Se você é curiosa e está sempre em busca de informações sobre artesanatos regionais e de outros países, então somos duas, como é bom descobrir as histórias por trás destas peças tão interessantes e criativas.

Então vamos saber mais sobre a Matrioska que é um brinquedo de madeira tradicional da Rússia.  É feito em forma de boneca com o formato cilíndrico  e é pintada a mão normalmente com cores vibrantes e muitos detalhes.

Por ser uma boneca oca, a matrioska comporta dentro de si outras bonecas parecidas ou não com ela mesma, porém em tamanho menor. Pode se colocar até cem bonecas, uma dentro da outra, porém a quantidade mais comum é de 3 a 7 bonecas sendo que a última não é oca.

O fato de que uma boneca fique dentro da outra, podendo ser removida, leva a cultura russa a identificá-la como símbolo de fertilidade, de amor e de maternidade. É como se fosse a mãe dando a luz ao filho.

Matrioska Significado

matrioska-bonecas-russas

A palavra matrioska se originou de Matriona, nome em que no século XIX se dava a maioria das meninas russas. (maika ou mat = mãe).


Outras matrioskas também são conhecidas por Babuskas, que significa avozinha.

Para os russos, o fato de ter uma matrioska em casa é símbolo de uma família feliz, e se você presentear alguém com uma boneca dessas é sinal de afeto e desejo de vida feliz e longa para tal pessoa ou família.

Matrioska – A lenda

matrioska-bonecas

A lenda da Matrioska diz que um habilidoso carpinteiro russo de nome Serguei, trabalhava fazendo objetos de madeira como instrumentos musicais e brinquedos.

Certa manhã, ele saiu para o bosque no frio procurando madeira para construir seus objetos, porém tudo estava coberto de neve.

Depois de muito tentar, decidiu voltar para casa, porém no caminho de volta viu um tronco de madeira esplêndido, o mais formoso que já havia encontrado. Recolheu e o levou para casa.

Depois de vários dias pensando resolveu fazer uma boneca. Esta ficou tão bonita que Serguei decidiu não vendê-la e lhe deu o nome de Matrioska.

Todos os dias, ao se levantar o carpinteiro dava bom dia para a matrioska, e para sua surpresa, um dia ela lhe respondeu, e ele ficou feliz em ter alguém com quem conversar.

Com o passar do tempo, Serguei percebeu que a boneca estava ficando triste e lhe perguntou o motivo. Matrioska disse que era porque não tinha filhos como todo mundo.

O carpinteiro então resolveu fazer outra boneca e colocar dentro da Matrioska, porém para que isso acontecesse o processo seria doloroso, disse ele a boneca, mas ela aceitou, pois acreditava que o sacrifício valia a pena. Então, assim fez o carpinteiro, dando a nova boneca o nome de Trioska.

Mas Trioska também quis um filho.Então o carpinteiro fez outra boneca para colocar dentro de Trioska e lhe deu o nome de Oska. Esta também quis um descendente.O carpinteiro explicou à Oska que poderia ser que dessa vez ao talhar mais uma boneca poderia dar origem a uma boneca má, mas mesmo assim, Oska não desistiu.

Após pensar muito, Serguei descobriu uma forma de parar por ali, então decidiu talhar um boneco de bigode. Assim o fez e o chamou de Ká. Levou-o em frente ao espelho e lhe explicou que ele não poderia gerar filhos, e o colocou dentro de Oska, que estava dentro de Trioska e que estava dentro de Matrioska.

Misteriosamente, um dia Matrioska desapareceu levando todos dentro dela e deixando Serguei desolado.

Moldes e Modelos de Matrioskas

matrioska-bonecas-russas2

Gostei muito das curiosidades boneca Matrioska mas, gostei mais de saber ter uma delas em casa é símbolo de ter uma família feliz, e presentar alguém é estar desejando uma vida feliz e longa. Já vou começar a fazer bonecas russas para decorar a minha casa e presentear as amigas.

O mais legal é que a boneca russa é fonte de inspiração para os mais diversos tipos de artesanatos, como vou te mostrar logo abaixo, você pode fazer bonecas matrioskas de qualquer material que você trabalhar, como tecido, feltro, E.V.A., pintura, biscuit, papel e até de materiais reciclados.

Almofada Matrioska

Almofadas Matrioskas Acesse e aprenda 

matrioska-bonecas-almofada

Molde Matrioska de Feltro

Boneca Matrioska de feltro

Marcador de páginas Matrioka

Estes marcadores de páginas fofinhos são da artesã Fernanda Lacerda e os moldes gratuitos você pode baixar acessando Boutiquedofeltro.com/moldes2

matrioska-bonecas-marcador

Marcador de páginas Matrioska com CD

E este segundo molde de marcador de páginas matrioska reciclado pois a base é com CD, idéia da artesã Priscila Cunha.

matrioska-bonecas-marcador-cd

Matrioska em feltro com bordados

Essa boneca russa toda bordada você aprende como fazer acessando Livemaster.com

matrioska-bonecas-bordada

E essas duas fofinhas aqui todas trabalhadas nas miçangas é para sua inspiração, encontrei no Livemaster.ru

matrioska-bonecas-bordadas

Matrioskas em tecido

Aqui vão alguns modelos de bonecas matrioskas de pano para você se inspirar e fazer suas próprias bonecas.

Estas bonecas de pano charmosas aqui são da Pinterest.com/jodietownsend/flowers-frills-buttons-bows/

matrioska-bonecas-de-pano

matrioska-bonecas-de-pano-rosa

matrioska-bonecas-tecido-coloridas

Matrioskas Tildas

Essas bonecas  matrioskas de tildas estão apaixonantes.

matrioska-bonecas-tildas

Bonecas Matrioskas de Feltro

matrioska-bonecas-feltro

Bonecas Matrioskas em Feltro da Érica Catarina

Moldes de Matrioskas

 

Espero que você goste das bonecas matrioskas e que este artigo te ajude como muita inspiração, aproveita e compartilha para todas as amigas.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    Super lindo!!! me encanto el video.
    Muchas gracias
    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

Veja Mais Artesanatos Agora: