Pensando em um nome para loja de Artesanato, Ateliê ou Loja Virtual e está sem ideias?

Acalme-se! Vamos ajuda-la a escolher o nome perfeito para o seu negócio de artesanato e loja. Não vou lhe dar os nomes de lojas, mais iremos lhe o dar o essencial para você mesma criar.

Criar o nome ideal para loja exige, acima de tudo, paciência, isso porque deve refletir a essência da marca, ser fácil de lembrar, criativo e claro, de preferência “curto”.

Preste bem atenção, siga as nossas dicas de como criar o nome da sua loja de Artesanatos!

Foque no objetivo da empresa

O nome ideal para lojas de artesanato é aquele que demonstra o objetivo, ou seja, ao ler/falar o consumidor sabe do que se trata aquela empresa. Para conseguir isso é interessante utilizar o produto/material principal do artesanato da empresa no nome.

Utilizar o nome, apelido ou sobrenome de forma amistosa, é claro, pode ser um bom complemento para a loja. Cuidado para não ficar muito extenso.


Pense nos seus clientes

É comum buscar criar o nome da loja de artesanato pensando em “como eu gostaria”, esquecendo de que a prioridade é o cliente.

Estude o seu público alvo, faixa etária, poder aquisitivo, linguagem utilizada e etc, a partir disso crie um nome que se adéque a este público. Por exemplo, se o seu objetivo é um público de alto poder aquisitivo, o nome pode ser mais rebuscado, agora, caso seja para crianças, uma gíria pode ser até o nome ideal.

Seja criativo

Esqueça geradores de nomes ou copiar dos outros concorrentes, é preciso ser criativo. Ora, você oferece artesanato que exige criatividade na sua elaboração, mas o nome é copiado?

Uma boa dica para ter ideias de nomes criativas para a loja de artesanato é fazer um brainstormer (tempestade de ideias). Junte sua família e amigos e todos contribuem, até mesmo nomes que possam parecer ruins, coloque tudo em um papel e depois analise, terá ideias incríveis.

Nomes curtos são mais fáceis de lembrar

Esta é uma das dicas de ouro. Nomes curtos e criativos são lembrados mais fáceis, isso porque o cérebro grava aquilo que lhe parece “esdruxulo”, diferente. Inclusive é uma técnica para gravar utilizada por especialistas, assimilar o que deseja lembrar com algo diferente e engraçado.

Além disso, o nome curto costuma soar melhor e claro, são menos caracteres para gravar, o que melhora aumenta significativamente as chances do consumidor lembrar da sua empresa frente ao concorrente.

Ex: Dado Artesanato, Artesanato Priori, Bom Artesanato, Esquina do Artesanato. Perceba que são nomes curtos, praticamente uma palavra, já que artesanato é o que a pessoa busca, consequentemente não precisa ser “lembrado”.

Seja específico

Ser específico significa dar prioridade para o objetivo, seja observar o público alvo (o que eles querem?), produto chefe (o que você busca vender) ou comportamento (o que deseja que pensem quando ver o nome da sua loja de artesanato?).

Respondendo as perguntas acima crie um nome específico e que crie o impacto desejado.

Por exemplo: Artesanato 10 reais (é específico, você sabe que será artesanato barato). Bonecos artesanais da Lú (será bonecos artesanais o carro chefe, lá com certeza encontrarei o boneco que desejo).

Use vogais

Veja, as pessoas tendem a achar o Russo uma das línguas mais difíceis e estranhas, sabe por quê? Simples, não têm vogais. A falta de vogais torna difícil lembrar e assimilar as palavras.

Procure utilizar no nome da loja de artesanato palavras repletas de vocais. Por ex: Artesanato da Vovó (é fácil de lembrar).

Claro, o nome acima pode parecer “estranho” para você, mas garanto que ao terminar de ler este conteúdo, ainda lembrará do Artesanato da Vovó.

O que deve ser feito é adequar para o nome ideal da sua loja.

Preste atenção no som/pronúncia

O som é importante quando criamos o nome da nossa loja. Talvez esteja pensando: Quando leio algo não penso no som. Errado!

Em todo momento o som está presente, veja, quando lê: Artesanato Brasil, em sua cabeça o som da palavra se formou.

Faça uma seleção de 10 nomes que gostou, observando todos os pontos mencionados neste conteúdo e, ao final, escolha pelo som que ficou “mais coerente”, ou seja, que soa melhor, rítmico.

Pense no nome com a logo

Um erro comum de quem está criando o nome da loja de artesanato é pensar que precisa estar TUDO no nome, esquecendo que terá a logo em 90% das vezes que alguém olhar o nome da empresa.

Por exemplo, sua empresa oferece artesanato em palito. É preciso colocar artesanato em palito no nome ou uma imagem de logo com uma casa feita de palitos seria suficiente para demonstrar isso?

Pense no nome da loja em conjunto com a logo!

Cuidado com nomes já existentes

Por fim, lembre-se de sempre fazer uma pesquisa e garantir que o nome escolhido não existe. Já pensou você conseguir se tornar um verdadeiro sucesso, conhecido e simplesmente descobrir que este nome já foi registrado e parte do seu trabalho foi “por água abaixo”?

Após descobrir se o nome da sua marca está livre, faça um registro no cartório, IBM (Instituto Brasileiro de Marcas) e compre o domínio virtual para garantir que ninguém utilizará seu nome.

O que achou deste texto sobre nomes para lojas de artesanato?

Comente!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

Este artigo não possui comentários