A Prefeitura do Recife inscreve nestas segunda (18) e terça-feira (19) de 2010 para a seleção que vai preencher 12 mil vagas de Cursos de artesanato e  profissionalizantes.

Serão oferecidos 49 cursos gratuitos em 11 áreas de formação profissional oferecidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Ao todo, 17 unidades de ensino receberão aulas de alimentação, higiene e beleza, escritório, artesanato, educação e saúde, construção civil, industrial, artes, vestuário, turismo e idiomas.

Outros cursos online

E falando em cursos, você pode garantia uma vaga nos demais cursos online! Se inscreva agora:

  • Saboaria Artesanal – Frutas Tropicais – Clique aqui!
  • Saboaria Artesanal – Linha Provence – Clique aqui!
  • Encadernação Artesanal – Festas e Eventos – Clique aqui!
  • Curso de Decoração com Balões Online
  • Caixas em MDF com Estilo –  Clique aqui!
  • EcoBolsas com Caixas de Leite –  Clique aqui!

Quem pode participar

Podem participar qualquer pessoa, a partir dos 14 anos (dependendo do curso), desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas as unidades de ensino. As inscrições vão ocorrer nas próprias escolas, no horário das 8h às 20h.

Documentos

No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido).

No caso da Associação Pestalozzi, na Iputinga (anexa à Escola Municipal Casarão do Barbalho), o atendimento será exclusivo para pessoas com deficiência intelectual. As famílias interessadas devem entrar em contato direto com a escola pelo telefone (81) 3453-5979.


Todos os cursos oferecidos têm duração de três a seis meses, com 250 e 450 horas/aula, respectivamente. A única exceção é o curso de Auxiliar de Serviços Gerais da Associação Pestalozzi, com 700h/a. O percentual mínimo exigido para certificação, em cada curso, é de 75%.

Além dos dois dias para inscrições, o calendário prevê, para o dia 22 de janeiro, sorteio nas escolas quando o número de inscritos for superior às vagas oferecidas. Esse sorteio será aberto ao público e ficará sob a responsabilidade da direção da escola e de seu conselho escolar.

A divulgação dos resultados está marcada para o dia 26, em listagens afixadas em cada unidade participante. Já a efetivação das matrículas acontece nos dias 27 e 28, com início das aulas no dia 4 de fevereiro, juntamente com toda a rede municipal de ensino.

Terão prioridade durante o sorteio os estudantes da rede municipal de ensino entre 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série), Educação de Jovens e Adultos e as pessoas inscritas nos programas sociais, mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife, como ProJovem, Coordenadoria da Mulher, Bolsa Escola e Bolsa Família, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com apresentação do encaminhamento do órgão ou secretaria até o dia da matrícula.

Para quem tem 14 anos ou mais, são oferecidos cursos nas áreas de artesanato, artes e idiomas; a partir dos 16 anos, nas áreas de alimentação, higiene e beleza (cabeleireiro, manicure, maquiagem e penteado); escritório; industrial (exceto caldeiraria); turismo; vestuário; educação e saúde (recepcionista na área de saúde).

A partir dos 18 anos, o candidato poderá disputar uma vaga nas áreas de saúde (cuidador de idoso); higiene e beleza (estética facial e estética corporal); industrial (caldeiraria); alimentação (garçom e garçonete).

Os cursos funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã (7h30 às 12h), tarde (13h30 às 18h) e noite (18h40 às 22h).

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Como eu posso fazer um cursa artesanato com garrafa pet caixinha de leite e outros mais.

    BOA NOITE AONDE POSSO FAZER OS CURSOS
    E MIM INSCREVER NOS CURSOS QUE OS SENHORES TEM .ESPERO REPOSTA ATRAVEZ DO EMAIL QUE ENVIEI AGUARDO ANCIOSA POIS PRECISO DE FAZER UM CURSOS QUE ME TER CONDIÇÕES DE VOLTAR A TRABALHAR AGRADECIDA

    bom dia! gostaria de saber se estão abertas inscrições para cursos de artesanato.

    ROSEMARY, os cursos são só para estudantes. Mas, entre em contato com prefeitura de Recife.

    ja terminei o ensino medio a 10 anos,posso fazer o curso de artesanato?

    eu quero muito faser um curso de manicuri

    Boa tarde,

    A oportunidade de curso gratuitos, deveriam se estender até o Ceará, onde muitas mulheres são empreendedoras e falta somente uma oportunidade de se expandir na área que estão.
    Que pena que nem o Governo e nem a Prefeitura se empenhem nisso.
    Grata e Sucesso