Recentemente, li um artigo de uma mãe que perdeu o filho mais velho, depois disto, começou a fazer “Patchwork para iniciantes” para seu filho mais novo ainda bebê. Dizia que achou no Patchwork o consolo e alegria que precisava.

E digo, seja no patchwork ou em qualquer outro artesanato: “Tudo que é feito a mão! Traz alegria ao seu criador” – É a forma mais barata e prazerosa de nos manter com a mente sadia e feliz, livre de solidão, e se mantendo sempre .

O Patchwork é uma técnica de artesanato muito antiga, que tem como principal objetivo o uso de retalhos de tecidos com cores e padrões diferentes, na transformação e criação de peças de uso pessoal ou decorativo.

É um dos tipos de artesanatos muito popular nos Estados Unidos, e lá também é conhecido como Quilt: Que se refere a remendar pedaços. Sou apaixonada por esta arte e recomendo que você incorpore em suas habilidades de costura (Veja também: Patchwork embutido).

Este artigo vai te ajudar e dar dicas de “Como começar no Patchwork para iniciantes“, alguns passo a passo, quais materiais e acessórios precisa para começar. Apesar de ser um oficio que tem enorme variedade e eu não ser uma especialista top no Patchwork, vou passar pra você – 13 dicas de Patchwork para quem deseja iniciar:

1. Um pouco da história do Patchwork

Não importa que tipo de arte vamos iniciar, mas é sempre importante conhecer um pouco da história.


Você sabia que o Patchwork é uma forma de arte muito antiga?

Para se ter uma ideia, os primeiros registros dessa técnica foram encontrados ainda no período antes de Cristo (A.C). Mais tarde, o Patchwork foi peça fundamental para ajudar soldados nas guerras, onde eles utilizavam as peças por debaixo das armaduras.

2. Várias possibilidades para iniciantes com Patchwork

Patchwork para iniciantes: Almofada em Patckwork

As peças mais tradicionais de Patchwork que se conhecem são as “Colchas de retalhos“, mas o patchwork, trás inúmeras possibilidades de peças para você aprender e fazer.

É possível criar almofadas como esta da foto que está lindíssima! Roupas em geral, camisetas customizadas, capas para sofá, mantas para sofá e berço, jogos de banheiro, tapetes para casa, todo tipo de acessório para cozinha, puffs, bonecos e muitos outros mais.

3. Ferramentas necessárias para iniciar no patchwork

Patchwork para iniciantes: Ferramentas

Para começar a fazer patchwork é necessário possuir algumas ferramentas e utensílios, sendo os principais deles: base de corte, cortador circular, régua de medida, alfinetes, lápis 6B, tesoura, ferro de passar, máquina de costura, tecidos, linhas e mantas.

Não precisa nesse momento comprar os materiais mais caros do mercado. Até porque, o principal objetivo agora é que você pegue um pouco de prática. Depois, conforme você for evoluindo na técnica, pode comprar outros materiais mais personalizados.

4. Utilize a técnica como forma de relaxamento

Patchwork para iniciantes: Colchas

Veja que linda esta colcha de coração em patchwork passo a passo aqui: myquiltdiet.blogspot.com.br

O patchwork para iniciantes também precisa ser encarado pelos praticamente como uma forma de sair da rotina e do caos do dia a dia.

Sendo assim, uma boa dica é reservar um período à noite, após o trabalho para se dedicar ao artesanato.

5. A escolha dos tecidos

O patchwork tem a caracteristica de ser acolchoado e essa técnica é feita quando você faz um enchimento no tecido que você fez o patchwork.

Tipo um sanduíche, você usa o tecido de algodão de boa qualidade,  colorido e estampado, manta no meio e tecido de forro embaixo.

A escolha da manta é uma parte importante pois ela dará o cheinho da peça.

Existem vários tipos de mantas para patchwork  e a mais usada são as manta R1 e R2.

Existe também os tecidos para forros é só você buscar em lojas de tecidos que encontra.

Os três são costurados juntos e assim o trabalho fica fofinho.

Patchwork para iniciantes: Tecidos

Mais dicas de uso de tecidos para patchwork veja: diaryofaquilter.com

6. Um bom corte, reto e preciso no Patchwork

Trabalhe bastante o corte no Patckwork para ficar perfeito!

Como fazer um bloco para colcha de patchwork: makezine.com

O segredo para se fazer um bom trabalho de patchwork é fazer a medição muito bem-feita, alinhar os tecidos para que o corte fique bem retinho. Essa é a parte mais importante de todo o trabalho e, por isso, dedique um bom tempo para essa etapa, use réguas, invista em tesouras que fazem corte circulares, e bem afiadas.

Outra dica importante é colocar usar uma régua para que as peças fiquem bem retinhas!

7. Treine e busque capacitação em curso de Patchwork

Se você já faz Patchwork mas ainda não domina a técnica completamente, se você quer iniciar trabalhos com patchwork e tem condições de investir faça um curso de artesanato em patchwork para se especializar ainda mais nas técnicas e detalhes do oficio.

Procure cursos em patchwork na sua cidade, no Senac ou Sesc ou em secretarias da cultura. Também na internet, uma ótima forma de fazer curso online.

Mas, se você não dispõe de condições de pagar um curso – não desanime – nas bancas de revistas, onde você mora tem centenas de revistas de artesanato em patchwork.

Para complementar existem sites de artesanato como o nosso, o Artesanato Brasil, sites de vídeos como o Youtube, que tem muitas aulas de patchwork grátis que podem te ajudar a começar no Patckwork. Veja:

Tutoriais, passo a passo e modelos:

8. Não comece direto na máquina de costura

Iniciar nessa arte precisa ser aos poucos, até mesmo porque as técnicas são diversas.

Não comece indo para a máquina de costura, mas sim inicie pelos exercícios, métrica, faça os riscos nos tecidos, passe bem cada peça e retalho.

Treine sempre para uma costura reta.

9. Baixe gráficos e desenho de Patchwork

Patchwork para iniciantes: Gráficos e moldes

Bem, depois de aprender a fazer a costura bem retinha, outra dica importante para os iniciantes no patchwork, é procurar gráficos e desenhos para começar a fazer suas peças. Crie uma pastinha no computador e guarde todo o material para praticar o patchwork.

10. Testando desenhos e tecidos de Patchwork

Teste moldes em vários tamanhos no patchwork

Patchwork para iniciantes moldes: pinkchalkstudio.com

Depois de imprimir os desenhos, comece a testar, colocando os desenhos por cima, marcando os riscos de acordo com o gráfico. Isso irá ajudar você fazer um trabalho mais preciso.

11. Placas de corte no Patchwork

Ferramentas: Placas de corte para Patckwork

Placa de corte: makezine.com

Invista em uma placa de corte, pois elas facilitam muito o trabalho com Patchwork, uma vez que, com elas, é possível cortar mais rápido.

– permite que você use o cortador rotativo para tecido de corte. Uma régua-grade impressa também pode ajudar com a medição de peças de tecido. Mats vêm em muitos tamanhos diferentes, mas um 18 “x 24” mat é um bom tamanho para começar.

Ela ajuda a facilitar a vida de quem trabalha com Patchwork. Existem diversas tamanhos, mas a de 45/60 é a ideal para quem deseja começar.

Há diversas marcas de placas de corte disponíveis no mercado, então, se atente as camadas da placa, se tem durabilidade, se o material é de qualidade, entre outros.

12. Invista nas tesouras circulares

Tesouras redondas para Patchwork

Esta ferramenta parece um cortador de pizza só que é um cortador circular para patchwork. Você encontra as cortadores circulares em diversos tamanhos, cores e modelos mas, a lâmina sempre é redonda, recomendo o uso de um de tamanho médio para você que está iniciando. Procure em papelarias ou lojas de artesanato.

E atencão! Tome bastante cuidado com o manuseio desta ferramenta pois as lâminas são muito afiadas, justamente para que corte o tecido com rapidez e precisão. Então cuidado com os dedos.

13. Atenção com as fitas métricas no Patchwork

Sabe as fitas métricas?

Então, elas são essenciais para quem faz artesanatos em geral, principalmente costura. Essa dica é muito importante tanto para os iniciantes no patchwork, quanto para quem já está há um bom tempo no mercado, mas não sabe dessa informação.

É que a grande maioria das pessoas costuma enrolar a fita métrica para guardar depois do uso, mas esse procedimento de dobrar pode alterar as medidas e comprometer o trabalho de costura. E sabemos que no patchwork cada centímetro, e cada linha bem reta é fundamental para que o trabalho saia perfeito. Por isso, não dobre suas fitas métricas!

Passo a passo patchwork para iniciantes

Para fechar essas dicas de patchwork com chave de ouro, vamos assistir a um vídeo passo a passo de patchwork para iniciantes sem complicações, aproveite:

Limk direto do vídeo: youtu.be/8ZrrOQYuyBU

Com essas dicas básicas de 13 dicas de patchwork para iniciantes todos poderão dar os primeiros passos e quem sabe até ganhar uma renda extra com os trabalhos!

Curta e compartilhe para mais pessoas e até breve.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Parabéns por compartilhar conosco estas preciosas dicas. Muito obrgada!!! Adorei!!! Que Deus na sua infinita misericórdia abençoe sua vida abundantemente!!! Bjs FCD

    Amei seus trabalhos ,muio bm feitos ,queria uma ajuda onde encontrar as réguas e os cortadores ?Boa noite

    Lindo!

    lindo amei nota 10

      São muito lindos os trabalhos adorei e vou fazer para poder ficar com experiencia em costura

    amei muito fofo vou fazer para as netas Deus abançoi bjs

    Amei a sugestão e o pap está muito bem detalhado.
    Abraços.

    gostei muito da zebrinha,facil de f
    azer.as crianças vaõ gostar.

    abraços

    Lindo, lindo!!!! excelente pap
    Muchas gracias.
    Besos.