O bordado ponto cruz é uma das artes mais exploradas no artesanato e justamente por permitir que as pessoas criem diferentes desenhos com os pontos.

Considerado um dos bordados mais tradicionais, o Ponto cruz pode ser explorado em diferentes objetos – ou no caso, em diferentes tecidos – como no caso de peças de roupas, toalhas para banho, fraldas infantis e outros que acabam mudando de aparência devido a personalização ao qual e feita com o bordado.

Se deseja aprender como fazer o ponto cruz confira o texto.

Materiais para fazer Ponto Cruz

  • Tecido etamine;
  • Agulha de ponta grossa;
  • Tesoura grande para Cortar tecido;
  • Tesoura pequena para Cortar linhas;
  • Meadas em cores variadas;
  • Gráficos;
  • Caixa Organizadora;

Como Fazer o Ponto Cruz

Para que consiga começar a fazer o ponto cruz, será necessário contar com os materiais citados acima, principalmente os gráficos, que acabam facilitando a criação do bordado justamente por serem uma espécie de molde;

Porém, para que os gráficos sejam úteis, é necessário saber interpretá-los de forma correta, tendo noção sobre o tamanho exato de cada bordado (contando os pontos) e outros detalhes que mostram cruciais para ter o bordado ponto cruz feito de maneira correta e seguindo o gráfico que está disponível.

Primeiro no Ponto Cruz

O primeiro passo para começar a fazer o ponto cruz seria separar um pedaço de linha e unir as duas pontas, deixando no final formar uma pequena argola. Assim que terminar de formar a argola pode pegar as duas pontas e colocá-las dentro da agulha, puxando a mesma até deixá-la com lados iguais.

Tecido Etamine para Bordado

Com isso feito será necessário pegar o etamine na intenção de começar o processo de bordado Ponto Cruz. Pegue a agulha e coloque ela a partir do etamine de baixo para cima deixando a argola na ponta, para passar a agulha.

Assim que passar a agulha por dentro da argola poderá notar que a linha se prendeu ao tecido etamine, podendo iniciar uma carreirinha de pontos do tamanho que desejar, ou que no caso, seja necessário conforme o que o gráfico demonstra – sendo um exercício ideal para pessoas iniciantes.

Pratique Exercício para Criação

A ideia para as pessoas que desejam aprender como fazer o bordado ponto cruz seria praticar esse exercício de criação das carreirinhas o máximo possível, para que assim consiga pegar prática para que crie os bordados de ponto cruz.

Ao concluir a criação da carreirinha, será necessário voltar com a linha, permitindo criar exatamente o ponto cruz do seu bordado.

Para criar esse ponto será necessário voltar o ponto a partir do mesmo local que desenvolveu o primeiro, permitindo criar “cruz” que dá o nome do ponto.

Trata-se de uma movimentação muito simples e que pode auxiliar as pessoas entenderem com mais afinco o processo de criação do bordado ponto cruz.

Outros Detalhes para Aprender o Ponto Cruz

Agora que entendeu como criar a carreirinha do ponto cruz, será necessário entender o processo de arremate, que por sinal tende a ser feito tanto pela frente como por trás.

O arremate mais comum é o feito por trás, sem riscos de interferir no desenho bordado e atrapalhar o seu efeito final. Para isso, basta que a agulha vá para o avesso do etamine, e assim começar a trabalhar com as traminhas tanto na vertical como na horizontal. Por exemplo, na horizontal basta passar a agulha por baixo da traminha e também da linha.

Com isso, pode voltar para continuar o desenho do gráfico, finalizando o bordado de ponto cruz. Esse é apenas um exercício para aprender a bordar com qualidade e precisão, mas existem outros exercícios que podem ser explorados, como esse.


Publicidade:

Comentários

    ola eu gostei mto do site, mas o video ta meio embaçado mas é mto legal. Parabens!!!

    Neste site tem um video muito legal tbm. Pelomenos eu adorei tbm !!! http://bit.ly/cuzmAY