Qual criança nunca sonhou em ser astronauta para voar pelo espaço?

Quem não admira esses profissionais que treinam anos e anos para cumprirem suas missões de explorar o espaço?

Dia 09 de janeiro é o dia em que comemoramos o Dia do Astronauta.

“No primeiro ou segundo dia, todos nós apontávamos para os nossos países. No terceiro ou quarto dia, estávamos apontando para os nossos continentes. No quinto dia, só percebíamos uma única Terra…”
(Príncipe sultão Bin Salmon, astronauta da Arábia Saudita)

Origem do Dia

O Dia do astronauta é comemorado aqui no Brasil é dia 09 de janeiro por causa da Missão Centenário, que foi a missão responsável por levar o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, o paulista Marcos Pontes, em 2006.

Esta missão recebeu o nome de centenário em referência aos cem anos do voo de Santos Dumont, em 1906.

O Astronauta Brasileiro

O primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço nasceu em 1963, tinha 43 anos quando foi ao espaço.


Também é admirador das artes, pratica piano, violão, desenho e pintura a aquarela.

Marcos Pontes treinou por oito anos antes de ir para o espaço. Foi selecionado em um programa especial da NASA, que visava a construção da Estação Espacial Internacional.

Vida de Astronauta

Os astronautas precisam adaptar seus costumes, comida e roupas para uma missão no espaço. Os alimentos, por exemplo, precisam ser desidratados, para que eles durem o tempo necessário para cumprir a missão.

As roupas dos astronautas são o que os mantém vivos quando precisam sair da espaçonave.

Ela cria uma pressão interna artificial, evitando que o astronauta se despedace pelo vácuo do espaço, protege da radiação solar, de variações de temperatura e do impacto de micrometeoritos, cujo impacto no corpo pode equivaler ao de um disparo de arma de fogo.

Para dormir, precisam prender seus sacos de dormir nas paredes da nave, para evitar flutuarem ou baterem em algum equipamento ou em outro astronauta.

Outras Profissões Viajantes

Para quem gosta de viajar, mas acha que ser astronauta está além de suas possibilidades ou desejos, há muitas outras profissões que trabalham com viagens.

Turismo, jornalistas, fotógrafos, pilotos de avião, comissários de bordo são profissões que naturalmente viajam.

Arqueólogos, geólogos, oceanógrafos, linguistas precisam visitar países e diferentes lugares para aprofundarem suas pesquisas. Há quem componha a tripulação de cruzeiros nas mais diversas funções (cozinheiros, camareiros, professores de dança…) e trabalham viajando por dias e dias.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

    Preciso tirar uma dúvida,quanto ao concurso da festa junina. Eu gostaria de saber qual é o tipo de trabalho se um PAINEL,UM CASAL DE CAIPIRAS,UM CARTAZ…

      Olá Elma, este concurso foi em 2011, querida, se souber de algum agora este ano estarei colocando, abraços.