Artesanato Brasil


Faça parte de nossas comunidades:Add G+Comunidade no FACEBOOKSiga TWITTERPicasaYoutube Artesanato BrasilPinterestNewsletter  .

RECIFE: Cursos Gratuitos de Artesanato e profissionalizantes

A Prefeitura do Recife inscreve nestas segunda (18) e terça-feira (19) de 2010 para a seleção que vai preencher 12 mil vagas de Cursos gratuitos de artesanato e  profissionalizantes.

Serão oferecidos 49 cursos gratuitos em 11 áreas de formação profissional oferecidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Ao todo, 17 unidades de ensino receberão aulas de alimentação, higiene e beleza, escritório, artesanato, educação e saúde, construção civil, industrial, artes, vestuário, turismo e idiomas.

Podem participar qualquer pessoa, a partir dos 14 anos (dependendo do curso), desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas as unidades de ensino. As inscrições vão ocorrer nas próprias escolas, no horário das 8h às 20h.

No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido).

No caso da Associação Pestalozzi, na Iputinga (anexa à Escola Municipal Casarão do Barbalho), o atendimento será exclusivo para pessoas com deficiência intelectual. As famílias interessadas devem entrar em contato direto com a escola pelo telefone (81) 3453-5979.

Todos os cursos oferecidos têm duração de três a seis meses, com 250 e 450 horas/aula, respectivamente. A única exceção é o curso de Auxiliar de Serviços Gerais da Associação Pestalozzi, com 700h/a. O percentual mínimo exigido para certificação, em cada curso, é de 75%.

Além dos dois dias para inscrições, o calendário prevê, para o dia 22 de janeiro, sorteio nas escolas quando o número de inscritos for superior às vagas oferecidas. Esse sorteio será aberto ao público e ficará sob a responsabilidade da direção da escola e de seu conselho escolar.

A divulgação dos resultados está marcada para o dia 26, em listagens afixadas em cada unidade participante. Já a efetivação das matrículas acontece nos dias 27 e 28, com início das aulas no dia 4 de fevereiro, juntamente com toda a rede municipal de ensino.

Terão prioridade durante o sorteio os estudantes da rede municipal de ensino entre 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série), Educação de Jovens e Adultos e as pessoas inscritas nos programas sociais, mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife, como ProJovem, Coordenadoria da Mulher, Bolsa Escola e Bolsa Família, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com apresentação do encaminhamento do órgão ou secretaria até o dia da matrícula.

Para quem tem 14 anos ou mais, são oferecidos cursos nas áreas de artesanato, artes e idiomas; a partir dos 16 anos, nas áreas de alimentação, higiene e beleza (cabeleireiro, manicure, maquiagem e penteado); escritório; industrial (exceto caldeiraria); turismo; vestuário; educação e saúde (recepcionista na área de saúde).

A partir dos 18 anos, o candidato poderá disputar uma vaga nas áreas de saúde (cuidador de idoso); higiene e beleza (estética facial e estética corporal); industrial (caldeiraria); alimentação (garçom e garçonete).

Os cursos funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã (7h30 às 12h), tarde (13h30 às 18h) e noite (18h40 às 22h).

Novidades por e-mail.

Cadastre seu email e receba gratuitamente artesanatos por e-mail:

Como se cadrastrar em nossa Newsletter? Clique aqui!

Comentários (7)

  1. Maria Neuman disse:

    Como eu posso fazer um cursa artesanato com garrafa pet caixinha de leite e outros mais.

  2. BOA NOITE AONDE POSSO FAZER OS CURSOS
    E MIM INSCREVER NOS CURSOS QUE OS SENHORES TEM .ESPERO REPOSTA ATRAVEZ DO EMAIL QUE ENVIEI AGUARDO ANCIOSA POIS PRECISO DE FAZER UM CURSOS QUE ME TER CONDIÇÕES DE VOLTAR A TRABALHAR AGRADECIDA

  3. Marta maia disse:

    bom dia! gostaria de saber se estão abertas inscrições para cursos de artesanato.

  4. Karen disse:

    ROSEMARY, os cursos são só para estudantes. Mas, entre em contato com prefeitura de Recife.

  5. Rosemary disse:

    ja terminei o ensino medio a 10 anos,posso fazer o curso de artesanato?

  6. ana paula maria de o. disse:

    eu quero muito faser um curso de manicuri

  7. Fátima Gomes disse:

    Boa tarde,

    A oportunidade de curso gratuitos, deveriam se estender até o Ceará, onde muitas mulheres são empreendedoras e falta somente uma oportunidade de se expandir na área que estão.
    Que pena que nem o Governo e nem a Prefeitura se empenhem nisso.
    Grata e Sucesso

Deixe seu comentário


dois − 1 =