Com mais de 500 milhões de usuários ativos o Instagram, se tornou uma das melhores redes sociais do mundo, onde podemos usa-lo para vender e divulgar nosso artesanato ou qualquer outro serviço ou produto.

É fato que existem milhares de vendedores divulgando seu produto no Instagram, e muitos deles, sequer conseguem uma única venda! Sabe por quê?

Porque não sabem como vender no Instagram de forma correta e efetiva.

Para vender no Instagram, precisamos entender como funcionar, como fazer divulgação, como chamar a atenção do seguidores, onde fazer a venda e alguns outros detalhes que mostraremos aqui.

Como Vender no Instagram e Divulgar Seu Artesanato

Criamos 6 dicas simples e fáceis para você obter sucesso e como ganhar dinheiro no Instagram com a venda do seu Artesanato. Caso, resolva por em pratica algumas delas. Continue a leitura.

 

Foco no Redirecionamento para o Site / Blog

Quando falo para focar no redirecionamento não significa colocar conteúdo de baixa qualidade no Instagram, mas sim lembrar que o objetivo é conduzir os seus seguidores/visitantes para o seu site, blog ou página de vendas.


Raríssimos são os casos de vendas de artesanato que ocorrem pelo Instagram, este não oferece suporte e tão pouco um meio interativo de “negociar” com o consumidor.

Contudo, é uma incrível fonte de redirecionamento de tráfego qualificado* (potenciais consumidores).

Esteja sempre pensando em formas de levar os seus visitantes para a página de venda, a qual contém mais informações e foi estruturada para conseguir converter um potencial cliente em comprador.

Preencha o Perfil Corretamente

O Instagram oferece um espaço com 150 caracteres para preenchimento do perfil pessoal, no qual você pode falar da sua loja.

Este campo pode ser aproveitado para direcionar os seus visitantes/seguidores para a página oficial, com mais informações e voltada para a venda.

Resumindo, faça uma pequena descrição do canal do instagram (informando o que será postado), após cite a marca, site e uma pequena descrição do que encontrará nela.

Use Hashtag para Melhorar Divulgação

As hashtags ou famoso jogo da velha ‘#’ são utilizadas antes de palavras chaves para alimentar a interação entre usuários do Instagram.

Ficou vago e difícil de entender? Vamos explicar melhor.

Quando uma foto traz a palavra chave precedida da hashtag (ex: #artesanatobrasil) ela irá ser “agrupada” dentro de todas as imagens com a mesma hashtag.

Assim quando as pessoas fizerem a busca no Instagram utilizando a Hashtag + Palavra, todas as imagens que utilizam a mesma hashtag aparecerão.

É uma excelente maneira de expandir a publicidade da marca de forma gratuita.

Para isso, faça um estudo do seu público alvo e descubra quais são os termos pesquisados para utilizar a hashtag.

Promoções de Artesanato no Instagram

Promoções são chamariscos que sempre funcionam bem, ainda mais quando realizadas nas redes sociais em que um visitante pode marcar outro e formar uma grande corrente.

Criar promoções que realmente sirvam como atrativo para que outras pessoas sigam seu perfil do Instagram e conheçam a marca pode significar muitas vendas futuras, pois quando lançar os novos produtos de artesanato irá receber e, com isso, será um potencial novo comprador.

Lembre-se, as promoções devem ser realmente boas, não é uma forma de “lucrar” através da venda, mas sim fazer propaganda com um baixo custo, pensando em vendas futuras.

Sorteios para Seguidores e Hashtags

Outra forma de conseguir centenas, talvez milhares de seguidores é através de sorteios. Fazer sorteio, por exemplo, de 3 artesanatos entre os seguidores da página e que compartilhem o post da promoção com a hashtag (pense em um nome, exemplo: #promoçãoartesanatobrasil).

Com esta pequena campanha poderá obter milhares de seguidores e vender muitos produtos futuramente.

Este tipo de campanha costuma ser a mais efetiva e de baixo custo, já que o preço do artesanato vendido é baixo, porque é o produto da própria empresa, consequentemente, trata-se apenas do custo e não do valor de venda de mercado.

Interaja para Gerar Confiança e Vendas de Artesanato

As redes sociais são baseadas em interações e isso é feito por base de linkagens/marcações, formando uma grande “teia”

Interagir significa fazer com que as pessoas se lembrem da sua marca, sintam confiança e criem intimidade. Como fazer isso?

Vou dizer primeiro o que NÃO fazer: não marque a pessoa 10x ao dia em um conteúdo, ela certamente deixará de seguir sua marca de artesanato e bloquear seus conteúdos.

Para interagir e criar intimidade você deve:

  • Responder todas as dúvidas recebidas nas fotos.
  • Responder os comentários de forma educada e carinhosa, sempre deixando um gancho para que a outra pessoa comente novamente nos seus produtos, podendo, inclusive, indicar outro produto.
  • Marcar de forma esporádica, raramente, uma determinada pessoa no artesanato, realmente por achar que ela irá gostar daquele produto.
  • Utilize hashtag.
  • Entre todos os dias, pelo menos 2 vezes ao dia, para verificar comentários e mensagens privadas. As pessoas tem pressa para serem respondidas e mantê-las com dúvida por muito tempo causa um sentimento de desconforto e desconfiança.

Sobre Vender no Instagram

Utilizar o Instagram para vender artesanato é uma excelente opção para ganhar dinheiro fácil com o que gosta, contudo, não deixe de aproveitar as outras Redes Sociais como Facebook, Pinterest. E é claro, seu próprio site ou loja (Elo7, Mercado Livre, etc)!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Obrigada por compartilhar as dicas. Excelente!