Entrevista Exclusiva com o Artesão: Marcelo Darghan

marcelo-darghan-foto

Hoje vamos fazer algo diferente, trazer uma entrevista com o Artesão Marcelo Darghan exclusiva para o Artesanato Brasil. Espero que goste : )

Conheci os trabalhos do Artesão Marcelo Darghan há alguns anos atrás em revistas de artesanato que eu tinha e eram trabalhos muito criativos e apesar de não saber muito sobre ele, virei fã de seus trabalhos.

Você já deve ter visto o Marcelo Darghan em diversos programas de TV como, no programa Mais Você da Ana Maria Braga ou no Programa Mulheres da TV Gazeta, e você também deve achar que ele é uma pessoa muito carismática,  divertida e criativa.

Bem para quem não conhece o Marcelo Darghan, ele é artista plástico, apresentador, e artesão, leciona cursos de artesanato gratuitos e apresenta palestras por todo o Brasil.

Ele também é Apresentador dos Programa Artesanando em seu canal no YouTube e "Assim Fica Fácil", na Rede Seculo 21 .

Inclusive, este mês, Darghan completou um ano do programa Assim Fica Fácil que é exibido todo dia na Rede Seculo 21 com direito a plateia de 1000 pessoas, e música ao vivo.

Marcelo Darghan (em Estúdio)

Então, entrei em contato com o Marcelo Darghan e enviei algumas perguntas para ele, que foi muito gentil e nos respondeu prontamente.

E você vai conferir agora muitas curiosidades interessantes da vida e carreira deste grande artista.

Entrevista com Marcelo Darghan

Apresentador Marcelo Darghan

1. Qual sua naturalidade e onde você mora atualmente?

MD: Moro em São Paulo, minha cidade Natal !

2. Qual a sua formação profissional? Você exerce ou exerce alguma outra além do artesanato?

MD: Sou formado em jornalismo e programação visual , hoje trabalho com artesanato e como apresentador de TV , mas já trabalhei como DJ , vitrinista , faxineiro , vendedor de livros , publicitário , assessor de imprensa , professor de vitrinismo , entre outras coisas.

3. Como o artesanato entrou na sua vida?

MD: Por acaso , ao fazer uma vitrine usando feltro , o que chamou a atenção da Santa Fe Feltros , que me convidou para desenvolver algumas peças para divulgar o uso do feltro .

4. Quantas especialidades de artesanato você já aprendeu e qual a sua especialidade? Existe alguma que você ainda quer aprender ou pretende? 

MD: Já aprendi muitas coisas nesses quase 30 anos de carreira , mas o que mais gosto é fazer algo que seja acessível a todos. Sempre quero aprender algo a mais, no momento quero aprender a costurar à máquina .

5. Qual a técnica de artesanato você mais gosta de trabalhar? E qual você não tem muita afinidade?

MD: A que mais gosto é aquela que no momento pode trazer novidades para o público . Aquele que encanta as pessoas e faz com que queiram reproduzir por gostarem da ideia e por entenderem que são capazes.Não sou muito amigo do tricô e crochê.

6. Onde você busca inspiração para criar as peças, conhecimento e aprendizado para aprender aperfeiçoamento de novas técnicas?

MD: Observo muito tudo ao meu redor , as roupas das pessoas , seus comportamentos , assim como cinema , revistas , TV , música , shows , tudo que possa me trazer informações de cultura , história e modernidade .

7. Você tem um ateliê próprio para trabalhar ou tem um espaço em casa mesmo?

MD: Por conta da minha agenda muito cheia optei por trabalhar em casa.

8.Você faz artesanato todo dia?

MD: Trabalho todos os dias com criação de algo para o mercado de artesanato, não costumo ter dias de folga .

9. Você também da cursos de artesanatos? Como são feitos, como as pessoas podem participar?

MD: Meus cursos são sempre gratuitos e voltados para um grande número de pessoas, para participar as pessoas precisam se inscrever com antecedência e estarem dispostas a trocar informações com pessoas que não conheçam.

10. Quais dicas você pode deixar para artesãs aumentarem a sua criatividade?

MD: Observarem seu universo particular, buscar identidade e acreditarem em seu potencial , nem sempre o que o outro faz é bom para você !

11. Você enfrentou algum tipo de discriminação por ser homem e fazer artesanatos?

MD: Sim , no começo as pessoas não achavam que fosse um trabalho masculino e não queriam me ensinar, principalmente o bordado , que aprendi observando as pessoas fazerem.

12.Como surgiram as suas participações na TV? E como foi a primeira participação?

MD: Minha primeira participação foi em 1989 no Programa “Mulheres em Desfile” com a Ione Borges. Essas participações surgiram da necessidade de divulgar eventos que estava começando a fazer .

13. Você vive de artesanato? Que dica você dá para quem quer viver de artesanar?

MD: Sim, vivo de artesanato e acho que a principal dica é que a pessoa busque uma identidade, sem se preocupar em repetir o sucesso do outro .

14. Quando você decidiu que queria viver ou que daria para viver do artesanato?

MD: Quando ele surgiu à minha frente e se mostrou uma opção inédita , rica e pouco explorada , foi um desafio .

15. O que você acha que é preciso para qualquer pessoa fazer artesanato,talento ou vontade?

MD:Vontade , se alguém bota algo na cabeça , não há quem a segure .

16. Você tem canal no youtube? Fale sobre ele?

MD: É um programa voltado para o Faça Você Mesmo e a intenção é mostrar possibilidades que vão desde uma técnica antiga até como reformar móveis , não há limitações . O canal está no YouTube com mais de 100 vídeos variados. www.youtube.com/programaartesanando

JOGO RÁPIDO

  • Cantor preferido: Ney Matogrosso
  • Uma frase : Tudo Vale a Pena se alma não é pequena - Fernando Pessoa
  • Uma inspiração - Ney Matogrosso
  • Um ídolo - Tina Turner
  • Um filme - Hair
  • Um lugar - minha casa
  • Um sonho: de valsa
  • Comida preferida: arroz e feijão
  • Mensagem: Ouça seu coração e vá ser feliz!

E aí, gostou da entrevista?

Siga o Marcelo nas Redes sociais:
youtube.com/user/programaartesanando
facebook.com/darghan
instagram.com/darghan

Espero que sim, eu gostei de saber mais sobre o Darghan, ou desejar enviar um recado para ele, comente logo abaixo.

Se desejar ver mais artigos parecidos com "Entrevista Exclusiva com o Artesão: Marcelo Darghan" visita esta categoria de artigo: Artesanato como Negócio.

Artesanato Brasil

Esposa, Mãe, Autodidata, Trabalha com Artesanato há mais de 15 anos, depois de um colapso nervoso por excesso de trabalho, resolveu se dedicar apenas ao Artesanato para viver.

  1. Aline Kappaun disse:

    Olá... Fui conhecer o Darghan através do momento döhler aqui em Petrópolis rj...
    Olha,ele é um ser humano surpreendente,tira todo mundo do chão com seu carisma,bom astral, ninguém fica parado...um sucesso só rsrs adorei conhecê-lo...Sou artesã e estou bem mais confiante depois de conhecer um pouco mais da historia dele... um beijão pro Darghan e em tds

  2. ANTONIA COSTA disse:

    GOSTEI MUITO

  3. antonia_lula@hotmail.com disse:

    Olá! Gostei muito de conhecer o trabalho do Marcelo Derghan,pra mim é mais um motivo para eu continuar com meus trabalhos.
    Gostaria de sempre receber novas dicas, novos trabalhos.
    Obrigada pela inspiração! Obrigada!

    1. Artesanato Brasil disse:

      Prazer é nosso Antônia! Seja bem vinda!

  4. Jusivania Porto disse:

    Bom dia, gostaria de parabenizar toda a equipe pela linda entrevista, e dizer que não conhecia a história do Marcelo Darghan, fiquei emocionada com esse relato dele. Sou bem iniciante no artesanato, mais essas palavras dele que "Vontade , se alguém bota algo na cabeça , não há quem a segure" me deu um up para acreditar que sou capaz de aumentar a minha renda com o artesanato.
    Beijos a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up