O dia Nacional dos Animais foi criado com o objetivo de conscientizar os seres humanos da necessidade de cuidar dos animais tanto selvagens quanto domésticos.

No Brasil comemora-se o dia nacional dos animais no dia 14 de março. Porém no dia 17 de agosto é também comemorado o dia da adoção e 18 de outubro dia nacional da liberdade animal.

De acordo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil existem mais de trinta milhões de animais abandonados, sendo mais ou menos dez milhões de gatos e vinte milhões de cães.

Por esse motivo no dia 14 de março, as ONGS protetoras dos animais aproveitam para conscientizar e lembrar as pessoas que maus tratos aos animais é considerado crime com pena de três meses a um ano de detenção e multa.

Lei Sobre Maus Tratos de Animais

De acordo a Lei 9.605/98, no art. 32 é considerado crime contra os animais tais condutas como:

  • Capturar animais silvestres;
  • Não dar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
  • Manter os animais em local sujo e pequeno;
  • Abandonar, envenenar, manter acorrentados, espancar, etc.;
  • Negar alimento e água adequadamente, entre outros.

Apesar de todo esforço, o que ainda se ver no Brasil é uma lei pouco aplicada, muitas vezes por falta de denúncia ou pela dificuldade de identificar o agressor.


Dia Mundial dos Animais: 04 de Outubro

O dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro em homenagem a Giovanni Pietro di Bernardone, o conhecido São Francisco de Assis, por ter sido um grande defensor da natureza e dos animais.

Esse dia foi instituído em um congresso ambiental sediado em Florença na Itália, no ano de 1931.

Tal data se deu por ser a mesma em que a igreja católica comemora o dia de São Francisco de Assis.

Nessas datas, além de dedicar um dia especial ao seu animalzinho de estimação é aconselhável que as escolas reúnam seus alunos e professores para discutirem o assunto, fazer desenhos, distribuir folhetos, etc., mostrando a importância de denunciar os maus tratos aos animais.

Discutam com os vizinhos e com a família a necessidade de proteger principalmente animais que vivem abandonados nas ruas.

Conscientizem as pessoas de que não é justo tirar um animal selvagem do seu habitat natural para mantê-lo em cativeiro.

Apesar de ser comemorado o dia nacional dos animais no dia 14 de março e mundial no dia 04 de outubro, todos os dias é dia de fazer uma denúncia ou de adotar um animalzinho abandonado.

Seja você também um protetor dos animais. DENUNCIE.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    O trabalho com biscuit para fazer enfeites natalinos é simples e prático, basta tingir a massa com as cores desejadas ou comprar a porcelana fria colorida. Para fazer os detalhes em cada peça, também é necessário investir na aquisição de algumas ferramentas, como rolo de abrir massa e esteca.

    lindos a criatividade.

    muito bom