Hoje vamos fazer algo diferente, trazer uma entrevista com o Artesão Marcelo Darghan exclusiva para o Artesanato Brasil. Espero que goste : )

Conheci os trabalhos do Artesão Marcelo Darghan há alguns anos atrás em revistas de artesanato que eu tinha e eram trabalhos muito criativos e apesar de não saber muito sobre ele, virei fã de seus trabalhos.

Você já deve ter visto o Marcelo Darghan em diversos programas de TV como, no programa Mais Você da Ana Maria Braga ou no Programa Mulheres da TV Gazeta, e você também deve achar que ele é uma pessoa muito carismática,  divertida e criativa.

Bem para quem não conhece o Marcelo Darghan, ele é artista plástico, apresentador, e artesão, leciona cursos de artesanato gratuitos e apresenta palestras por todo o Brasil.

Ele também é Apresentador dos Programa Artesanando em seu canal no YouTube e “Assim Fica Fácil”, na Rede Seculo 21 .

Inclusive, este mês, Darghan completou um ano do programa Assim Fica Fácil que é exibido todo dia na Rede Seculo 21 com direito a plateia de 1000 pessoas, e música ao vivo.


Marcelo Darghan (em Estúdio)

Então, entrei em contato com o Marcelo Darghan e enviei algumas perguntas para ele, que foi muito gentil e nos respondeu prontamente.

E você vai conferir agora muitas curiosidades interessantes da vida e carreira deste grande artista.

Entrevista com Marcelo Darghan

Apresentador Marcelo Darghan

1. Qual sua naturalidade e onde você mora atualmente?

MD: Moro em São Paulo, minha cidade Natal !

2. Qual a sua formação profissional? Você exerce ou exerce alguma outra além do artesanato?

MD: Sou formado em jornalismo e programação visual , hoje trabalho com artesanato e como apresentador de TV , mas já trabalhei como DJ , vitrinista , faxineiro , vendedor de livros , publicitário , assessor de imprensa , professor de vitrinismo , entre outras coisas.

3. Como o artesanato entrou na sua vida?

MD: Por acaso , ao fazer uma vitrine usando feltro , o que chamou a atenção da Santa Fe Feltros , que me convidou para desenvolver algumas peças para divulgar o uso do feltro .

4. Quantas especialidades de artesanato você já aprendeu e qual a sua especialidade? Existe alguma que você ainda quer aprender ou pretende? 

MD: Já aprendi muitas coisas nesses quase 30 anos de carreira , mas o que mais gosto é fazer algo que seja acessível a todos. Sempre quero aprender algo a mais, no momento quero aprender a costurar à máquina .

5. Qual a técnica de artesanato você mais gosta de trabalhar? E qual você não tem muita afinidade?

MD: A que mais gosto é aquela que no momento pode trazer novidades para o público . Aquele que encanta as pessoas e faz com que queiram reproduzir por gostarem da ideia e por entenderem que são capazes.Não sou muito amigo do tricô e crochê.

6. Onde você busca inspiração para criar as peças, conhecimento e aprendizado para aprender aperfeiçoamento de novas técnicas?

MD: Observo muito tudo ao meu redor , as roupas das pessoas , seus comportamentos , assim como cinema , revistas , TV , música , shows , tudo que possa me trazer informações de cultura , história e modernidade .

7. Você tem um ateliê próprio para trabalhar ou tem um espaço em casa mesmo?

MD: Por conta da minha agenda muito cheia optei por trabalhar em casa.

8.Você faz artesanato todo dia?

MD: Trabalho todos os dias com criação de algo para o mercado de artesanato, não costumo ter dias de folga .

9. Você também da cursos de artesanatos? Como são feitos, como as pessoas podem participar?

MD: Meus cursos são sempre gratuitos e voltados para um grande número de pessoas, para participar as pessoas precisam se inscrever com antecedência e estarem dispostas a trocar informações com pessoas que não conheçam.

10. Quais dicas você pode deixar para artesãs aumentarem a sua criatividade?

MD: Observarem seu universo particular, buscar identidade e acreditarem em seu potencial , nem sempre o que o outro faz é bom para você !

11. Você enfrentou algum tipo de discriminação por ser homem e fazer artesanatos?

MD: Sim , no começo as pessoas não achavam que fosse um trabalho masculino e não queriam me ensinar, principalmente o bordado , que aprendi observando as pessoas fazerem.

12.Como surgiram as suas participações na TV? E como foi a primeira participação?

MD: Minha primeira participação foi em 1989 no Programa “Mulheres em Desfile” com a Ione Borges. Essas participações surgiram da necessidade de divulgar eventos que estava começando a fazer .

13. Você vive de artesanato? Que dica você dá para quem quer viver de artesanar?

MD: Sim, vivo de artesanato e acho que a principal dica é que a pessoa busque uma identidade, sem se preocupar em repetir o sucesso do outro .

14. Quando você decidiu que queria viver ou que daria para viver do artesanato?

MD: Quando ele surgiu à minha frente e se mostrou uma opção inédita , rica e pouco explorada , foi um desafio .

15. O que você acha que é preciso para qualquer pessoa fazer artesanato,talento ou vontade?

MD:Vontade , se alguém bota algo na cabeça , não há quem a segure .

16. Você tem canal no youtube? Fale sobre ele?

MD: É um programa voltado para o Faça Você Mesmo e a intenção é mostrar possibilidades que vão desde uma técnica antiga até como reformar móveis , não há limitações . O canal está no YouTube com mais de 100 vídeos variados. www.youtube.com/programaartesanando

JOGO RÁPIDO

  • Cantor preferido: Ney Matogrosso
  • Uma frase : Tudo Vale a Pena se alma não é pequena – Fernando Pessoa
  • Uma inspiração – Ney Matogrosso
  • Um ídolo – Tina Turner
  • Um filme – Hair
  • Um lugar – minha casa
  • Um sonho: de valsa
  • Comida preferida: arroz e feijão
  • Mensagem: Ouça seu coração e vá ser feliz!

E aí, gostou da entrevista?

Siga o Marcelo nas Redes sociais:
youtube.com/user/programaartesanando
facebook.com/darghan
instagram.com/darghan

Espero que sim, eu gostei de saber mais sobre o Darghan, ou desejar enviar um recado para ele, comente logo abaixo.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!

Comentários

    GOSTEI MUITO

    Olá! Gostei muito de conhecer o trabalho do Marcelo Derghan,pra mim é mais um motivo para eu continuar com meus trabalhos.
    Gostaria de sempre receber novas dicas, novos trabalhos.
    Obrigada pela inspiração! Obrigada!

      Prazer é nosso Antônia! Seja bem vinda!

    Bom dia, gostaria de parabenizar toda a equipe pela linda entrevista, e dizer que não conhecia a história do Marcelo Darghan, fiquei emocionada com esse relato dele. Sou bem iniciante no artesanato, mais essas palavras dele que “Vontade , se alguém bota algo na cabeça , não há quem a segure” me deu um up para acreditar que sou capaz de aumentar a minha renda com o artesanato.
    Beijos a todos

Veja Mais Artesanatos Agora: