Ano passado, fiz diversos Artesanatos para meus filhos usarem como recursos pedagógicos para contar histórias na sala de aula; As professoras passaram como tarefa de casa que eles levassem Fantoches, então, fiz fantoches da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo para as Histórias do Folclore, fiz fantoches de frutas para ajudar no ensino da alimentação e outras artes mais. Eles, com certeza aprenderam muito melhor e ainda ficaram com os bonequinhos para brincar em casa.

Então, para ajudar a você e a mim também, fiz este poste com uma Seleção de Recursos Pedagógicos Artesanais e com materiais reciclados.

Artesanato Diferenciado na Educação

Conhecido pela capacidade de aproveitar materiais aleatórios e pelo uso da criatividade, o Artesanato pode ser caracterizado como uma “Arte diferenciada” que pode ser usada para o desenvolvimento de elementos que podem servir também como recursos pedagógicos usados habitualmente na sala de aula.

Esses recursos didáticos podem ser criados de forma simples, podendo explorar alguns materiais comuns no artesanato como o TNT, E.V.A, feltro e outros para que possam deixar todos os recursos interativos e capazes de prender a atenção das crianças.

Com isso, torna-se possível desenvolver aulas que favorecem a aprendizagem, além da sua capacidade em ajudar no desenvolvimento físico, motor e cognitivo das crianças.

Confira abaixo, mais detalhes sobre como criar recursos pedagógicos com artesanato para aulas educativas.

Prenda a Atenção ao Contar Historinhas

Gostar de livros envolve hábito e incentivo! ➝ Saiba Como Funciona

A composição de Cenário com Caixas, Aventais e outros elementos divertidos tendem a fazer uma grande diferença no momento de contar Historinhas Para as Crianças, criando recursos que permitam prender a atenção das mesmas e deixá-las mais atentas para os desfechos das histórias.

Essa ideia de usar recursos pedagógicos passou a ser tida como uma iniciativa que favorece a aprendizagem e ainda tende a ajudar no desenvolvimento de habilidades, permitindo que as crianças encontrem meios distintos para a interação.

Os recursos didáticos se tornaram assunto de discussões que visam melhorar as formas de ensinar questões básicas ou complexas para as crianças, e o interessante seria como os educadores tendem a desenvolvê-los.

Claro que existem projetos prontos, mas torna interessante a ideia de desenvolver alguns recursos pedagógicos usando o artesanato e inclusive podendo tornar essa ideia uma Aula Educativa para que as crianças auxiliem o educador no desenvolvimento dos recursos e para que posteriormente possam usá-los.

Recursos Pedagógicos para Fazer com Artesanatos

Essa ideia de criar os recursos pedagógicos usando o artesanato é bem prática devido a possibilidade de usar materiais simples e que economicamente são fáceis de encontrar.

Assim a composição dos recursos pode explorar o uso de tecidos aleatórios como o TNT, Cetim e além de elementos comuns do Artesanato como o EVA, Feltro, Tintas e outros que tornam a composição do objetivo ainda mais interessante para as crianças.

Veja abaixo opções de recursos pedagógicos para fazer com diversos tipos de artesanatos:

Caixas para Contar Histórias

Você pode usar materiais aleatórios que permitem a criação de uma caixa que sirva para guardar elementos interessantes para criar as historinhas.

 

No caso, pode-se usar Papelão para Moldar a Caixa da forma que seja melhor, além de tecido como TNT para encapá-la ou inclusive eva e velcro para ter elementos decorativos. Basta usar a sua criatividade e explorar as possibilidades.

recursos-pedagogicos-historia-casa

Essa caixa casinha de feltro mais que linda aqui é da artesã Erica Catarina (Só podia ser), é uma casinha interativa para contar a história da cachinhos dourados e tem Dedoches de Feltro também, overdose de fofura. Veja mais fotos da casinha: Acesse aqui

recursos-pedagogicos-historia-teatro

Essa outra caixa interativa é da Tia Nenoca, é uma caixinha teatral e os bonecos são feitos de rolos de papel, a dica é bem legal além de uso para professoras de escolas seculares como também para professoras de escola bíblica. Adorei! Veja mais fotos dos trabalhos da Tia Nenoca: Acesse aqui

Avental com Fantoches

Os fantoches são recursos pedagógicos comuns nas Aulas Infantis e podem ser criados também com artesanato. A ideia seria desenvolver o avental junto com fantoches, podendo usar ambos os elementos no momento de contar as historinhas.

Use tecido específico para avental além de outros materiais que permitam desenvolver vários fantoches, como no caso do Eva, Meias e Feltro.

recursos-pedagogicos-historia-avental

Este avental é todo de feltro e tem bonecas fantoches princesas, foi feito pela artesã Krika EVArts. Você pode aproveitar a dica e fazer também em feltro ou tecido, o melhor é que tem moldes grátis no blog da Krika: Acesse aqui

Bonecos de Papel

Esses recursos didáticos podem ser criados tanto para usar na sala de aula, como também para que as crianças se divirtam em casa. Os bonecos podem ser criados de uma forma ainda mais simples, usando desde papel sulfite, até restos de jornais, revistas ou cartolinas e outros. Permita que os alunos façam os bonecos para que desenvolvam a sua capacidade física, a motora e a cognitiva.

recursos-pedagogicos-historia-papel

Fantoches de EVA

Nem preciso falar né?

Os fantoches de EVA são muito fáceis de fazer, além do EVA ser um material muito barato também mas, agora, você não vai acreditar no que estou prestes a compartilhar com você, está vendo estes dedoches de EVA aqui abaixo?

Pois é, são da Artes da Belinha, e estes são só alguns dos muitos dedoches que ela criou para ajudar na hora de contar histórias, e na fanpage dela você vai encontrar não só os moldes destes fantoches aqui, mais 50 outros moldes gratuitos para você baixar: Acesse já

recursos-pedagogicos-historia-fantoches-2

Fantoches de Feltro

Fantoches de feltro, assim como os de EVA também são fáceis de fazer e também são baratos, o que você vai ter que saber é usar uma agulha se for costurar mas, vou te dar uma dica, se você não tem habilidade com a agulha, pode apenas colar com cola quente.

recursos-pedagogicos-historia-feltro

Estes fantoches super fofinhos aqui são do tema fazendinha, e os moldes eu já postei aqui no site: Fantoches de Feltro Passo-a-passo de Bichinho

Além destes, também tem moldes de Fantoches Temas de Princesas

Teatro de fantoches de papelão

Acredite se quiser este teatro de fantoches é feito de caixa de papelão, está tão perfeitamente produzido que nem dá pra notar não é?

recursos-pedagogicos-historia-teatro2

Este teatro de fantoches em papelão é da Camila e em seu blog, o Milonga tem mais detalhes do teatrinho: Acesse aqui

Cenário para histórias de papelão

Este cenário de histórias feito de caixa está tão perfeito que só acreditei que era caixa por que a artesã contou rsrs, está muito lindo e caixa é um material que tem em qualquer lugar, fácil de encontrar e olha que recurso para histórias maravilhoso!

recursos-pedagogicos-historia-cenario

Este cenário de historinha dos três porquinhos eu achei no Flirck veja mais detalhes: Acesse aqui

Bichinhos e bonecos de pratos descartáveis

Está vendo que fácil que é fazer bichinhos e bonecos para contar histórias usando apenas pratos descartáveis? Pois é, depois de prontos é só colocar um palito e começar as histórias, as crianças vão amar e você não precisa gastar muito.

recursos-pedagogicos-historias-pratos

Este bichinhos de pratos descartáveis são do site First Pallete e lá você encontra o passo a passo: Acesse aqui

Bonecos de rolo de papel higiênico

Falando em recursos didáticos, você não pode deixar de usar os bonecos de rolo de papel, pode ser rolo de papel higiênico, de papel toalha, ou de qualquer outro rolinho até, de papel mesmo. Como você pode ver na foto abaixo, você pode criar bonecos, cidades e até transportes, dá para contar muitas histórias com eles e as crianças poderão e vão querer ajudar a fazer os bonecos.

recursos-pedagogicos-historia-rolos

Todos estes bonecos de rolos de papel aqui estão no site Mollymoocrafts e lá tem 20 projetos incríveis para fazer com rolos de papel higiênico: Acesse aqui

Achou muito? Aguarde que vem mais dicas…

Espero que você goste, que te ajude muito tudo que postei, curta e compartilhe com as tias, professoras, amigas, mamães e artesãs que você conhecer e vamos compartilhar o que é bom.


Publicidade:

Comentários

    esse trabalho com eva e um trabalho muito lindo e eu amei tudo que vir

    adorei suas ideias,adoro trabalhar com eva,e compartilho as ideias