Há técnica de fazer cartões com papel vegetal ou papel manteiga já existe há muito tempo, me lembro que era até bem popular antigamente, você já deve ter recebido algum alguma vez.

Achei que estes cartões artesanais em papel manteiga estivessem esquecidos, porém, pesquisando para este post, vi que não é nada disso, os cartões com papel vegetal estão mais que atuais.

Então, vamos aprender como se faz um cartão de papel vegetal? Você e eu vamos ver quais os materiais e as técnicas básicas para se fazer este tipo de artesanato com um passo a passo de cartão de papel vegetal simples de fazer.

Treinando você poderá se tornar uma expert em cartões artesanais de papel vegetal, criando cartões, convites e lembrancinhas para quaisquer ocasiões, desde chá de bebê, 15 anos, casamentos até bodas de casamento.

Com o artesanato é possível criar diferentes artigos como o caso do cartão com papel vegetal, que seria uma opção mais em conta para presentear as pessoas queridas em inúmeras datas comemorativas. Confira o passo a passo abaixo.

Materiais para criar Cartão com Papel Vegetal

  • Papel Vegetal;
  • Caneta;
  • Estilete;
  • Boleador;
  • Furador com várias pontas;
  • Lapiseira com ponta fina;
  • Tinta dourada;
  • Risco desejado (Desenho para ser transferido ao papel vegetal);

Passo a passo cartão de papel vegetal


Assista ao vídeo direto aqui youtu.be/cqJtfjoils4


O passo a passo para criar o cartão com papel vegetal é bem simples, sendo que para a melhor apresentação do mesmo será necessário maior concentração para transferir um desenho para o papel vegetal e criar os relevos que criam um efeito “3D” para o cartão.

No caso, o processo de criação do cartão com papel vegetal se inicia que selecionar um risco ideal para ser transferido ao papel vegetal. Coloque-o em cima de uma mesa firme para que consiga transferir a imagem do risco com perfeição, sem obter erros e chances de rasurar o papel vegetal. Aliás, para obter maior perfeição nessa transferência busque aplicar durex na ponta do papel vegetal e risco, sem ter riscos de ambos deslizarem nos processo de desenho – apenas tenha cuidado para tirar o durex depois, evitando rasgos.

Assim que posicionar o papel vegetal no risco, pode iniciar a transferência do desenho e de todos os seus detalhes com auxílio da lapiseira de ponta fina. Certifique-se de fazer a transferência com calma, para que todos os detalhes sejam representados no papel. Em seguida pode fazer os contornos, sombras e os outros detalhes do desenho, permitindo que o cartão com papel vegetal comece a ganhar suas primeiras formas e que inclusive  consiga deixá-lo com um acabamento bonito e exatamente com o efeito “3D” desejado.

Entenda que não há necessidade de colocar grafite sobre a lapiseira de ponta fina, pois a ideia seria deixar os traços naturais e assim que a ponta da mesma entra em contato com o papel é comum os traços ficarem com um tom mais branco, como na foto acima.

Finalizando o processo de criação do Cartão com Papel Vegetal

Assim que terminar de transferir todo o desenho do risco para o papel vegetal pode ser necessário continuar focando nos detalhes, permitindo transmitir efeitos mais reais aos desenhos. Por exemplo. No desenho da foto trata-se de flores, por isso que fora focado nos traços e contornos das folhas e pétalas, permitindo criar efeitos mais reais. Ou seja. O efeito 3D. A ideia seria deixar o desenho com aspecto de alto relevo, por isso use com cuidado a lapiseira para não pressionar ao extremo, ao ponto de estragar todo o papel.

Depois disso, para continuar a criação do cartão com papel vegetal pode fazer furos no desenho para deixá-lo com a aparência do mesmo mais real. Pegue o boleador e vinque o mesmo com mais força sobre os traços e os contornos do desenho, deixando os riscos mais irregulares e com aparência mais “real”. Nesse momento o desenho já está pronto e basta alguns detalhes para finalizar o cartão, sendo possível usar o furador com várias pontas para que possa contornar todo cartão – podendo criá-lo do tamanho que quiser.

Para finalizar o cartão com papel vegetal basta que tire todo o excesso do cartão, e assim pode aplicá-lo em outro papel mais firme para que possa deixá-lo pronto para escrever mensagens, lembretes e outros para pessoa que deseja presentear.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    Adoraria aprender fazer cartão vegetal,como faço para conseguir apostilas.

      Oi Betilde, para baixar a apostila de cartão vegetal é só clicar no link para baixar pro seu computador é de gratis:
      Você clica na frase abaixo da foto do cartão que diz: BAIXE AQUI e se não souber como baixar você clica em : Aprenda COMO BAIXAR aqui!

    Gostaria muito de aprender fazer cartão vegetal.Tem apostilas? gostaria de comprar,agradeceria muito.

    Me gustaron mucho las tarjetas 3D nunca he hecho
    voy a probar como me salen.
    Muchas gracias
    Besotes.

    me gusto mucho las tarjetas en papel vegetal.felicitaciones por la tecnicas de teñidos ,muy lindo ana

Veja Mais Artesanatos Agora: