Sexta-feira Santa - Origem, Significado e Paixão de Cristo

sexta-feira-santa-encenacao

Uma das datas mais importantes do calendário cristão é a Sexta Feira Santa, também conhecida como Sexta Feira da Paixão, data em que se relembra o episódio bíblico da crucificação de Jesus Cristo e sua consequente morte.

Dentre as diversas datas guardadas pelos religiosos cristão, esta é sem dúvida uma das mais importantes e significativas no Mundo.

A data é móvel, ou seja, não coincide todos os anos no mesmo dia, e tem como base a Primeira Sexta-feira de Lua cheia depois do Equinócio de Primavera, no Hemisfério Norte e do Equinócio de Outono, isso no Hemisfério Sul - O equinócio é um evento astronômico, onde as duas metades do planeta estão igualmente iluminadas, logo, o dia e a noite tem exatamente a mesma duração.

sexta-feira-santa-imagem

Créditos imagem: Pixabay

As origens da Sexta Feira da Paixão

A data sempre foi marcada por celebrações, mas somente no ano de 325 é que a Igreja Católica Apostólica Romana definiu os ritos e sacramentou a Calendário Cristão ao longo do ano, durante o Concílio de Niceia.

A partir daí a data ficou marcada como uma das principais celebrações para os cristãos, e é observada também por outras denominações religiosas, embora com algumas diferenças.

Nos países católicos, a Semana Santa, que vai do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, é a principal semana litúrgica dos cristãos, onde se revive todo o processo de captura, prisão, condenação, crucificação e morte de Jesus Cristo.

Sacrifícios e Significado

Todo o período da Semana Santa é marcado por homenagens e orações, que demonstram a gratidão e a devoção dos cristãos pelo sofrimento de Jesus, que segundo a Bíblia, morreu para libertar toda a humanidade dos seus pecados.

Portanto, para marcar a data, são comuns as penitências e os sacrifícios, como o jejum e o afastamento de outros prazeres mundanos.

Porque Não Pode Comer Carne

Ao longo do tempo, a tradição de não comer carne durante toda a quaresma, período de quarenta dias que vai da "Quarta Feira de Cinzas" até a "Sexta Feira Santa" foi sendo abrandada, embora ainda seja respeitada por setores mais devotos e tradicionais da comunidade cristã.

Sua exigência de não comer carne hoje, estar mais branda com o passar das décadas, a Sexta Feira Santa ainda é guardada, com jejuns parciais e com a restrição do uso da carne vermelha nos pratos consumidos, como forma de sacrifício e de agradecimento pela dor e sofrimento aos quais Jesus Cristo foi submetido.

São realizadas vigílias e diversas outras cerimônias ao longo da Semana Santa, e quanto mais se aproxima da Sexta Feira Maior, os rituais e as orações são intensificados.

A Sexta Feira Santa é o único dia do ano em que não se celebra a Eucaristia, exceto por ordem expressa do Papa, chefe da Igreja Católica.

A eucaristia é o rito de comunhão do pão e do vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de cristo, um dos principais ritos dos cristãos.

Encenações da Paixão de Cristo

sexta-feira-santa-encenacao

Créditos da imagem : g1.globo.com

Em muitas comunidades, não só no Brasil, mas em todos os países predominantemente católicos, é comum que os fiéis façam representações teatrais sobre a Paixão de Cristo, ou seja, todas as etapas, desde sua prisão até sua morte e ressurreição.

Essas representações em geral são feitas por membros da própria comunidade e apresentadas na Sexta Santa, como parte das homenagens relativas à essa data tão significativa para os cristãos.

Muitas dessas representações são bem conhecidas e atraem pessoas de outras comunidades e até mesmo de outras cidades, e tem a intensão de relembrar toda a via crucies que foi imposta à Jesus Cristo, revivendo assim seu martírio e reavivando a fé católica e os dogmas que mantém a Igreja.

A Influência no Cotidiano

Poucas datas comemorativas ao longo do ano causam tanta comoção e afetam tão diretamente o dia a dia das pessoas, principalmente nos países cristãos.

Por se tratar de uma estória bíblica trágica e até certo ponto cruel, é comum encontrar as pessoas mais reservadas e silenciosas durante a Sexta Feira Santa.

É comum encontrar as famílias reunidas, recolhidas em oração e em vigília, e são preparados pratos à base de peixe, como demonstração de obediência e respeito à data.

Grande parte do comércio das cidades se mantém fechado e embora haja algumas exceções, a data é marcada pelo silêncio e pelo respeito, sem que bares, casas de show ou outros estabelecimentos dedicados ao entretenimento estejam abertos nessa data.

Data Mais Significativa das Datas Cristãs

A Sexta Feira Santa é o ápice de uma celebração cristã que dura quarenta dias, e que marca um dos momentos mais marcantes para os praticantes da fé católica, já que por considerarem Jesus Cristo o filho de Deus, seu suplício e sua morte são realmente o fato histórico mais importante da história do Cristianismo.

Ao entregar sua vida em nome dos pecados de toda a Humanidade, Jesus Cristo atinge o patamar de Salvador, e todas as crenças envolvendo Jesus, narradas nos evangélicos, são a base de todos os dogmas e normas de conduta seguidas pelos cristãos. Relembrar essa passagem bíblica é fundamental para a fé católica.

A Importância da Data

Tamanha importância e respeito, aliados ao fato de existirem diversos ritos e homenagens ligados à Sexta Feira Santa, são um grande evento para que as atividades manuais e artesanais tenham espaço e importância nessa data comemorativa.

Respeitados os preceitos católicos e a estória bíblica, são muitos os meios de participação efetiva nos rituais, sejam eles dentro das igrejas ou em outros ambientes.

Toda a elaboração e construção de cenários e adereços nas representações, por exemplo, as vigílias e outros ritos são um importante contexto para a utilização de produtos artesanais, que se inspiram nas tradições e nos dogmas religiosos, que ao longo desse período, estão bastante aflorados e presentes em todos os cristãos, de todas as regiões do país.

A Sexta Feira Santa é uma das datas mais importantes do calendário anual, e essa importância extrapola as denominações religiosas, unindo as pessoas em torno de uma figura que inspira o amor, a fraternidade e o senso de comunidade, tão necessários nos dias de hoje.

Se desejar ver mais artigos parecidos com "Sexta-feira Santa - Origem, Significado e Paixão de Cristo" visita esta categoria de artigo: Datas Comemorativas.

Artesanato Brasil

Esposa, Mãe, Autodidata, Trabalha com Artesanato há mais de 15 anos, depois de um colapso nervoso por excesso de trabalho, resolveu se dedicar apenas ao Artesanato para viver.

  1. Gracinda Paço disse:

    Queria receber no meu email a receita e o passo à passo para fazer a massa biscui. É possível?
    Antecipadamente agradeço.

    1. Olá Gracinha, como fazer a massa de biscuit esta já esta neste passo a passo, mais vou deixar o link: Massa de biscuit passo a passo

  2. Juraci disse:

    Estou adorando esses e-mails que estou recebendo. Legal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up