Artesanato Brasil


Faça parte de nossas comunidades:Add G+Comunidade no FACEBOOKSiga TWITTERPicasaYoutube Artesanato BrasilPinterestNewsletter  .

Dicas de Bordado – Saiba mais sobre Bordado

dicas bordado

  1. Todos os pontos devem ser feitos na mesma direção.
  2. Deixar os pontos uniformes, sem apertar demais, ou deixa-los frouxos.
  3. Os pontos devem estar bem alinhados, penteados, não torcidos ou enrolados. Devem dar um aspecto uniforme ao trabalho. O número de fios utilizados devem ser proporcional à tela utilizada.
  4. Linhas bem arrematadas e sem criar sombras, evidenciando que foram puxados de um canto para outro.
  5. O trabalho deve ser bem utilizado em relação à peça bordada.
  6. Os outros pontos utilizados, como o nó francês, ponto margarida, etc., devem estar bem feitos e harmonizando o bordado como um todo.
  7. O trabalho deve ser limpo, bem lavado e bem engomado.
  8. A apresentação de um trabalho deve valorizar o bordado. Isso significa uma moldura bem colocada, um bico de crochê bem escolhido para uma toalha, etc.
  9. Quando uma peça tiver o avesso visível, deve estar limpo e perfeito, com todos os pontinhos na vertical.
  10. A aparência final deve ser bonita, fina e que se pareça com uma pintura.
Fonte: Norma Aloy Antunes.

Para você que vai iniciar um trabalho em ponto cruz, pela primeira vez, parabéns! Observando algumas regras básicas você logo vai pegar amor, e aos poucos vai sentir que também pode fazer trabalhos lindíssimos.

Você vai se admirar de que uma tela lisa, em branco, aos poucos vai aparecendo o motivo que você escolheu, e de repente, um milagre! Está pronto! Isto dá uma alegria muito grande, pois além de você gostar do que fez, sua família, parentes e amigos, certamente vão adorar, e de repente pode começar até uma fonte de renda.

Para você que vai iniciar, recomendo o étamine de trama maior, que vai facilitar você a conhecer e se familiarizar com o “tal” quadradinho.

Aqui vão algumas explicações do chamado passo a passo para iniciantes. Mãos a obra.

Escolha do tecido e agulhas. Existem vários tipos de tecidos para bordar ponto cruz. O mais usado é o étamine, que tem suas tramas de três tamanhos, isto é, cada trama forma um quadradinho, e estes quadradinhos é que tem tamanhos diferentes.

Também existem étamine coloridos, que são lindos, mas o ideal é começar pelo branco, também para a familiarização das cores. Por enquanto se ocupe só com este étamine, e depois quando você estiver “craque”, ai use e abuse dos outros tamanhos, dos coloridos e de bordar em outros tecidos.

Agulhas
Use as agulhas próprias para bordar ponto cruz, pois elas não tem a ponta fina, desta forma não corre o risco de se espetar. Para bordar no étamine recomendado, use de preferência a agulha de nº 22.

Motivo
Agora com o étamine e agulha em mãos, escolha o motivo (como você já deve ter observado, existem muitos e muitos motivos, cada um mais lindo que o outro, desde pequenos até grandes). Escolha um motivo com poucas cores, ou de uma cor só, pois em primeiro lugar você vai aprender a fazer os pontos. Pronto; escolheu?

Centralização do trabalho
Dobre o tecido ao meio na horizontal e na vertical. Abra o tecido e alinhave em forma de cruz, sobre as marcas deixadas pelas dobras. O encontro dessas linhas corresponde ao centro do tecido e também do motivo.

Início do trabalho
Observe atentamente abaixo como começar o bordado, siga estas regras e verá que não é tão difícil como você pensava! A agulha vai estar sempre apontada para você, sempre na posição vertical. Desta forma, vai estar sempre com tracinhos verticais no verso, que dão o acabamento correto.

Faça sempre uma carreira completa de ida, e vá voltando completando o ponto cruz. Na ida você faz um / , e na volta, ao fechar o ponto, fica X . Fácil? Verá então, que ao seguir esta regra que é básica, toda a volta terá os fios na mesma posição, ou seja, os fios da volta ficarão por cima, e assim deve ser o trabalho todo para ficar uniforme.

Número de fios na agulha

Os números de fios na agulha variam de acordo com o tamanho do étamine. Para este que você está usando (o recomendado), use de preferência dois fios; com três fios o trabalho as vezes fica “carregado”.

Corte um fio de linha, una as duas pontas e enfie na agulha. Verá que o fio fica dobrado no final. Pelo avesso, no local que vai começar, pegue de uma forma leve, um fio da trama, entre a agulha na dobra da linha. Puxe, e a linha estará presa sem perigo de voltar e também não deixará vestígios. Para arrematar, leve o restante do fio para o avesso e passe por uns quatro ou cinco fios, escondendo, e cote bem rente. Dificilmente o fio se solta. Use fios de meadas.

Acabamento

Acabou seu bordado? Agora faça um acabamento bem bonito, Use e abuse também das rendas, tecidos, bordado inglês, fitas, etc..

Tenho certeza que você vai querer fazer outro, e outro, e outro…..

Seja bem vinda.

Detalhes ao iniciar um trabalho

CUIDADO:

Depois do ato de “passar” e antes de guardar, deixe seu bordado secar e arejar. Se você tiver que guardá-lo, principalmente em trabalhos grandes, evite usar invólucros de plástico, mas se isto se fizer necessário, vigie-o e abra-o constantemente, para evitar aborrecimentos e perda do trabalho, com o aparecimento de mofo.

Dicas de saúde e conforto:

Fonte: Silmara Macksoud Margarido.

Bordar durante muito tempo, forçando os olhos para contar os pontos no gráfico e no tecido, também pode causar cansaço, embaçamento da vista e provocar dores de cabeça.

Ao parar de bordar, procure não fixar a vista em nada, para poder descansar, durante algum tempo a musculatura dos olhos e eliminar o ressecamento, que provoca a sensação de ardor.

Depois mire o infinito e pisque várias vezes seguidas para eliminar o pó das linhas, que se acumulam nos cílios enquanto você borda. Outra dica que também ajuda a poupar a vista: escolha um canto decorado com poucas cores; se necessário, retire do seu campo de visão tudo que a incomoda.

Em caso de irritação nos olhos não use colírio ao acaso – faça apenas uma compressa de água gelada, que ajuda a contrair os vasos sanguíneos dilatados. Se necessário procure um oftalmologista.

Fonte: clubepontocruz

Novidades por e-mail.

Cadastre seu email e receba gratuitamente artesanatos por e-mail:

Como se cadrastrar em nossa Newsletter? Clique aqui!

Comentários (3)

  1. fatima disse:

    Bom Dia!

    Gostaria de saber os tamanhos das tramas de etamine porque so encontro um tamanho e a trama é muito grande gostaria de saber qual o menor tamanho e onde encontrar.

    Obrigada.

  2. igor disse:

    Muito boa essas dicas!

  3. karina disse:

    adorei seus graficos e suas dicas muito obrigada por nos disponibilizar tantos motivos !!!!

Deixe seu comentário