O Carnaval é uma das datas comemorativas mais Festejadas do Ano – Um curto período de Festa de 3 dias onde há danças e desfiles com fantasias, máscaras – entre outros adornos … com carros ou carruagens. Mas, o tipo de festa dependendo muito da cultura e em que País esta se realizando.

É muito difícil falar de Brasil e não associar ao Carnaval. Muita gente ainda vê o nosso carnaval com um aspecto negativo.

Há pessoas que passam o ano inteiro aguardando o Carnaval do próximo ano e ainda há quem diga que o Brasil só começa a “funcionar” só depois do Carnaval …

Mas a verdade é que o Carnaval faz parte da cultura Brasileira. Divertir-se também faz parte do ser humano. E nós vamos refletindo durante o ano inteiro a alegria de ser brasileiro manifestada no carnaval.

História, Origem e o que é Carnaval?

Origem do Carnaval

O Carnaval é uma festa muito antiga, remonta ao século VI a.C., na Grécia. Era um rito de agradecimento aos deuses.


Já no ano de 325, no Concílio de Niceia, quando a Igreja Católica estabeleceu a data da Páscoa e da Quarta-feira de cinzas em seu calendário, logo, logo o Carnaval foi incorporado como festa antes do período da Quaresma (que se inicia justamente na Quarta-feira de Cinzas).

Por isso alguns estudiosos afirmam que a origem da palavra “Carnaval” tem a raiz latina, da expressão “Carnis Valedicere”, que significa “dizer adeus à Carne”, por ser uma festa que antecede a Quaresma, que é um período de jejum para os católicos. Nisto se tem por base a Origem do Carnaval.

Dia e Data do Carnaval

Todos os anos, o Carnaval muda de data. Na verdade, para se estabelecer a data do Carnaval, deve-se primeiro estabelecer a data da Páscoa, que rege quando será o Carnaval.

A data da Páscoa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril, sempre num domingo. A Festa da Páscoa também é uma festa muito antiga, e foi criada numa época em que o calendário era diferente, conhecido hoje como o calendário lunar. Em virtude a isto, a festa da Páscoa é regida pela lua, por um outro calendário.

A data da Páscoa sempre vai cair no Domingo seguinte ao da primeira lua cheia após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte, ou equinócio de outono no Hemisfério Sul (ou seja, no primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março). A partir daí, é só contar 47 dias antes, e se encontra a data de carnaval.

Nos próximos anos, a data de carnaval será: 2017, 28 de fevereiro; 2018, 13 de fevereiro; 2019, 5 de março; 2020, 25 de fevereiro.

O Carnaval no Brasil

O Carnaval é uma festa muito diversa, que muda a forma de se festejar de região para região, de acordo com os próprios costumes. É a maior festa popular do país, sem sombra de dúvidas. É uma festa que dura, em geral, nos quatro dias que antecedem a quarta-feira de cinzas.

No Rio de Janeiro, o mais famoso carnaval do mundo, há um espetáculo que, todos os anos, os brasileiros e turistas param para assistir: o desfile das escolas de samba. Com regras próprias, dignas de um campeonato organizadíssimo, os carnavalescos cariocas atentam a cada detalhe. Cada fantasia, cada movimento, cada nuance musical pode ser crucial para determinar a escola campeã. O espetáculo é tão grandioso que já se estendeu para outras cidades do país, como São Paulo, Recife e Manaus, entre dezenas de outras.

O circuito do carnaval em Salvador é enorme. A quantidade de turistas que a cidade recebe aumenta todos os anos. É sem dúvidas um dos destinos favoritos para quem gosta de curtir o carnaval. Os maiores cantores populares do país animam a festa, e todos os anos novos hits são lançados especialmente para o carnaval. É o momento de conhecer a cidade e curtir até o dia amanhecer em cinzas.

Há também regiões do país que comemoram o carnaval ainda segundo os costumes europeus, em especial, os costumes portugueses. Figuras como o Rei Momo, a Corte Real, as Rainhas e as Princesas figuram o carnaval de muitas comunidades, principalmente no interior do país. E há regiões, com tradições próprias, como Recife e Olinda com os seus bonecos gigantes. É muita criatividade e muita diversidade para uma festa só.

O Carnaval no Artesanato – Ótima oportunidade para ganhar dinheiro!

O Carnaval é tempo de criatividade, de muitas cores, de ser diferente. Já pensou em como você vai sair no Carnaval este ano? Em todos os detalhes? Acessórios?

Confira aqui algumas de nossas dicas para este carnaval! Temos certeza que você vai adorar!

Eu não sei você, mas particularmente não gosto do Carnaval por motivos pessoais – Mas é uma data que muito artesãos ganham alguma renda na confecção de lembrancinhas, máscaras, vestidos e muitos outros tipos de artesanatos lucrativos no Carnaval.

Máscaras de Carnaval

Mas, você sabia? O carnaval há muitos e muitos e muitos anos atrás …. Era uma festa aos “deuses pagãos” mas …. a muitos, e muitos, e muitos anos depois …

A  igreja católica reconheceu a festa e incluiu no calendário cristão, ou seja antes da “Semana Santa” que é o período de quarenta dias de Jejum de carne e de outras abstinências. Eu sempre achei  que o carnaval tivesse surgido no Rio de Janeiro (rsrs).

As máscaras são tradicionalmente usadas no carnaval de Veneza na Itália, e até hoje, existe uma loja de máscaras no coração da cidade onde máscaras são confeccionadas e decoradas a mão por artesãos.

 

Atualizando …

Comentários

    Boa noite!!! Gostaria de saber como funciona ??

    Bom dia! Muito legal saber sobre as datas comemorativas, obrigada.

    Que interessante!

Veja Mais Artesanatos Agora: