Foi bom ter alguém com paciência e amor, para me ensinar Artesanato em Ponto Cruz em minha adolescência. Hoje, aprender a fazer Ponto Cruz, está mais fácil, pois existem as Revistas de Artesanato, Blogs e Vídeos;

Por isso, vamos dar pelo menos 5 Dicas de Ponto Cruz para Iniciantes começarem agora mesmo!

Você sabia que o Bordado Ponto Cruz, é uma das artes mais exploradas no Artesanato?

Justamente por permitir que as pessoas criem diferentes “Desenhos” com os “Pontos” usando “Agulha e Linha” no “Tecido.

Considerado um dos tipos de bordado mais tradicionais, o Ponto Cruz pode ser explorado em diferentes objetos, além dos tecidos. Como no caso de peças de roupas, toalhas para banho, fraldas infantis e outros materiais feitas com o bordado.

Preparado? Veja as dicas para iniciante que desejam aprender as técnicas de Ponto Cruz; E comece já!

Materiais Para Fazer Ponto Cruz

Os materiais para se fazer o Ponto Cruz são básicos e baratos; Pode-se investi pouco dinheiro para começar a fazer Ponto Cruz. Para quem é iniciante, o que poderá ser mais caro para comprar, serão as linhas. Mas como vai iniciar, compre as linhas mais baratas.

Veja a relação de matérias para iniciar no Ponto Cruz:

  • Tecido Etamine;
  • Agulha de ponta grossa;
  • Tesoura grande para cortar tecido;
  • Tesoura pequena para cortar as linhas;
  • Linhas de cores variadas;
  • Gráficos;
  • Caixa Organizadora;

Obs: As linhas, também conhecidas como Meadas.

Como Fazer o Ponto Cruz

Para iniciar no Ponto Cruz, precisamos saber os requisitos desta arte. Requisitos como saber os tipos de tecido, tipos de linhas, o que é um gráfico, e a execução do ponto Cruz.

Gráficos de Ponto Cruz

O gráfico é um desenho, foto ou imagem formada por pequenos quadrinhos; Cada quadrinho é um gráfico. Cada quadrado ocupado é igual a um ponto, onde você irá bordar.

Gráficos de Ponto Cruz

Como Fazer Gráficos de Ponto Cruz

Já existem milhares de gráficos prontos de ponto cruz para você baixar, em revistas de ponto cruz e livros.

Mas você pode fazer seu próprio gráfico em Ponto Cruz.

Como?

Usando uma imagem, foto ou desenho com boa qualidade gráfica. Basta usar este programa: Criador de Gráficos Online – Inserir sua imagem, e o Criador de gráficos, cria seu gráfico instantaneamente.

Tecido para Bordar

O bordado em ponto cruz, tem tecido próprio; O principal deles é chamado de “Etamine” – Que é feito de algodão e cheio de furinhos. Existe diferente Etamina com furos com tamanhos diferente, uns mais pequenos e outros maiores.

Existem outros tipos de tecidos, feitos de algodão que também servem para bordar. Como por exemplo, o linho e o xadrez.

Tecido para Bordar

Bastidor

Bordar um tecido com ponto cruz é uma tarefa simples, mas, existe uma ferramenta que pode deixar o trabalho ainda mais prático e ágil.

O nome dessa ferramenta é “Bastidor” –  Já mostrei alguns artesanatos feito com bastidores: Enfeite de Porta para Maternidade.

Basicamente os bastidores são duas argolas de madeira, onde se prende e se estica o tecido, sobre o qual você vai bordar.

Bastidor

Linhas para Bordado

As linhas usadas para bordar o Ponto Cruz, como já escrevi em materiais, são chamadas de “Meadas”.

As meadas tem – seis fios – que são torcidos juntos, mas para usar você precisa separar os fios para bordar.

Linhas para Bordado

Encontre o final do fio da meada, para separar o fio em linhas individuais; Puxe a linha para cima e para fora lentamente, até que esteja completamente separado dos fios restantes.

Dai, é só enfiar na agulha e começar a bordar.

Como Iniciar o Ponto Cruz

Antes de começar a bordar é bom treinar, pois a prática leva a perfeição; Comece fazendo carreirinhas do Ponto Cruz em um tecido, usado somente para os exercícios.

Ponto Cruz

Você vai começar enfiando a linha de baixo para cima, da direita para a esquerda, trazer a linha para frente cruzando, depois volta com a linha por cima fazendo um X, assim como na foto abaixo:

ponto-de-cruz-iniciante-5

Arremate

Arremate, é a finalização do bordado. Para fazer o arremate, é mais comum arrematar atrás do tecido (parte detrás do bordado). Para não te risco de interferir no desenho do bordado e atrapalhar o resultado final.

Para isso, basta que a agulha vá para o avesso do Etamine, e assim começar a trabalhar com as traminhas(carreirinha de linha) tanto na vertical como na horizontal. Por exemplo, na horizontal basta passar a agulha por baixo da traminha e também da linha.

ponto-de-cruz-iniciante-9

Com isso, pode voltar para continuar o desenho do gráfico, finalizando o bordado Ponto Cruz. Esse é apenas um exercício para aprender a bordar com qualidade e precisão.

Exercícios de Ponto Cruz

Faça na prática alguns exercícios de Ponto Cruz, assistindo este vídeo. Já tem seu tecido, agulha e linha? Começa agora!

Cuidados ao Bordar

Certifique-se de manter seu trabalho à distância correta de seus olhos. Para encontrar essa distância, mantenha seu trabalho ao comprimento do braço, em seguida, traga gradualmente até que você possa vê-lo claramente.

Fora do Brasil, li que as mulheres ao bordar, usam mais um suporte: A Lupa. Usam de forma suspensa na frente do bordado, para facilitar a visualização do pontos. Pois existe o risco de cansar e força a vista de quem pratica o bordado, prejudicando a visão.

ponto-de-cruz-iniciante-14

Espero que estas dicas de Ponto Cruz para Iniciante possa lhe ajudar a começar a fazer seus lindos bordados! Compartilhe e comente : )

Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Boa tarde!
    Faço ponto cruz a muito tempo e uso o estilo avesso perfeito.Observando as explicações acima, vi que foram contados como se fossem de cinco em cinco buraquinhos, o que não concordo.A não ser pelo tamanho da trama.

    Como existem várias tamanhos de trama, desde o pequenino ao maior, então temos que ter a cruz na medida certa para não ficar pequeno ou grande demais.
    Outra coisa sobre o arremate: quando se termina o último ponto, faz-se o arremate pelo lado direito, enfiando a linha por baixo de umas cinco cruzes.
    Espero ter ajudado e caso alguém queira, tenho o gráfico de como se aprende ponto à ponto do ponto cruz, no avesso perfeito.
    Meu email é [email protected]

    Grande abraço e grata pelas dicas, espero ter ajudado.

    Faz tempo que eu queria uma explicação simples, como essa que você deu! Muito obrigada!

      Obrigada, Thereza. Justamente, são pontos importantes para iniciantes no Ponto Cruz : )

    ola eu gostei mto do site, mas o video ta meio embaçado mas é mto legal. Parabens!!!