Veja como reciclar tampinhas de garrafas e aprenda como fazer um porta travessa com fuxico e tampinhas de garrafas, muito interessante e fácil de fazer.

Sugestão de artesanato reciclado com artesanato com fuxico, uma idéia incrível e sustentável.

Imagine como vai ficar linda na mesa da ceia de natal.

Porta travessa com tampas de garrafas

Porta travessa com tampas de garrafas

Faça essa linda travessa de tampinhas com fuxico e deixe sua cozinha muito mais bonita e original, e você também pode presentear e vender.

Além de ajudar o meio ambiente reciclando tampinhas de garrafa, você também pode lucrar.

Materiais paraa travessa


  • Máquina fitlaser modelo
  • Alicate franzidor fitlaser
  • Cartela fitlaser 68 acessório e 96 acessório
  • 36 tampinhas de garrafa de vidro
  • sacolas plásticas
  • 1,20 m de voal ou musselina estampado amarela ou laranja
  • 20 cm de feltro da cor verde musgo
  • Retalhos de voal ou musselina na cor verde
  • EVA na cor branca
  • Lantejoulas na cor preta
  • Cola quente

Molde da travessa

Baixe aqui o molde de EVA para colar as tampinhas: Link do molde

Passo a passo porta travessa de tampinhas

Assista agora, ao passo a passo da travessa abacaxi de tampinhas recicladas, ensinada pela artesã Yvone Lobato, no programa ArteBrasil, tudo bem detalhado pra você aprender direitinho como se faz.

Atenção! No vídeo tem duas aulas de artesanato, portanto, a aula da travessa é a segunda aula:

Passo a passo:
Antes de revestir a tampinha dê um pingo de cola quente no fundo da tampinha e imediatamente revista-a com a sacola plástica, aperte no alicate franzidor e sele na Fit Laser, neste momento a cola ainda estará quente, então aperte o centro para aderir ao fundo da tampinha. Este processo de revestir as tampinhas com o plástico evita que a mesma enferruje após a lavagem, danificando seu trabalho. Repita o processo, dando novamente um pingo de cola quente no centro da tampinha revestida com o plástico e revista com o tecido. No centro da tampinha já revestida com o tecido, dê um pingo de cola quente e cole a lantejoula.

COROA DO ABACAXI:
Recorte 12 folhas da cartela 96 no feltro verde e faça três grupos de quatro folhas para formar as folhas da coroa do abacaxi, cole-as no sentido vertical, de forma que fiquem duas pontas voltadas para cada lado, em alturas diferentes, lembre-se que a última folha a ser colada deve ficar do lado de trás para fazer o acabamento da colagem. Feito isto você terá três conjuntos de folhas para formar a coroa do abacaxi.

MONTAGEM:
Pegue o esquema de montagem no site, mande ampliar o dobro ou construa seu próprio molde com as medidas indicadas, onde:
Faça um molde para o corte da base de EVA seguindo o formato em linha inteira do esquema. Corte no EVA observando que esta base é menor que a área ocupada pelas tampinhas, isto para deixar um contorno sinuoso na peça final.
No papel construa uma guia para encaixe das tampinhas, assim: com tiras de 0,5 cm de EVA cole bem encostado nas linhas tracejadas do esquema, isto evitará que as tampinhas escorreguem.
Acomode os fuxicos de tampinha com o lado liso (avesso), para cima dentro do guia, fazendo com que os fuxicos de tampinhas fiquem bem firmes e não saiam do lugar ao iniciar a colagem.
Sobre a base de EVA distribua os 3 conjuntos de folhas de feltro e cole-os formando a coroa do abacaxi.
Com a base de EVA já com as folhas, sobreponha centralizado sobre as tampinhas (previamente acomodadas dentro do guia), firme no centro e comece a colar pelas beiradas superior colocando uma gota de cola quente em cada tampinha, e vá colando em linha.
Retire o seu porta travessa do guia e está pronto seu trabalho, repita o mesmo processo para os demais tamanhos.

Artesã(o): Yvone Lobato

Gostaram da dica de hoje? Curta e compartilhe para todos!

Fonte: Programa Arte Brasil  Via :Artesanatos reciclados 

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    EU ADOREI ESTE PORTA TRAVESA E LINDO DE MAS ,, GOSTEI DE TUDO MUIIIIIITO LINDO

    são informaçoes e ensinamentos muito uteis, para podermos aumentar a nossa renda financeira, obrigado, voces são 10 abraços

    Como faço para receber o risco do bordado ensinado acima ?

    vou fazer para o natal!

    Gostaria saber como assistir passo a passo porta travessa de tampinhas com fuxico, obrigada

      Olá Helena, para assistir ao vídeo basta clicar no botão no meio do vídeo que é o botão de iniciar. Abraços.

    Achei muito interessante, principalmente para o verão onde na praias serão muito utilizados. Obrigada, precisamos de dicas interessantes para o natal, já estamos quase no final de agosto e, temos de fazer tudo cedo para estar pronto em novembro para vendas.