Fazer trufas de chocolate não é uma tarefa muito difícil, apenas é necessário tomar alguns cuidados básicos etapa por etapa até que o processo seja finalizado com sucesso.

É por isso que vamos ensinar passo a passo uma maneira simples e saborosa de fazer trufas de chocolate.

Você vai aprender a fazer deliciosas trufas não só para agradar a família, mas é uma ótima opção para ganhar dinheiro. Esse é o tipo de guloseima que não tem uma época específica para vender, como o ovo de páscoa, por exemplo.

Trufas tanto são vendidas no dia a dia, como também são bastante procuradas em datas comemorativas como dia dos namorados, dia das mães, dia das crianças, natal, fim de ano, páscoa, etc.

Materiais da Trufa de Chocolate

  • 250 gramas de chocolate nobre meio amargo ou comum, também chamado de chocolate verdadeiro, contendo, no mínimo 25% de cacau em sua composição;
  • Cacau em pó;
  • 6 colheres (sopa) de creme de leite fresco;

Como Fazer Trufas Passo a Passo

  • Corte o chocolate em pedacinhos e leve ao fogo em banho-maria mexendo sempre. A água do banho-maria não pode está fervendo para não queimar o chocolate. Tome muito cuidado para não cair água no chocolate, senão terá que começar tudo de novo com outro chocolate.
  • O chocolate em pedaços também pode ser derretido no micro- ondas. Basta colocá-lo em uma tigela de vidro por 40 segundos em potência média. Em qualquer uma das opções, não é necessário que o chocolate derreta todo durante o processo, mesmo que ainda restar uns pedacinhos basta continuar misturando que eles dissolvem.
  • Acrescente o creme de leite fresco, misture e deixe esfriar. Em seguida tampe e leve à geladeira por 35 minutos, para que a mistura atinja uma consistência necessária para ser modelada. Em outra vasilha, peneire o cacau em pó.
  • Com ajuda de uma colher, pegue uma quantidade generosa do chocolate derretido e já consistente, faça uma bolinha e passe no cacau peneirado. Retire todo o excesso e coloque em uma bandeja. Depois que todas as trufas estiverem prontas, tampe e leve a geladeira por 15 minutos.
  • Embale suas trufas de preferência com papel chumbo, pois este preserva o sabor, o aroma e a textura das trufas, além de ser um excelente isolante térmico. Além da embalagem do papel chumbo, você pode colocá-las em outra embalagem decorativa.

Depois de prontas é importante armazená-las em local fresco e seco, em temperatura ambiente por no máximo sete dias. Não é aconselhável guardar na geladeira, pois quando for retirada a tendência é derreter mais rápido, e, além disso, se forma uma camada acinzentada sobre a trufa.


A cobertura da sua trufa também pode ser de avelã ou outras castanhas de sua preferência sendo torradas e picadas.

Se você deseja aromatizar suas trufas, normalmente são usados rum, conhaque, licor de laranja ou aguardente de cereja, no caso, mistura-se duas colheres de sopa no chocolate derretido. Porém se você não quer usar bebida alcoólica, uma boa opção são as essências.

Para fazer trufas recheadas o importante é equilibrar os sabores. O chocolate ao leite, por exemplo, harmoniza bem com sabores cítricos como o limão e o abacaxi. O importante é não deixar a trufa muito enjoativa, cítrica ou amarga demais.

Com todas essas dicas não tem como errar. Suas trufas vão ficar perfeitas para comer, vender ou presentear.

Lembre-se que tudo que se faz com carinho, capricho e dedicação têm tudo pra dar certo.

Comentários

    Eu quero vender trufas, bombons, chocolates finos em geral. Mas o Pessoal não deixa claro os seus ends. ou contatos claros, é confuso acha-los, poxa!

    legal gostaria q tivesse mais receitas.

    It had been some time since I visited website with such high quality information. Thansk a lot for the helpful information

    OLÁ GOSTARIA DE OBTER TUDO , RECEITAS , EMBALAGEN, PREÇOS DE VENDAS, FORMAS , ONE COMPRAR , ETC… DESDE JÁ AGRADEÇO, OBRIGADA.

    oii gostaria que me mandasse um e-mail com tudo que eu vou precisar para fazer trufa desde ingredientes ate utencilios to meia perdida e tb uma receita base para todas que eu so mudo o recheio quero fazer esse final de semana obrigaduu ate mais

    boa pascoa pra todos!!!bjs

    tudo e muito lindo

    receitas maravilhosas

    Adorei as receitas das trufas. Vou experimentar fazer algumas delas.Obrigada pelo carinho.

    Muchisimas gracias me va a ser de gran utilidad.
    Besitos

Veja Mais Artesanatos Agora: