Se a base de uma sociedade é a educação, e a base da educação é o professor, a ferramenta mais comum, o livro didático, também pode ser considerado, ainda que indiretamente, a base de uma sociedade.

A quantidade de livros didáticos que circulam no país é tão grande que só se pode ter estimativas.

São esses livros que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem em qualquer ambiente. Um bom livro didático faz a diferença em sala de aula. Ele pode estimular ou afastar o aluno dos estudos.

Todos os anos, os professores se reúnem para avaliar, opinar e escolher os livros didáticos que irão utilizar durante o ano. É de fundamental importância, e essa escolha é feita minuciosamente, já que será a ferramenta com que eles irão trabalhar durante todo o ano.

“O livro é um mestre que fala, mas que não responde”. (Platão)

Dia do Livro

No Brasil, comemoramos o Dia do Livro Didático no dia 27 de fevereiro.

Existem várias categorias de livros, inclusive uma outra data para se comemorar o Dia Nacional do Livro (que é no dia 29 de outubro), porém esta data vem para realçar a importância desta ferramenta para a educação.


Significado de Livro Didático

Os livros didáticos diferenciam-se dos demais livros por conterem estratégias e metodologias específicas para o processo de aprendizado dos alunos.

Sem essa ferramenta, a educação até poderia acontecer, porém de forma mais lenta, menos atrativa e talvez até menos eficiente. Estes devem ser os benefícios que o livro didático deve trazer para a sala de aula.

No Brasil

No Brasil, é através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em ação efetiva desde 1985, que as escolas públicas têm acesso ao livro didático.

Hoje, é muito difícil encontrar alguma escola pública que não disponha de livros didáticos para todos os seus alunos. Somente em 2015, foram adquiridos mais de 160 milhões de livros didáticos para serem distribuídos pelas escolas públicas, um investimento de mais de 1 bilhão de reais.

No Artesanato

Existem várias formas de comemorar o Dia do Livro Didático. Aqui no Artesanato Brasil você pode encontrar algumas opções de como lembrar desta data tão importante para a nossa educação.

São lembrancinhas e opções que você pode trabalhar na sua escola, no seu ambiente educacional, com seus alunos ou com seus colegas. Aproveite!

  • Dia Nacional do livro infantil

Em atualização …

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Minha vontade era mesmo saber mais sobre esta data, obrigada.

    Gosto muito de leituras, é bom saber mais sobre os livros.

    Meu nome é Giselma sou dona de casa e sempre leito para meus filhos desde que eles eram pequenos.

    tenho 36anos e amo leitura.