Toda mulher ama flores não é mesmo?

E como venho sempre postando idéias para decoração de jardins, quero mostrar para você “Como fazer um poço de pneu passo a passo” que vai te surpreender, para decoração do seu jardim ou de qualquer outro local que desejar.

Este artesanato de reciclagem foi feito pela artesã Gislaine Campato, que nos enviou as fotos e passo a passos para compartilhar com você. Tem muito talento essa mulher! É um poço de pneus decorativo para jardins que você mesma pode fazer.

Importância da Reciclagem de Pneus

Você sabe quanto tempo leva para um pneu se decompor?

Pois é, eu também não sabia, mas, descobri que o tempo é indeterminado, ou seja, praticamente vai levar milhares de anos e anos para um pneu desaparecer. Isso é assustador!  A quantidade de pneus que se ver jogado pelas cidades é muito grande.


Por outro lado, eles sendo tão resistentes e duráveis são uma ótima opção para reaproveitar a matéria prima e fazer muitos artesanatos reciclados. E o melhor, com tantos pneus velhos jogados por aí, você nem vai precisar gastar para consegui los.

Aqui no Artesanato Brasil, você vai encontrar dezenas de ideias de reciclagem de pneus e pode se inspirar fazendo poço com pneus ou outros trabalhos com pneus para jardim, móveis e utilitários para a casa.

Materiais para o Poço de Pneus

  • 2,80 m de caibro de madeira 6×8 cm
  • 3,60 m sarrafo de madeira 2×5 cm
  • 3 m de cano pvc 4 polegadas
  • 3 pneus velhos carecas
  • 4 parafusos sextavado rosca 1/4 x 75 mm
  • 12 parafusos de fenda cabeça chata 4,2 x 55 mm
  • 12 parafusos de fenda 4,2 mm x 25 mm
  • 4 parafusos cabeça de panela 4,2 mm x 38 mm
  • 1/16 de fundo zarcão
  • 1/16 de tinta esmalte sintético branco
  • 1/16 de tinta esmalte sintético terra cota
  • 1/32 de tinta sintético laranja
  • 1 l de thinner
  • Serrote

Passo a passo Poço de Pneus

Acompanhe agora, todo o passo a passo de como fazer um poço com pneus velhos feito pela artesã Gislaine Campato e faça o seu próprio poço decorativo de pneus, aproveitando a dica para fazer com outras cores e detalhes dando seu toque de criatividade.

Passo 1. Primeiro é preciso fazer a parte do telhado do poço, para isso, corte o caibro de madeira com 1,40 cm para a vertical, o outro com 46 cm para horizontal.

Risque o caibro usando o da horizontal como medida. Com o serrote e corte onde vc riscou, faça 3 gomos para facilitar.

Agora use um formão para a cava na medida. Encaixe e deixe-as em formato de cruz. Eis as peças encaixadas. Use a própria madeira como medida e divida bem ao centro do pneu. Fure com faca todos os pneus no lugar marcado. Encaixe a madeira no furo até o chão.

Já com as madeiras nos furos, Coloque a ripa por trás da estrutura e risque para acertar o grau da inclinação.

Coloque a tesoura na estrutura e parafuse, use parafuso cabeça de panela 4,2 x 25 mm.

Faça essa peça e coloque na parte de cima da estrutura do telhado.

Fure com uma broca, coloque as ripas usando parafusos cabeça chata 4,2 x 38 mm.

Serre o cano pvc ao meio. Serre um lado de 44cm de comprimento por 12 cm de largura. Depois, lixar para dar o acabamento. A telha (cano pvc) ficará com 22 x 12 cm.

Se tudo isso parecer muito difícil para você peça ajuda ao seu marido ou a um carpinteiro.

Passo 2. Coloque as telhas de 2 em 2 deixando o comprimento delas 40 cm de comprimento. Nas telhas use parafuso cabeça chata 4,2 x 55 mm. Pinte com esmalte sintético laranja.

Os pneus foram pintados com tinta esmalte sintético terra cota e depois de seca foram pintados com tinta esmalte sintético branco, cobrindo com muito cuidado com pequenas tiras formando tijolos.

E o resultado é este, um poço que quase nem se acredita que é feito com reciclagem de pneus. A pintura de tijolos ficou perfeita!

Passo 3. Depois de o poço de pneus ficar todo pronto e pintado, agora vem a parte da decoração é só preencher o interior do poço aqui foi colocado brita dentro dos 2 pneus de baixo e o resto foi completado com terra. Para finalizar é só pôr mudas de flores para deixar ainda mais bonito.

poco-de-pneu-reciclado-4

E aqui está um lindo poço feito de pneus reciclados para decorar a casa ou jardim.

 

Espero que você goste deste lindo artesanato tanto quanto eu gostei, se inspire e crie seu poço de pneus reciclados e aproveite para curtir e compartilhar para mais amigas também poderem aprender. Até logo!

Contatos da Artesã: Gislaine Campato

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    a terra q preenche os pneus fica no chão ou vc colocou um forro embaico?

    ficou muito bonito parabéns

    gostei ideias maravilhosas!

    suas ideias com pneus são ótimas ,parabens, amei esse posso,ficou muito lindo.

Veja Mais Artesanatos Agora: