Os Símbolos de Natal representam muita coisa nas festas religiosas mais importantes, não só para os cristãos, mas para o mundo todo.
O Natal sendo comemorado no dia 25 de dezembro, onde se celebra o nascimento de Jesus Cristo, costumamos fazer lindas decorações, onde os ornamentos preferidos são os símbolos natalinos.
Mas você conhece ou sabe sobre estes símbolos?
Seja para pesquisa em sua escola ou igreja, saiba que os símbolos natalinos fazem parte dessa tradição milenar, e a partir de agora vamos destacar cada um deles para você, o significado, história de cada um deles ou dos mais importantes.
Para as artesãs, aproveite para visitar as demais páginas, onde poderá encontrar passo a passos para fazer e moldes para baixar.
21 Símbolos do Natal
- Sinos;
- Árvore de Natal;
- Enfeites de Natal;
- Anjos de Natal;
- Presépio de Natal;
- Papai Noel;
- Renas;
- Velas e luzes;
- Guirlanda ou Coroa;
- Pão Celeste;
- Ceia de natal;
- Estrelas;
- Presentes;
- Meias na Chaminé;
- Cartões Natalinos;
- Peru de Natal;
- Boneco de neve;
- Os Três Reis Magos;
- Boneco Biscoito de Gengibre;
- Azevinho;
- Flor da Noite Santa.
Sinos Natalinos
Os sinos eram parte do traje do sumo sacerdote judeu, por isso, os sinos há muito tempo têm uma associação íntima com as igrejas cristãs.
Até hoje em muitas partes do país, seu toque ainda pode ser ouvido todos os domingos, e ao longo do resto do ano para várias celebrações religiosas – uma dos mais importantes, é claro, é o Natal.
Os sinos são utilizados há muito tempo atrás até mesmo nos templos judaicos. Mas, sua associação com a Igreja cristã pode ter vindo de São Patrício.
O famoso sino de São Patrício reside na Irlanda e, segundo a tradição, Patrick, missionário da Ilha Esmeralda no século V, usou-o para reunir o povo irlandês para ensinar e pregar a Palavra de Deus. Com o tempo, o sino veio a ser associado à obra do Senhor e simbolizar algo sagrado. Em resumo, os sinos foram usados para comunicar mensagens significativas.
Acredita-se também, que os sinos de natal anunciem a chegada do bebê Jesus e marcam o início da temporada de férias. O som tilintante dos sinos guia a ovelha perdida de volta à dobra, assim como o Senhor nos guia para caminhar em seus caminhos.
Mais o significado do sino de Natal é bem profundo em outras crenças, e pode também significar:
- Para os cristãos: o sino simboliza o poder de vencer a guerra conta o mal;
- Para os chineses: os sinos tem relação com o barulho de trovões;
- Para os indianos: o sino simboliza o ouvido e tudo que ele consegue perceber;
- Para os budistas: o som dos sinos de ouro são as vozes divinas.
O sino tem diversos significados, mais aqui esta um resumo, e o sentido do sino para o Natal.
Árvore de Natal
- Como fazer Árvore de Natal com Galhos Secos Passo-a-Passo
- 7 Sites para Comprar Árvore de Natal e ….
- Molde Árvore de Natal em EVA para Imprimir
- Como Fazer “Árvore da Natal com Frutas”
Entre as muitas histórias que afirmam explicar a origem da árvore de Natal, as três mais populares são da Alemanha. Muitas culturas adoravam árvores como símbolos da imortalidade e as usaram para afastar espíritos malignos.
No século 11, as obras do paraíso retrataram a árvore do Paraíso, decorada com maçãs vermelhas. Durante o século 15, os fiéis começaram a erguer árvores em suas casas em 24 de dezembro, o dia da festa de Adão e Eva.
Por ser verde durante todo o ano, a árvore perene representa esperança. Suas agulhas e sua crista estreita se aproximam, transformando nossos pensamentos para o céu. Porque a árvore é cortada e depois erguida novamente, é um símbolo da ressurreição de Cristo.
É uma tradição religiosa dos tempos medievais, que simboliza luz e vida. Era uma árvore carregada de frutos e que não perdia sua beleza diante dos impactos da natureza.
O pinheiro que é a atual árvore de Natal surgiu no século XX. Ela é o símbolo da resistência, que mesmo durante o inverno rigoroso do polo norte suas folhas continuam intactas.
O significado da árvore de Natal é interpretado de várias maneiras. Principalmente, é um símbolo da esperança e da vida eterna, pois é uma árvore de folhas perenes. Alguns também acreditam que as agulhas da árvore apontam para o céu, simbolizando a conexão do homem com o Senhor.
Enfeites de natal
- Enfeite de Natal com CD Decorado com EVA;
- 20 Enfeites de Natal com Materiais Reciclaveis;
- Enfeite para Árvore de natal com Canudos de Refrigerante;
- 30 Moldes de Natal para Artesanato em Feltro e EVA.
As primeiras árvores de natal foram decoradas com frutas e flores reais.
Cookies, nozes, doces e outros tipos de alimentos foram adicionados mais tarde. Velas acesas também foram usadas, mas havia o perigo de incêndios quando as velas estavam acesas.
Pequenos presentes também foram pendurados nas árvores para ornamentos. Na Alemanha, os sopradores de vidro começaram a fazer bolinhas de vidro para decorar as árvores.
Anjos de Natal
- Como Fazer Anjos de Natal com Retalhos de Tecido (Passo a Passo);
- 17 Moldes Incríveis de “Anjinhos de Feltro” Grátis para Baixar.
O termo anjo literalmente significa “mensageiro”, e é neste papel proeminente que os anjos participam da história de Natal. Um anjo apareceu a Maria para anunciar o nascimento de Cristo (Lucas 1: 26-38).
Um anjo apareceu a José, dizendo-lhe que o que foi concebido em Maria era do Espírito Santo (Mateus 1: 20-21). E um anjo apareceu aos pastores para anunciar o nascimento de Jesus, após o qual “uma grande companhia do hospedeiro celestial” apareceu (Lucas 2: 8-14).
Compreensivelmente, as imagens dos anjos se tornaram um símbolo familiar do Natal.
Presépio de Natal
Os registros indicam que, já no século IV, as igrejas criavam cenas de manjedoura. No entanto, São Francisco de Assis, um frade do século 13, é creditado com a tomada da cena além das paredes da igreja e popularizá-la.
Francisco queria dar uma demonstração visual da pobreza em que o nosso Senhor nasceu. Sua intenção era “comemorar a lembrança da criança que nasceu em Belém e ver com seus olhos corporais, da melhor forma possível, como ele sofreu a falta de todas as coisas necessárias para um bebê; como Ele estava “deitado em uma manjedoura” e como Ele descansou na palha, com o boi e o asno parados “.
Em 1223, em Greccio, Itália, São Francisco recebeu uma manjedoura, um pouco de palha e alguns animais de seu amigo John Velita para realizar sua tarefa. A cena simples, iluminada pela luz de velas e tochas e acompanhada pelo canto da audiência, certamente alcançou o objetivo pretendido de revelar visualmente as circunstâncias humildes nas quais Jesus entrou no mundo.
A palavra presépio vem do hebraico e significa estábulo.
Na simbologia do Natal o presépio é o local onde Jesus nasceu. Os pais de Jesus não encontraram vagas nas hospedarias de Belém por isso Jesus nasceu em um estábulo e foi colocado em uma manjedoura.
Papai Noel
- Molde Carinha de papai noel de EVA;
- 5 Moldes de Papai Noel de EVA para Baixar e Imprimir;
- 10 Lembrancinhas de EVA com Moldes para Natal.
Os holandeses foram os primeiros a falar de um velho alegre com roupas vermelhas e brancas, com oito renas voadoras. Ele morava perto do Pólo Norte, enchia as meias com presentes e desceu a chaminé. Eles o chamaram de Sinte Klass.
São Nicolau era um bispo que deu dinheiro aos necessitados. Em muitos países ele é aquele que traz presentes. Ele é homenageado no dia 6 de dezembro.
O pai Natal é conhecido como um homem velho com uma barba, vestido com um traje de peles.
Os escandinavos têm um duende de Natal vestido com um terno vermelho e uma longa barba branca. Ele é chamado Julenisse. Ele traz presentes para as crianças.
Renas
As renas são os animais escolhidos pelo Papai Noel para puxar o trenó sobre o qual ele faz sua jornada do pólo norte e traz muitos presentes para crianças pequenas.
Havia originalmente oito renas, ou seja, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen. Rudolph era de fato uma adição do século 20.
Velas e luzes
Na coroa do Advento, uma vela roxa (para penitência) é acesa para o primeiro, segundo e quarto domingos do Advento e um rosa (para alegria) para o terceiro domingo do Advento. No dia de Natal, uma vela branca (para a pureza de Cristo) está acesa no centro da coroa de flores.
Antes da eletricidade, as pessoas usavam velas para iluminar suas casas e decorar suas árvores de Natal. Hoje as luzes elétricas substituíram as velas. Velas e luzes de Natal representam Cristo, a Luz do Mundo.
A vela é usada como uma decoração popular de Natal que é dito que traz luz e calor nos invernos frios. Alguns também acreditam que é costume acender uma vela para representar a estrela de Belém.
É associada ao Espírito divino. Mais uma vez é o símbolo de uma nova era. O nascimento do Salvador. Aquele que veio para iluminar a vida de todos.
Guirlanda ou Coroa
Era um costume de a Roma antiga oferecer ramo de flores como desejo de saúde a todos da casa, por isso ela é colocada nas portas das casas.
Como símbolo natalino, significa a espera do nascimento de Jesus, a esperança e o amor que a vinda Dele fará renascer nos homens.
Pão Celeste
É um tipo de hóstia, feita de trigo que é abençoada e usada na hora da Ceia.
Simboliza a divisão do pão entre todos da família, que o compartilham com votos de felicidades.
Ceia de Natal
É o símbolo da festa. É o banquete que festeja a chegada de Jesus na vida de cada um.
É o momento de amor e fraternidade entre todos da festa, onde Jesus é o principal convidado.
Estrelas
Quando os sábios apareceram diante do rei Herodes em Jerusalém, eles perguntaram: “Onde está aquele que nasceu rei dos judeus? Vimos a sua estrela no leste e viemos adorá-lo “.
A estrela de Natal simboliza a estrela de Belém, que guiou os três reis magos para o bebê Jesus. Uma estrela também é o sinal celestial da profecia cumprida há muito tempo e a esperança brilhante da humanidade.
Ela tem quatro pontas que indicam as direções da terra norte, sul, leste e oeste.
Presentes
Para muitas pessoas, os presentes definem o Natal. Eles se concentram na entrega e recebimento de presentes em vez de no nosso maior presente Jesus que se entregou a nós no Natal. Os sábios que trouxeram seus presentes de ouro, incenso e mirra para honrar o rei infantil na manha de Belém inspiraram o conceito de entrega de presentes no Natal.
A troca de presentes na noite de natal é uma forma de confraternização entre as pessoas e para concretizar o significado do Papai Noel, pois a maioria das crianças acreditam que é do bom velhinho que está vindo os presentes.
Religiosamente que dizer que o presente maior que é Jesus Cristo acaba de ser entregue a todos.
Meias na Chaminé
As meias na chaminé simbolizam a prosperidade, a boa sorte e a riqueza para a família.
Cartões Natalinos
Ao enviar um cartão natalino, o remetente que normalmente não poderá passar o natal ao lado de tal pessoa, está lhe desejando de coração, um FELIZ NATAL, ou também aproveita a ocasião para pedir-lhe desculpas por algo que fez durante o ano.
Veja: Cartão Árvore de Natal com Botões Passo a Passo e Como fazer um cartão de natal com guirlanda de botões
Peru de Natal
Por ser uma ave robusta, o peru se tornou uma tradição no Natal por simbolizar fartura.
Por ser uma ave das florestas norte americana, o peru era usado antigamente como prêmio entre as tribos que conquistavam um novo território.
A Neve e o Boneco de Neve
O boneco de neve surgiu no hemisfério norte, onde por causa da neve é conveniente que as pessoas passem a maior parte do tempo dentro de casa, e o clima natalino contribui para isso.
Durante o dia as crianças costumam sair e construir os bonecos de neve.
Os três Reis Magos
Os três reis magos os homens sábios chamados Caspar, Melchior e Balthazar.
No Novo Testamento, São Mateus menciona os Três Reis Magos ou Magos que seguiram a estrela para Belém.
O mais velho, Mechoir (Rei da Arábia) tinha uma longa barba cinzenta. Ele deu ouro como presente para Cristo. Balthazar (Rei da Etiópia) também foi barbeado.
Ele trouxe o presente de incenso. Caspar (Rei de Tarso) que era o mais novo trouxe o presente de mirra. Dizem que depois que os Magos voltaram para casa, entregaram seus pertences aos pobres e saíram para espalhar a Boa Notícia. Eles morreram como mártires.
Foram eles os homens que guiados pela Estrela Guia, vieram de longe trazer presentes para Jesus. Esses presentes significam a riqueza e mostra que mesmo os ricos e poderosos se curvaram a Jesus, nascido em uma família onde o pai era carpinteiro.
Boneco Biscoito de Gengibre
Fazer bonecos de biscoitos de gengibre e casas de pão de gengibre é uma atividade popular durante a temporada de Natal.
Os biscoitos de pão de gengibre foram usados para decorar a árvore nos primeiros dias. É chamado de biscoito de gengibre por que é usado “gengibre” na elaboração dos cookies.
Azevinho
Imagem do Pinterest.com/pin/309552174362174908/
Holly é o nome do azevinho que é um arbusto extremamente resistente cultivado em todos os estados dos Estados Unidos, e é uma das poucas plantas que podem suportar temperaturas de 110 graus negativos.
As quatrocentas espécies de azevinho, que vão desde um anão azevinho com plantas de seis centímetros de altura até árvores enormes de setenta pés de altura. As plantas de azevinho são conhecidas por suas atraentes bagas vermelhas e folhas verdes brilhantes e afiadas que permanecem na planta durante todo o ano.
O arbusto de azevinho representa a imortalidade, uma característica que Deus deu a cada ser humano. Todos somos destinados a viver para sempre, quer com o Senhor, quer separados dele.
A borda afiada da folha do azevinho lembra os cristãos da coroa de espinhos com os quais os soldados se zombaram de Nosso Senhor durante a Sua paixão.
Como um símbolo de Natal, a baga de azevinho vermelho representa o sangue de Cristo, derramado para todas as pessoas, incluindo aqueles que o rejeitam.
Flor poinsettia
Poinsettias são decorações de Natal com folhas de cor vermelha e de forma vermelha, devido ao qual, é comumente associada à estrela de Belém.
A legenda diz que algumas crianças pobres do México queriam dar a Jesus um presente. Como eles não conseguiram encontrar nenhum outro presente, eles pegaram algumas ervas daninhas e apresentaram-no a Ele. Ao orar no altar de uma igreja, suas orações foram respondidas e a “Flor da Noite Santa” surgiu diante dele.
Milagrosamente, as poinsétias vermelhas brilhantes floresceram nessas ervas daninhas e, assim, as poinsétias tornaram-se parte integrante da tradição natalina.
As pétalas vermelhas brilhantes da poinsétia são realmente folhas. É originário do México Foi trazido para os Estados Unidos no século XIX por um homem chamado Dr. Poinsett e foi nomeado após ele.
Símbolos Natalinos e Seus Significados
Esquecemos de apresentar ou faltou alguns simbolo de Natal?
Caso sim, deixe seu comentário informando qual símbolo faltou comentarmos. Se não, falta só você compartilhar!
Ótima pesquisa. Fiquei sabendo de muitos significados dos símbolos do Natal. Obrigada por aumentar meus conhecimentos.
Olá, gostei muito das histórias sobre os símbolos do Natal. Minha tristeza é ver que vai se perdendo a tradição católica. O Natal, cada vez mais é só mais uma data de comilança e gastança.
Olá Silvia, é verdade, você tem toda a razão, os simbolos natalinos cristãos estão se perdendo, assim como o natal em si, pois o natal é o nascimento de cristo, mas, vamos continuar, lembrando em nossos corações e em nossas casas para que o verdadeiro significado do natal não se perca. Abraços para você querida, obrigada pela visita.
Amei!!!!
Acho super interessante sabermos estes significados para que a essência do Natal não se perca!
A maior Festa Cristã, o nascimento de Jesus!
Obrigada por compartilhar!
ÓTIMO ACHEI MARAVILHOSO, TODAS AS EXPLICAÇÕES TODO O MUNDO DEVERIA SABER DISTO. MUITO OBRIGADA BJUS PAZ E BEM.