Todos os anos, em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é comemorado para homenagear as conquistas econômicas, sociais, culturais e políticas das mulheres em muitos países ao redor do mundo.

Como começou o Dia Internacional da Mulher?dia-internacional-da-mulher-imagem

A comemoração do Dia Internacional da Mulher surgiu pela primeira vez durante o século 20 a partir das atividades dos movimentos trabalhistas na América do Norte e na Europa.

1909 – O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em 28 de fevereiro.

O Partido Socialista da América designou este dia em homenagem à greve dos trabalhadores do vestuário de 1908 em Nova York, durante a qual as mulheres protestaram contra as condições de trabalho.

1913 a 1914 – O Dia Internacional da Mulher tornou-se um mecanismo para protestar contra a Primeira Guerra Mundial.

Como parte do movimento pela paz, as mulheres russas celebraram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro.

1915 – Em outra parte da Europa, em ou por volta de 8 de março do ano seguinte, mulheres realizaram manifestações para protestar contra a guerra ou para expressar solidariedade a outros ativistas.

1975 – As Nações Unidas começaram a comemorar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

1995 – A Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, um roteiro histórico assinado por 189 governos, enfocou 12 áreas críticas de preocupação e previu um mundo onde cada mulher e menina pudesse exercer suas escolhas, como participar da política, obter educação, ter uma renda e viver em sociedades livres de violência e discriminação.

Desde aqueles primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher assumiu uma nova dimensão global para as mulheres em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O crescente movimento internacional de mulheres ajudou a construir apoio para os direitos das mulheres e sua participação nas arenas políticas e econômicas.

No entanto, em algumas regiões, os aspectos políticos e de direitos humanos de hoje se perdem e o foco é simplesmente expressar o amor e o apreço pelas mulheres.

Em outras regiões, o tema político e de direitos humanos principalmente designado pelas Nações Unidas ainda é forte.

A consciência política e social das lutas das mulheres em todo o mundo é trazida à tona, e muitas organizações estão defendendo a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Este dia é feriado oficial em muitos países, como; Afeganistão, Angola, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Burkina Faso, Camboja, China (apenas para mulheres), Cuba, Geórgia, Guiné-Bissau, Eritreia, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Macedônia (apenas para mulheres), Madagascar (apenas para mulheres) ), Moldávia, Mongólia, Nepal (apenas para mulheres), Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uganda, Ucrânia, Uzbequistão, Vietnã e Zâmbia.

Em alguns outros países, como Croácia, Romênia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Bulgária, Chile e Camarões, o dia não é feriado, mas é costume que os homens dêem flores e pequenos presentes às mulheres em suas vidas.

Artesanatos para o dia da mulher

Agora que você já conhece como surgiu o dia da mulher, aqui está uma lista de artesanatos para comemorar esta linda data:

Lembrancinhas para dia da mulher 

Flores de feltro 

Flores de papel

Flores de fuxico

Bolsas de tecido

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre o dia da mulher.

Deixe seu comentário sobre o que você acha desta data e de como é comemorado.

Me ajude a trazer mais idéias de artesanatos passo a passo para você aprender, compartilhando com sua amigas e amigos em suas redes sociais.

Seja nosso amigo nas redes sociais: Fanpage facebook – Instagram – Pinterest

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

Este artigo não possui comentários