Artesanato Brasil

14 Dicas para Bordado com Pedrarias em Blusas e Chinelos

Em artesanato » Artesanato em Pedraria

Criar peças exclusivas, poder reformar e renovar o guarda roupa ou até mesmo da pra ganhar uma renda extra para quem trabalha com artesanato em pedrarias,  coste-costura, Patchwork e Tecidos.

Quem já trabalha com artesanato, pachwork ou bordado, pode ousar um pouco mais com os bordados de pedrarias. Eles estão super em alta e caíram no gosto das mulheres fashionistas!



Eles estão cada vez mais presentes nas roupas femininas, como vestidos, moletons, calças e camisetas. Os bordados em pedrarias estão em alta e eles podem ser colocados desde roupas mais cotidianas, como também em vestidos para festas e casamentos.

Os bordados em pedrarias proporcionam o toque de elegância às peças, tornando-as mais exclusivas. Quer aprender a customizar suas peças?

Confira essas 14 dicas para melhorar seus bordados:

1. Comece resgatando peças antigas com o bordado

Bordados em pedrarias sempre estiveram presente no vestuário, acessórios, bolsas e sapatos. Sendo assim, para quem quer iniciar nessa técnica, uma dica é pegar algumas peças que não estão mais sendo utilizadas no guarda roupa e tentar resgatá-las.

2. Técnicas diversas de bordados

Existem diversas técnicas e estilos para fazer os bordados em pedrarias, como desenho geométrico, flores, bordados em relevo, miçangas, entre outros.

3. Não precisa ser expert – bordados em pedrarias

Engana-se quem pensa que iniciar uma peça com bordados em pedrarias precisa ser expert em costura.

Nada disso! Inclusive, há algumas aulas disponíveis na internet onde o foco é ensinar já pela prática, facilitando as interessadas a aprenderem dicas de bordados colocando a mão na massa.

4. Exclusividade em suas criações

Além de deixar a peça diferenciada, aprender a bordar em pedrarias é uma forma de deixar o trabalho bem exclusivo, oferecendo assim ao cliente algo totalmente novo e que só ele terá.

5. Internet como ferramenta

A internet e o computador são ferramentas essenciais para fazer um trabalho bem feito com bordados em pedrarias. Isso porque, uma boa dica é escolher, ampliar e buscar novas ideias para criação dos desenhos na internet.

Depois, você pode imprimir alguns desenhos, melhorar a imagem e começar a fazer seus bordados em pedrarias.

6. Transferindo os desenhos para as peças

Para transferir os desenhos ou riscos para as peças que receberão os bordados em pedrarias, não esqueça de comprar e utilizar papel carbono. Eles são ideais e indispensáveis em trabalhos com costura, pois apagam facilmente o borrado na lavagem. Transfira o risco para um papel de seda, assim você facilita o trabalho. Em seguida, ponha o papel sobre a roupa, prenda com alfinetes e alinhave o risco na roupa junto com o papel. Depois, retire o papel e crie o bordado sobre este contorno.

7. Tipos de pedrarias

Existem diversos tipos de pedras quando o tema é bordados em pedrarias, sendo as mais comuns as chamadas miçangas jablonex, uma pedra bem bonita e que proporciona sofisticação para as peças e que são fáceis de se encontrar em lojas especializadas em artesanato.

8. Escolhendo cores de acordo com tecidos

Para escolher as cores para seus bordados em pedrarias, sempre reveja bem e leve em consideração a cor do tecido que irá receber bordado em pedrarias. Tecidos como calça jeans, por exemplo, ficam bem sofisticados com pedrarias de strass.

9. Testar é fundamental

Principalmente se você é iniciante, não comece o bordado imediatamente na peça. Primeiro transfira o desenho (por isso a dica que demos anteriormente para imprimir algumas amostras) e só depois comece a bordar das pedrarias na roupa.

Outra dica é, transferir o desenho para a peça que receberá as pedrarias e montar sem fazer a costura. Apenas para ter uma ideia sobre a posição, cores utilizadas, entre outros.

10. Criatividade acima de tudo para trabalhar com bordados em pedrarias

Boa parte do trabalho de artesanato bordados em pedrarias tem o seu sucesso garantido de acordo com a dedicação e criatividade do artista.

Não copie peças e desenhos de outras pessoas, coloque personalidade nas suas roupas e logo conquistará outros clientes.

11. Chinelos super em alta com pedrarias, Sempre!

Além de peças de roupas em geral, uma dica interessante e que também está em moda são os bordados em pedrarias feitos em chinelos. Já pensou em oferecer mais essa opção para seus clientes? Até porque, todo mundo usa chinelo e, principalmente as mulheres, adoram peças lindas e personalizadas. Invista também nesse nicho.

12. Pedrarias de acordo com tipo de tecido

Fique atento em relação a cada tecido que irá fazer seus bordados em pedrarias, porque cada um requer um tipo de ponto.

Por exemplo, em caso de tecidos mais delicados, você pode optar pelo ponto salteado, utilizando vidrilhos ao invés e miçangas, respeitando assim a delicadeza da peça.

13. Contorno e pontos de bordados

Em caso de bordados mais cheios, uma dica é você contornar os desenhos utilizando ponto reto e, assim preenchendo os pontos em escama de peixe. Isso irá deixar o seu trabalho muito mais sofisticado.

Fique sempre atento na escolha do tipo de ponto que irá usar em cada trabalho, pois é isso que diferencia um bom trabalho de bordados em pedrarias. É importante deixar claro que o que causa a diferença em cada pela são os tipos de pontos utilizados pelo artesão. Se você utilizar um mesmo risco sobre várias peças, mas modificar o ponto na hora de trabalhar, o resultado será um efeito diferente.

14. Redes sociais para apoio na divulgação

Depois que você aprimorou seus trabalhos em bordados em pedrarias, que tal partir para a divulgação e tentar fazer uma renda extra?

Vender acessórios, roupas, chinelos e bolsas em bordados em pedrarias pode ser bem favorável por se tratar de peças exclusivas e muito elegantes!


Publicidade:

Quem viu este, viu também estes:


Autor: Kel Costa Esposa, Mãe, Autodidata, Trabalha com Artesanato há mais de 15 anos, depois de um colapso nervoso por excesso de trabalho, resolveu se dedicar apenas ao Artesanato para viver.

9 Comentários… add one
  • lionir de souza de jesus

    estou começando a customizar camisetas e tenho dificuldade de algumas peças como custurar na mao vc pode me dar umas dicas?? muito obrigado!!!

  • maria lucia n mandarano

    estou precisando de compra risco de blusas em pedrarias como faço pra compra adorei seus risco eu ja estanpo camisetas quero mudar um pouco

    • Artesanato Brasil

      Maria, não vendemos riscos.

  • Montagem Bijuteria

    Bordadeiras;

    Conheçam nossas estamparias com destaques em baixo relevo.. São mais de 1.000 modelos para bordar. As peças são em chapas de latão (não enferrujam) com espessura de 0,30mm. É como se fossem folhas de cartolina delicadamente cortadas.

  • Doris

    Me encanto su explicacion,no tenia ni idea de como bordar con piedras, muchas gracias.
    Besos.
    🙂

  • Ebenise

    olá pessoal as sugestões vindas de vocês são maravilhosas e proveitosas para enriquecer nosso aprendizado e conhecimento dessa prfissão tão terapêutica e maravilhosa que é fazer artesanato.É lindo poder transformar o lixo em luxo e inovar nossa mente sempre que constante,a equipe da Brasil Net está simplesmente de parabéns,meus sinceros agradecimentos sempre,me sinto orgulhosa de poder fazer parte desta familia.

  • joasefa maria de macedo

    muito boas essas dicas, aproveitei bastante.

  • maria alice

    amei receber as novidades, parabéns

  • sandra

    Adorei esse site, parabéns e continuem colocando novidades pois virei fã de vocês…..Estão nos meus favoritos.

Deixar comentário ou sugestão