As rendas de uma forma geral são fáceis de tingir, exceto aquelas que são de poliéster.

As rendas feitas de fibras naturais como de algodão, por exemplo, absorvem a tinta com bastante facilidade, podendo ser tingidas com tintas de tecido em pó ou líquidas.

Já as de poliéster são quase impossíveis de serem tingidas, pois elas são fibras sintéticas feitas de petróleo, resultando em um material emborrachado e por isso não absolve a tinta.

Porém existem tintas específicas, difíceis de serem encontradas para esse tipo de trabalho. Só mesmo fazendo o teste para ver se realmente funciona como prometido.

Como Tingir Renda com Tinta em Pó ou Líquida

Coloque para esquentar uma quantidade de água que dê para imergir totalmente a renda.

A quantidade de água e tinta vai depender da quantidade de renda, mas, por exemplo, para 12 litros de água é necessário um frasco de tinta em pó ou líquida.


  • Dissolva a tinta em 500 ml de água quente e depois a misture no restante. Em seguida mergulhe a renda totalmente com o auxílio de uma colher de pau. A temperatura ideal da água deve ser de 60º Celsius. A renda deve ser lavada antes para tirar a goma.
  • Depois de 5 minutos acrescente 250 ml de sal (um copo americano), para 12 litros de água. No caso de uma quantidade pequena de renda e de água, usa-se uma ou duas colheres de sal.
  • Retire a renda e enxague em água morna depois na água fria e deixe secar normalmente.

O sal é usado para intensificar a cor, porém se a renda for de nylon, seda ou lã, ao invés do sal usa-se a mesma quantidade de vinagre com o mesmo objetivo.

Se você deseja que a sua renda fique com um tom mais claro deixe-a na mistura de 8 a 10 minutos, mas se deseja um tom mais escuro deixe agir por 30 minutos mexendo lentamente sempre.

Como Tingir Renda com Café ou Chá

No caso de tingir a renda com café, só será possível obter a cor meio pastel.

  • Faça o café normalmente como de costume, se quiser uma cor mais escura faça o café mais forte ou vice versa.
  • Mergulhe a renda já lavada dentro café mexendo constantemente. Deixe agir de acordo a cor que você deseja, por mais ou menos tempo.
  • Enxague em água morna e depois em água fria e deixe secar.

No caso de tingir com chá, o processo é o mesmo, podendo ser qualquer marca, de preferência o chá preto, porém assim como nos tingimentos anteriores, acrescente um pouco de sal ao chá para intensificar a cor.

Como Tingir Renda de Poliéster

Para tingir renda de poliéster, somente é possível com tinta especial.

Geralmente se usa 1 kg de tinta para a mesma quantidade de renda.

Por ser um tecido de difícil absorção, dependendo da cor desejada, às vezes é necessário o dobro de tinta.

  • Lave a peça com água morna e sabão;
  • Coloque a água para esquentar, é necessário que a água esteja quase fervendo para adicionar a tinta, em média 82.3º Celsius.
  • Agite a tinta e adicione na água, em seguida acrescente uma colher de chá de detergente.
  • Mergulhe a renda e deixe agir por 30 minutos mexendo sempre. Mesmo que pareça que a renda já atingiu a cor desejada é necessário respeitar o tempo exigido para não desbotar depois. Se não atingiu a cor desejada adicione mais tinta.
  • Depois dos trinta minutos, retire a peça enxague em água morna tornando-a cada vez fria. Torça a renda suavemente em uma toalha velha e coloque para secar.

Depois da renda seca é só usar a criatividade.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    adorei a sugestão da guirlanda de pascoa

    gosto muito de artesanato,por isto queria saber mais sobre as suas criatividade, desde já agradeço, e espero que vc mabde algo para mim.

    lindo!

Veja Mais Artesanatos Agora: