A montagem ou confecção de bijuterias ou bijuterias é a arte de organizar miçangas, vidrilhos e outros materiais em composições harmoniosas.

Não é necessário ser um artista, com habilidades natas, para ser bem sucedido nesta área pois as habilidades criativas podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa.

Este texto sobre as funções dos alicates para bijuterias, foi feito pensando em você que deseja preparar-se para o futuro, e necessita uma profissão, um emprego, ou um meio de ganhar dinheiro com artesanato.

Quando se vai começar a fazer artesanato em bijuteria passo a passo, é necessário aprender quais os tipos de materiais e ferramentas usar e quais as suas funcionalidades.

Você vai conhecer aqui, os tipos de alicates básicos utilizados para fazer bijuteria passo a passo.

Existem também outros alicates para além dos básicos que apresentamos a seguir, como os alicates de friso, alicates mistos, alicate de fazer engranzado, etc.


Alicates para Artesanato com Bijuterias


Gostaria de ganhar bastante dinheiro em um inovador Programa de Afiliados que paga excelentes comissões? Não deixe de acessar!


Tipos de alicates para Bijuteria

Tipos de alicates para Bijuteria

Alguns dos alicates para bijuteria apresentados já são conhecidos da maioria das pessoas, no entanto existem técnicas específicas para fazer bijuteria que necessitam de alicates muito específicos para desempenhar funções objectivas e assim facilitar todos os procedimentos.

  1. Alicate de Pontas redondas
  2. Alicate de fechar argolas, pontas chatas
  3. Alicate de corte
  4. Alicate de friso
  5. Alicate com pontas em nylon
  6. Alicate de abrir argolas duplas
  7. Alicate de engranzado (elo reforçado)

Alicates para bijuteria e suas funcionalidades:

Alicate de Pontas Redondas

alicates-para-bijuterias-redondo

Alicate de ponta redonda, como você pode ver, é arredondado e perfeito para fazer voltas simples, arredondando fios.

Alicates de bijuterias do Thespruce.com

Alicate de Nariz Corrente

alicates-para-bijuterias-corrente

Os alicates de nariz corrente são semelhantes aos de nariz redondos, exceto que o interior dos dentes dele são achatados. Eles são melhores para agarrar o fio com a superfície plana.

 

Alicate de Corte

alicates-para-bijuterias-cortadores

Os cortadores de fio permitem que você corte cabeçotes, alfinetes de olho e fios de jóias.

Alicate de Nariz Corrente Curvado

alicates-para-bijuterias-nariz-curvado

Têm todas as características dos alicates de nariz de corrente padrão e podem ser usados ​​para as mesmas técnicas.

Porém a ponta dele possui uma inclinação que permite que você alcance lugares apertados sem bloquear sua linha de visão.

Alicate de Friso ou Crimpagem

Este alicate serve para fazer terminais de colar, utilizando um tubo e esmagando-o de uma forma específica, segurando o fio de aço, ou arame metálico como você pode ver na foto 2.

alicates-para-bijuterias-crimpagem

E aqui está o alicate de crimpagem em ação.

alicates-para-bijuterias-crimpando

Alicate de Pontas Plana

alicates-para-bijuterias-nariz-plano

Alicate de nariz plano pode não ser tão essencial para uma caixa de ferramentas de fazer jóias básicas como alicate de nariz de corrente, mas você precisará de um segundo par de alicate tipo nariz plano para segurar o fio enquanto você o molda.

Você precisará de dois pares de alicate de nariz de corrente OU um par de alicate de nariz de corrente e um par de alicate de nariz achatado.

Alicate de engranzado – É um alicate muito específico que tem a funcionalidade de fazer “engranzado” de uma forma automática, engranzado é um elo reforçado, mais resistente que o elo simples pelo facto de a estremidade do fio ou arame ser enrolado em torno de si mesmo.

Conhecendo Mais Sobre os Alicates de Bijuterias

Se ainda tiver ficado alguma dúvida, assista a esse vídeo para entender melhor como funcionam os alicates que apresentamos acima:


Link direto para o vídeo Youtu.be/WLXKvOjG-nY

Invista em suas Ferramentas

alicates-para-bijuterias-ferramentas

As ferramentas para fabricar suas bijuterias são seus aliados mais próximos. Pode ser muito tentador, em primeiro lugar, sempre buscar a opção mais barata quando se trata de comprar ferramentas como alicate, serras, kits de kits, etc. …

Embora estejamos sempre procurando uma pechincha e economizando dinheiro, mas, realmente vale a pena gastar um pouco a mais  para obter ferramentas de boa qualidade que durarão mais e te ajudarão a dar suas peças um acabamento profissional.

Estes são os tipos de alicates mais utilizados para fazer bijuteria, no entanto, existem outros tipos de alicates que podem ajudar a fazer técnicas específicas de bijuteria com maior precisão mais estes são os básicos que você precisará de inicio para se fabricar bijuteria.

Espero que você goste das dicas e comece logo a produzir suas próprias bijuterias. Muito sucesso, e não esqueça de compartilhar com as amigas e amigos também.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    adoro seu trabalho, deus te abençoe.
    sou artesa.

Veja Mais Artesanatos Agora: