De pontinho em pontinho uma artesã cria uma peça de artesanato espetacular, é fascinante quantas peças lindas se pode criar usando apenas tintas e fazendo pontinhos é quase como bordar só que usando tintas.

O Pontilhismo é uma técnica baseada na união de vários pontinhos com o objetivo de formar um desenho. Apenas através desses pontos podemos definir cores, sombras, luz, profundidades, etc.

É um estilo de pintura diferenciado, onde apenas através do efeito visual e pela proximidade dos pontos, as cores não primárias se tornam perceptíveis.

Ao olhar uma obra de pontilhismo a certa distância, os pontos desaparecem, produzindo assim um efeito visual, onde outras cores são percebidas.

pontilhismo-garrafa-decorada

Isso se torna interessante a partir do momento que percebemos que no pontilhismo não é o artista que faz a mistura da tinta com suas pinceladas, mas sim o olho do observador.

Aí está a grande diferença da arte da pintura com o Pontilhismo.

O fascinante da técnica de pintura em pontinhos, é que você pode fazer em qualquer objeto, e você pode aproveitar para fazer decoração de garrafas de vidro para reaproveita las.

Como pintar garrafas com pontilhismo

Aqui estão alguns vídeos com passo a passo de pintura de garrafas com potilhismo para que você possa aprender e fazer as suas próprias decorações em casa:

link direto para o vídeo youtu.be/QfJbU86PdbY

Passo a passo pintura de pontilhismo em garrafa


link direto para o vídeo youtu.be/H0HycGm_zqk

Pontilhismo, Conceito Fácil

pontilhismo-prato-decorado

O Pontilhismo surgiu na França, por volta do século XIX, inventado por George Seurat e Paul Signac.

Para explicar melhor a técnica do Pontilhismo.

Podemos compará-lo com as telas de televisores e computadores, que a partir de pequenos pontos das cores primárias vermelho, azul e verde que se misturam e formam inúmeras outras cores.

O pontilhismo exige conceitos basicos de desenho, perfeccionista e antes de tudo paciência. A pressa é a principal inimiga do pontilhismo e a pintura sempre tem mandalas.

A arte de pontilhar, pontilhismo torna sua mente mais lenta, enquanto você se concentra em cada ponto. Quando sua mente diminui, sua criatividade pode ocupar um lugar central.

A pintura de Mandalas em pontilhismo tem benefícios meditativos muito parecidos com coloração de mandalas para adultos, além desses adicionais também:

  • Você usa sua própria criatividade
  • Aumenta o foco interno
  • Auto calmante e calmante
  • É altamente viciante
  • Capacidade de reduzir ansiedade e depressão
  • Pode fazer uma lembrança bonita para sua casa

Como Fazer o Pontilhismo?

pontilhismo-potes-vidro

Vamos a alguns pontos e técnicas usados no Pontilhismo para criar desenhos e pinturas magnificas.

Ferramentas

Como você pode ver, fazer pintura em pontilhismo é muito fácil, existem ferramentas especificas mas, se você não tem, pode usar vários objetos que você tem em casa como estes que você vê aqui na foto abaixo, canetas, grafites, ponta de palito, alfinete com bolinha, grampo, cabo de pincel, e por aí vai.

pontilhismo-ferramentas

Mas, existe uma ferramente especialmente criada para pintura de bolinhas, é o pinta bolinhas, ele é feito de plástico e tem seis pontas tipo uma estrela mas, com bolinhas.

Como fazer bolinhas perfeitas

Para você fazer bolinhas de pintura em pontilhismo perfeitas, veja a foto completa com esta dica de pintura de bolinhas aqui Pinterest .

pontilhismo-ferramentas2

Para você ter mais praticidade na hora de fazer suas pinturas de pontilhismo, tenha uma bandejinha de tintas como esta aqui mas, se não tiver ou não achar para comprar é só usar bandeja de isopor.

pontilhismo-ferramentas3

E por falar em tintas, as recomendadas para se fazer pintura de pontinhos são: Tinta Acrílica, Tinta Acrílica brilhantes, Tinta PVA, Tinta Acripuff e tinta dimensional e relevo.

Passo a passo de pontilhismo

Vamos assistir ao passo a passo desta linda mandala de artesanato pontilhismo para que você tenha uma idéia de como é simples fazer lindas criações. Aproveite.


link direto do vídeo aqui youtu.be/-PVANoWKdZ0

Escolha o Desenho

pontilhismo-desenho

O pontilhismo pode ser feito de um desenho criado por você ou de qualquer outro, porém para ficar mais fácil esse desenho deve está pronto para que você possa examiná-lo sempre que for necessário, isto é, com um desenho só na mente fica mais difícil de trabalhar.

Determine os Pontos de Luz

pontilhismo-pote-cafe

A fonte e a direção da luz são determinadas pelas cores mais escuras ou mais claras, ou seja, mais pontos, mais escura, menos pontos mais clara.

Escolha o Tipo de Instrumento

pontilhismo-mandala

Para fazer pontilhismo a técnica é, quanto menor forem os pontos, mais realista ficará o desenho, por isso o ideal é usar caneta 03 ou 05.

Porém se usado com cuidado para não borrar, o lápis de cor também é uma boa opção e pode deixar o desenho mais interessante.

O menos indicado mesmo é a tinta, pois com ela a probabilidade de borrar ou de os pontos se tornarem traços é bem maior.

Escolha por Onde Começar

pontilhismo-cds-velhos

É mais fácil começar pelas partes mais escuras do desenho, pois se caso errar é mais fácil de corrigir, escurecendo os pontos.

Pequenos Detalhes

pontilhismo-espelho-bolsa

São os pequenos detalhes que compõem visualmente a figura. Após as formas maiores começarem a aparecer, inicie os pequenos pontos. E assim o desenho vai se formando.

Para facilitar o trabalho principalmente para iniciantes, você pode começar fazendo pontos em fileiras, linhas diagonais ou em colunas, formando assim o desenho todo primeiro e depois preenchendo-o totalmente seguindo os passos anteriores.

Como fazer pontilhismo em pedras


link direto para o video youtu.be/aphkN5gF3Pw


link direto para o video youtu.be/hEA7kpVN29o

Modelos de pontilhismo

Aqui está uma seleção de modelos de trabalhos com pontilhismo mais formidáveis que eu mesma procurei para te ajudar a se inspirar, espero que você goste:

pontilhismo-quadro-decorativo

Xícara decorada com pontilhismo

pontilhismo-xicara

Taças decoradas com pintura em pontilhismo

pontilhismo-tacas-decoradas

pontilhismo-porta-joia

pontilhismo-mandala-prato

Espero que você goste da dica de artesanato de hoje sobre o Pontilhismo. Achei fascinante o assunto, se você gostar por favor compartilhe ou comente agora.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    Maravilhoso, gostaria de saber qual a tinta que pode ser usada

      Olá Rosali, a tinta mais comum usada na pintura de pontilhismo é a tinta acrilica, mas, pode usar também, a tinta PVC ou ainda a tinta acripuff. Espero ter ajudado, um grande abraço.

    fiz muita camiseta quando morava em Bonito MS pintando araras e tucanos so fazendo pontinhos com tinta acripuf ficam lindas

    Trabalho lindo! Parabéns!

    Parabéns, maravilhoso!

    Amei esta técnica. Os trabalhos são maravilhosos. Parabéns! Sou artesã e procuro sempre aprender novas artes. Quero muito aprender pontilhismo. Todos lindos!

    Muito lindo gostaria de aprender, porém não explica bem pois que caneta é essa? é a tinta qual é? Depois fala em lápis de cor, não entendi muito bem. Além de que o vídeo é em outra língua. Aguardo uma explicação melhor. Obrigada.

      Olá Sônia, bem vinda, você tem toda a razão, eu esqueci de colocar um passo a passo em português, então com a sua ajuda, eu coloquei mais tutoriais de pontilhismo para que todos possamos aprender melhor a técnica. Quanto a tinta as tintas, eu coloquei umas dicas no texto, bem como outras, espero que ajude, sucesso a você, e um forte abraço querida.

    muito lindo vou tentar

    olá lindo todos esses trabalhos !!parabens !!!

    obrigada pela atenção e novidades tudo muito lindo e muito interessante.bjos

    muito lindo deus o a bençoa

    que lindo

    Hermosa linda tecnica.

    LEGAL !! BOA IDEIA……………

    Fiquei encantada com a técnica do pontilhismo.Adoro fazer artesanato.Parabéns.

    muito bonito,gostei

    lindo adorei

    Maravilloso!!! que linda tecnica, increible el efecto que da la pintura en relieve.
    Mil gracias!!!
    Besitos.
    🙂 🙂 🙂

      Fiquei encantada com a técnica do pontilhismo.Amo artesanato.Parabéns.

      Adorei.Vou fazer nas minhas cabaças.

    Adorei,adorei de verdade, vou fazer esta técnica, parabens, sou artesã, faço várias coisas em papelão, espero que voces continue enviando sempre novidades em artesanato, adorei este site, a minha nota nesta avaliação é 10.
    Mais uma vez obrigado por lembrar de mim.
    Abraços.
    Edna.

Veja Mais Artesanatos Agora: