, mesmo com os materiais mais rudimentares (ossos, madeira, pedras).

A música é própria da natureza humana. Ela está presente em todos os lugares do mundo. Onde houver som, há também a música. A música define personalidades, grupos, cultura. Sem ela, a vida certamente seria mais triste.

Quem é o compositor?

O compositor é o profissional que se dedica a criar músicas e estilos.

É muito comum atribuir a composição de uma música aos cantores que interpretam, mas isso nem sempre é verdade. Elis Regina, por exemplo, eleita como a maior cantora brasileira de todos os tempos, lançou a carreira de vários compositores.

A maioria dos sucessos na voz de Elis Regina foi de seus amigos compositores, e não de composições próprias.


O compositor é aquela figura escondida na música. Os cantores e os instrumentistas muitas vezes fazem mais sucesso que os compositores. As músicas ficam marcadas pelas interpretações vocais e instrumentais dos grupos musicais, deixando os compositores à margem.

A origem do Dia do Compositor

A Sociedade de Autores e Compositores do México, em 15 de janeiro de 1945, fez uma comemoração à sua própria fundação. Esta comemoração foi o marco para a criação do Dia Mundial do Compositor, mas a data só começou a ser celebrada mundialmente em 1983.

Heitor Villa-Lobos

No Brasil, um dos maiores compositores de todos os tempos foi Heitor Villa-Lobos, no início do século XX. Mais de 1000 obras são atribuídas a ele.

Sua importância para a música brasileira foi tamanha que ganhou o cenário internacional numa época quando a indústria musical ainda não se empenhava tanto em importação e exportação de obras.

Sua música eleva, inspira e comove, deprime, agita, conturba, anima. Com estilo e técnicas apuradas, é o maior representante dos compositores brasileiros até hoje.

O Dia Internacional do Obrigado no artesanato

Você tem algum amigo compositor? Que tal presenteá-lo nesta data especial?

Várias opções em que você pode unir duas artes (o artesanato e a música) você encontra aqui, é só seguir o link!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Sou prof e estou prestes a me aposentar. Sei bem o que quero fazer ao invés de continuar em sala de aula. Artesanato é claro….

    Sou apaixonada por artesanato; já faço algumas coisas, agora tenho interesse no tricô.

    quero muito fazer um curso pode ser pintura tela ou tecelagem fios.

    estou pronta para comecar um curso de artesanato .cbrigada

    gostaria de participar do curso de biscuit.

    eu gostaria de fazer o curso de biscuit. ja trabalho com biscuit.obrigada

    Gostaria de receber material para realizar cursos de material reciclável com o objetivo de ministrar curso para alunos da rede estadual e do ensino fundamental.