Papietagem é uma técnica manual, feita com papéis rasgados em tiras colados sobre um molde, até que tome o formato desejado.

Não é necessário que se tenha experiência, mas sim um pouco de paciência e bastante capricho.

Papietagem é muito parecido com a técnica do papel machê, porém a diferença é que a papietagem utiliza o papel rasgado imerso em cola, enquanto a papel machê é feito de papel molhado, misturado com cola e batidos no liquidificador.

Durante o século XVI, na França, a papietagem era usada juntamente com o papel machê para fazer cabeças de bonecas.

Depois ganhou espaço no comércio da Europa, onde era usado em móveis e objetos de arte.

Já em 1912, essa técnica ganhou notoriedade através do pintor cubista George Braque, onde a papietagem era chamada de papier collés, ou seja, papéis colados.


Por ser uma técnica que pode ser aplicada sobre diversos materiais como silicone, madeira, gesso, pedras, etc. A

A papietagem era usada para confeccionar adereços para peças teatrais.

A papietagem consiste em colar vários pedaços de papel sobre um molde, seja ele uma bexiga, garrafas pet, caixas, rolos de papel, ou seja, o molde depende do formato que você queira sua obra de arte.

Pode ser usado qualquer tipo de papel, como revistas, jornais, saquinhos de embrulho, papel de presente etc. A única recomendação é que seja em bastante quantidade, pois a colagem é feita em camadas sucessivas para que o objeto fique firme após retirar o molde.

Como Fazer um Objeto de Papietagem

Para fazer papietagem com uma bexiga, você pode criar um vaso, uma tigela, uma máscara, etc.

Você vai precisar de:

  • Uma bexiga cheia;
  • Pedaços de papel;
  • Cola branca;
  • Água;
  • Pincel.

Misture duas quantidades de cola para uma de água.

Com o pincel, passe cola na bexiga e vai colando os pedacinhos de jornal sem deixar nenhuma fresta. Repita o processo três vezes e deixe secar.

Repita novamente por mais três vezes, depois mais três, até que forme nove camadas ou mais, para que a peça fique firme.

Se seu objetivo é fazer um vaso, cubra toda a bexiga, deixando só o lugar onde ela foi amarrada, se quiser fazer uma máscara ou tigela, faça só até a metade da bexiga.

Espere aproximadamente 24 horas. Corte a ponta da bexiga e puxe-a, ela soltará facilmente do papel. Amasse o fundo um pouco para que o objeto fique de pé. Recorte as bordas para ficar bem bonito.

Pinte por dentro com tinta acrílica e a partir daí use sua criatividade. Você pode pintar ou vernizar, fazer desenhos ou cobrir com papel colorido.

Para outros moldes a técnica é a mesma, porém para desprender melhor alguns moldes como a garrafa pet, por exemplo, às vezes é necessário cobri-la primeiro com papel filme.

Para retirar o molde de dentro, depois de seco, é necessário recortar a peça dos lados, retirar o molde e depois colar a peça novamente.

Papietagem é um trabalho artesanal maravilhoso, você pode criar peças lindas, e o melhor é que super barato e sustentável.

Enquanto o mundo fala tanto em reciclagem, esta é uma técnica muito antiga, mas que vem de encontro às necessidades nos dias de hoje.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    Oi ,boa tarde!!
    que Peça linda, útil e fácil de fazer…adorei!!
    bjks

    ADOREI O ARTESANATO EM FELTRO….
    E TODOS OS ARTESANATOS DESTE CHAIT.
    GOSTARIA MUITO DE OBTER MOLDES DE ROUPINHA DE CACHORRO…
    DESDE JÁ AGRADEÇO

    Olá bom dia!!Amei os videos,matéria muito boa.Bjins

Veja Mais Artesanatos Agora: