Hoje no Artesanato Brasil, fizemos um passo a passo – Como fazer “Barquinho de Papel” para portar Bombons, Pipocas ou Doces – Serve de enfeite de mesa para Festa Junina Infantil, ou simplesmente para deixar a decoração Junina e barracas mais bonita e agradável de se ver!

Toda criança gosta de fazer artesanato de origami, e o barquinho de papel é unanimidade! Quase todos sabem fazer.

Fiz muitos barquinhos quando criança. É muito legal ver um papel se transformar no barco.

Hoje mãe de dois filhos, de vez em quando, faço barquinhos para o mais novo brincar enquanto banha. Tira a maior onda no banho : )

Barquinho de Papel" para Porta Bombom, Pipocas e Doces de Festa Junina

Se você não havia pensado em usar os barquinhos de papel na decoração de festas, saiba que os barcos de papel são uma tendência nas decorações de festas infantis, principalmente se o tema for marinheiro.


Este enfeite não vai servir somente para Festas Juninas, você também pode usa-lo para decoração de festas de aniversário em geral,  em  Chá de bebê.

Procurei trazer uma ideia bonita e fácil de fazer, sem gastar muito. Por que vamos precisar somente de papel colorido e de nossas mãos para dobrar.

Podemos usar o barco para decoração de mesa de festa junina, oferecendo como lembrancinha ou deixar como enfeite de Porta doces ou Pipocas.

Veja também: Cone para Pipoca de Papel (passo a passo)

Mas vamos ao passo a passo do nosso barco de papel:

Materiais necessários

  • Papel colorido pode ser color set ou color plus;
  • Palito de churrasco ou de unha de 13cm.
  • Linha de pipa ou linha pesponto e agulha;
  • Tesoura e Cola branca;

Passo a passo do Barquinho de Papel (ou Barco de origami)

Passo 1. Corte o papel colorido no tamanho de uma folha A4.

Dobre a folha inteira ao meio(Foto 2. ), observe que a parte aberta da folha fica para baixo, você agora, vai marcar o centro da folha dobrada e vai dobrar as pontas de cada lado para o lado de dentro(foto 3), vai ficar virar um triangulo com uma base reta (foto 4)

barquinho-de-papel-origami-1

Passo 2. Dobre a parte as duas partes retas debaixo do triangulo para cima na frente e atras, como se fosse fazer um chapéu de papel. (Foto 1 e 2)

Depois dobre os cantinhos de cada lado como mostra a foto 3 e 4, você pode colar se quiser para prender bem.

barquinho-de-papel-origami-2

Passo 3. Agora, abra o triangulo no meio e dobre(Foto 1 e 2).

Peque a ponta debaixo do papel e dobre para cima(Foto 3), faça isso nos dois lados do papel(Foto 4)

Abra de novo no meio e vai ficar como na foto 5.

barquinho-de-papel-origami-3

Passo 4. Já está bem perto de terminar de fazer o barquinho de papel, agora, é só você abrir os lados do papel e o barquinho estará formado.

barquinho-de-papel-origami-4-final

E assim vão ficar os barquinhos de papel com origami ou dobradura, fácil né?

Meu filho quase não deixa tirar esta foto, por que queria brincar com todos eles! Esta vendo como os barcos ficam lindos? Quanto mais colorido, melhor fica.

Barquinhos de papel colorido

Passo 5. Agora é a hora de começar a decorar o barco, eu coloque um palito de churrasco inteiro no meu barco mas, ele ficou muito alto, então coloquei palitos menores nos outros barcos do tamanho de 13 cm, fica melhor.

Pegue um palito e enfie no centro do barquinho pela parte debaixo. Para deixar ele bem firme você pode colocar cola ou fita adesiva.

Amarre uma linha grande no topo do palito (Foto 1), com a ajuda de uma agulha enfie as pontas em cada lado do barco e amarre (Fotos 2 e 3).

barquinho-de-papel-montagem-mastro

Passo 6. Terminado de colocar o palito com a linha, vem a hora de decorar com mini bandeirinhas de Festa Juninas, para ficar bem personalizado.

Recorte mini bandeirinhas de papel no tamanho de 4,5 x 2 cm, esta talvez seja a parte mais demorada do passo a passo, então tenha paciência.

As bandeirinhas podem ser coladas na linha com cola branca, coloque 5 de cada lado e uma maior no topo do palito.

Uma dica bem legal é usar papel contact decorado para fazer as mini bandeiras assim, você só vai precisar recortar e colar na linha sem precisar de cola, como eu fiz nos outros barquinhos.

barquinho-de-papel-colando-as-bandeirinhas

E está pronto nosso barquinho de papel para enfeite junino ou para lembrancinha de festa junina. Colocar os doces dentro do barquinho e decore sua mesa!

Pode usar doces como Jujubas, Balinhas, Chicletes e Doces de Festa Junina, como as Paçoquinhas e Pé de moleque.

barquinhos-de-papel-enfeite-festa-junina

 

Espero que tenha gostado desta simples decoração com barcos de papel – Faça artesanatos com papel! Seja muito feliz! Espero ver sua decorações com estes barquinhos de papel no Facebook. Ok?

Gostou? Deixe seu comentário e depois compartilhe para seus amigos! Obrigada!

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    AMEI TODOS TRABALHOS AINDA MAIS DE RECICLAVEL, EU GOSTO DE FAZER É CAIXINHA DE GULUSEIMAS COM CAIXINHAS DE LEITE FORRADO COM E V A E COLAR NA FRENTE UMA FIGURA DE BICHINHO OU OUTRO MOTIVO , COMO POR EXEMPLO PERSONAGENS DA DYSNEI, MAS AS VEZES ME FALTA MOLDES POR FAVOR SE VC TIVER PODERIA ME ENVIAR, BJUS PAZ E BEM.

    Lindo♥Sempre criativa. Obrigada. Bjs ♡ ♡ ♡

    Muito lindo e fácil de fazer. Adorei.

    Amo todos os trabalhos que recebo , que tenho minhas netinhas ,sempre aproveito algo .

    Adorei este espaço de artesanato, sou eternamente grata. A minha querida cunhada que me mostrou .. São lindos os trabalhos, uma mais que o outro, parabéns pela ideia ….

    Estou adorando os artesanatos enviados, mas o que mais faço são as bonecas de pano, pesos de porta de tecido e de feltro
    desde já agradeço
    Mara

Veja Mais Artesanatos Agora: