Para quem é apaixonada por nichos, ou aquelas estantes que são cheias de divisórias, sabe o quanto esse tipo de móvel é caro. Mas é possível fazer qualquer tipo de móvel com alguns materiais recicláveis inclusive uma estante em forma de favo de mel.

Reprodução: Pinterest.com

Esse tipo de estante é bem fácil e fazer, e os materiais disponíveis no mercado também são de fácil acesso, com preços baixos, ou você pode usar materiais recicláveis que iam para o lixo como papelão, madeira de demolição, etc. Para aprender como criar uma estante em forma de favo de mel, continue lendo.

Reprodução: Pinterest.com
O material

Você já deve ter visto por aí, vários tipos de nicho em formato de colmeia ou de favo de mel. Os nichos são um charme e ficam ótimos em área externa, escritórios, quartos infantis, salas de estar e cozinhas. São adaptáveis a qualquer tipo de ambiente, e com a estante não é diferente.

O primeiro passo é decidir com que material você quer fazer a sua estante. Que pode ser madeira, algum pedaço de madeira que esteja sendo descartado, basta levar em alguma madeireira ou marceneiro e pedir para cortar no tamanho e formato desejado. Papelão mais duro, que possa ter uma estrutura reforçada também dá certo.

O formato

Antes de começar a criar a estante, é preciso criar o desenho, medindo a largura e a altura do móvel completo, já pronto, e depois preenche-lo com os favos de mal para acabar de formar o design. Separamos abaixo um modelo de desenho que pode ser usado como molde e modificado em seu tamanho de acordo com o seu espaço.

Reprodução: https://www.hypeness.com.br/2018/03/aprenda-a-fazer-uma-prateleira-linda-com-palitos-de-sorvete/

Depois de tirar as medidas, é preciso começar a cortar o material. Se for fazer a estante em madeira, basta levar as medidas há uma madeireira ou marcenaria, e pedir para alguém cortar nesses formatos. Se for no papelão, você pode usar uma tesoura grande, ou um estilete.

Reprodução: https://www.thekimsixfix.com/2017/04/easy-diy-hexagon-tray.html

A montagem

Para finalizar a sua estante em forma de favo de mel, para ficar mais fácil, o ideal é fazer todos os favos em separado, e depois ir unindo uns nos outros, nas posições e formatos que desejar ou que couber no seu espaço. Sendo assim, com pedaços de madeira, você pode fazer os favos com cola de madeira, para fixar as laterais. Já no caso do papelão, a própria cola branca consegue uma boa fixação.

Reprodução: https://greenweddingshoes.com/diy-honeycomb-backdrop-with-shelves/

Depois de montado os favos de mel, você pode começar a unir uns aos outros. Para a estante de madeira, usar cola é bom, mas pode ser necessário pregar com parafusos para ficar mais firme.

Reprodução: https://thedesignwalker.tumblr.com/post/146758666091/as-a-wall-structure-or-hanging-element
O acabamento

Para a estante em forma de favo de mel feita com madeira, o acabamento pode ser feito com verniz, ou tinta a sua escolha. E no caso do papelão, as tintas dão ótimo acabamento. Use as cores que desejar e combinar melhor com a decoração. Veja abaixo algumas inspirações.

Recomendados para você:

Comentários

    Excelente! Um show de criatividade. Parabéns…

    eu acho q voces deveriam esplicar melhor e colocar imagens ilustrativas.

    como posso fazer a estante favo de mel se nao concigo baixar o molde.

      O molde ta no link que indicamos, veja novamento. OU talves precisa intalar um *** leitor de PDF **** (busca no google).