Com a chegada do mês de Junho, as festas se aproximam e além de toda a decoração junina que deve ser organizada, as comidas de festa junina são o carro chefe dos arraiais.

Independente da região do país, os pratos são bem semelhantes, com ingredientes fáceis de ser encontrados, modo de fazer bem simples, preço em conta e sempre usam ou remetem ao milho

Não existe no Brasil festa com elementos mais típicos do que os de Festas Juninas. São fogueiras, quadrilhas, bandeirinhas, calças remendadas, São João, vestidos coloridos, comidas e muita diversão que montam está típica festa brasileira.

Como são diversas opções, é bem difícil encontrar alguém que saiba fazer qualquer uma das comidas de festa junina.

Para te ajudar nesta missão, abaixo você encontra 50 opções para este cardápio com modo de fazer e tudo! Serão doces e salgados como bolos, tortas, canjicas, etc.

Comidas Juninas (PINTEREST)

Aprenda agora como fazê-las, monte o arraial e faça o maior sucesso entre os seus amigos e familiares.


Bolo de Milho Verde

Receita Bolo de Milho Verde

O milho é o ingrediente que está presente em quase todas as comidas de Festa Junina. Este bolo do liquidificador, então o seu tempo de preparo é bem pequeno. Ele é bastante cremoso e serve com qualquer bebida desta festa.

Aprenda como fazer bolo de milho aqui: www.receitasnestle.com.br

Canjica Doce

Receita de canjica doce

O grande segredo da canjica doce é o milho branco ao invés do milho amarelo. Isto porque, o milho branco ainda não está tão maduro quanto o amarelo. Pacotes com este tipo de milho são facilmente encontrados em supermercados.

Aprenda como fazer uma deliciosa canjica doce acessando este link: ww.receitasnestle.com.br

Maçã do Amor

Receita de maca do amor

Coisa que não pode faltar na Festa Junina é a maçã do amor não é mesmo? É algo bem fofo e serve muito bem para presentear alguém na Festa Junina. O segredo dela, é encontrar o ponto certo da calda, mas é algo bem simples.

Aprenda como fazer maçã do amor caramelizada e com chocolate aqui: Receita Maçã do Amor.

Cocada de Corte

Receita cocada de corte

Além do milho, o coco é muito utilizado nas receitas de comidas de festa junina. A cocada que você irá aprender utiliza somente 4 ingredientes, um deles é o leite condensado, o que deixa a cocada bem cremosa e saborosa.

Modo de fazer a cocada aqui: www.receitasnestle.com.br

Paçoca

Receita de paçoca de amendoim

A paçoca é uma das comidas de festa junina mais fáceis de fazer que você verá nesta lista. No geral, você só terá que bater o amendoim e o resto dos ingredientes no liquidificador e deixar descansar e terá um resultado incrível é delicioso.

Modo de fazer uma deliciosa paçoca aqui: Gshow.globo.com

Arroz Doce

Receita de arroz doce

Este doce típico de festa junina é bem semelhante à canjica, porém, no lugar do milho usa se o nosso popular arroz, açucar ou leite condensado se preferir.

Modo de preparo do arroz doce passo a passo você vê acessando aqui: Comidasebebidas.uol.com.br e com leite condensado aqui:    www.receitasnestle.com.br

Pipoca Caramelada

comidas-juninas-pipoca-caramelada

A pipoca por si só já é um prato bem delicioso é bem simples de ser preparado. Na parte dos doces, a pipoca caramelada faz um sucesso. O caramelo é super simples de ser feito, em poucos passos você vai conseguir prepará-lo.

Aprenda como fazer pipoca caramelada acessando este site: Claudia.abril.com.br

Espiga de Milho Verde

comidas-juninas-milho-cozido

Apesar de parecer algo simples, cozinhar uma espiga de milho exige muita habilidade e segredos especiais. São regras desde a escolha do milho na hora da compra até a hora de servir. A dica mais importante e que ajuda muito é colocar uma pequena quantidade de açúcar na água que irá usar pra cozinha-lo.

Aprenda o passo a passo de como fazer espiga de milho verde cozida aqui: Panelaterapia.com

Milho assado na brasa

Como fazer milho na brasa

Geralmente se coloca o milho diretamente na churrasqueira para assar mas, as vezes ele fica um pouco durinho demais, mas, esta receita tem uma diferença que não deixa ele ficar duro e ainda tem uma manteiga temperada.

Veja a Receita completa de milho na brasa acessando aqui Mdemulher.abril.com.br

Bolo de Fubá

comidas-juninas-bolo-de-fuba

Os bolos são grande parte do cardápio dos arraiais atualmente, um dos motivos disso é a lembrança de casa de avó que ele remete. Sua praticidade é enorme e pode se até fazer o bolo no liquidificador, fazendo o tempo de preparo ser bastante reduzido.

Como fazer bolo de fubá passo a passo completo veja acessando aqui: Comidasebebidas.uol.com.br

Pé de Moleque

Receita de pé de moleque

O pé de moleque é uma comida bastante tradicional no Nordeste do país, e não é comida de festa junina somente não, a gente come o ano inteiro.

Como fazer pé de moleque aqui: Artesanatobrasil.net/pédemoleque

Pinhão Cozido

Como cozinhar pinhão

O pinhão é bem conhecido na região Sul do país, já nas outras muitas pessoas não o conhecem. O pinhão é basicamente uma semente bastante nutritiva que pode servir para fazer diversas comidas. Porém, em festas juninas o jeito mais utilizado é o cozido, para ser consumido próximo a fogueira.

Aprenda como cozinhar pinhão fácil acesse aqui  Guiadacozinha.com.br/pinhao

Quentão

comidas-juninas-quentao

Algo que não pode faltar em festa junina são as bebidas, e a principal delas é o quentão. Vale ressaltar que se trata de uma bebida alcoólica e por isso não é servido em qualquer arraial, mas aqui você terá 05 opções de receitas de quentão junino que podem ser bebidas por todos, desde adultos até crianças.

Veja 05 receitas de quentão de festa junina acessando aqui  Claudia.abril.com.br

Quindim

Receita de quindim

O quindim é um dos doces mais comuns das comidas de festa junina. Sua base é basicamente gema de ovo, açúcar e coco. Talvez por sua praticidade e economia ele seja tão desejado. Em algumas regiões como o Nordeste, o quindim faz sucesso em todo o ano.

Aprenda a fazer quindim aqui: Comidasebebidas.uol.com.br

Pamonha

comidas-juninas-pamonha

Este é um dos pratos mais complicadinhos que você verá hoje, mas isso não significa que não pode ser feito em casa mesmo sem nenhuma prática. A sua base é novamente o milho, e o mais interessante desta comida de festa junina é que pode ser feita de forma doce ou salgada.

Aprenda a fazer pamonha aqui: Comidasebebidas.uol.com.br

Maria Mole

comidas-juninas-maria-mole

Este é um dos doces que mais traz diversão as crianças em festa junina. Não exige segredo algum e por isso pode ser feito por qualquer um que o resultado será maravilhoso.

Aprenda a fazer Maria mole: Guiadacozinha.com.br

Biscoito de Polvilho

comidas-juninas-biscoito-polvilho

O biscoito de polvilho ou para os nordestinos o bolo frito, já é bastante comido em todas as épocas do ano, porém, na época de festa junina, este consumo é duplicado e vemos este prato em quase todos arraiais.  Aprenda a receita em duas versões frito e assado.

Como  fazer biscoito de polvilho acesse aqui g1.globo.com versão assado acesse aqui g1.globo.com-assado

Queijadinha

comidas-juninas-queijadinha

A história afirma que foram os escravos que fizeram a troca de ingredientes e por isso este doce é feito desta forma. Mesmo com isso, este doce de festa junina faz o maior sucesso entre todos, vale a pena tentar fazer!

Aprenda como fazer queijadinha aqui: G1.globo.com/minas-gerais

Bolo de tapioca

comidas-juninas-bolo-tapioca

O bolo de tapioca ou cuzcuz de tapioca é feito de goma de tapioca mas, tapioca granulada, é uma receita muito comum no nordeste e tem sabor e textura marcante.

Aprenda como fazer um bolo de tapioca acesse aqui g1.globo.com

Arrumadinho nordestino

comidas-juninas-arrumadinho

Uma das opções mais populares de comidas de festa junina para recarregar as energias de forma rápida é o arrumadinho de carne. Em muitas regiões do nordeste, ele é feito com carne de sol, creme de galinha, baião de dois e paçoca, mas, também tem versões como esta de costelinha.

Aprenda como fazer arrumadinho g1.globo.com-arrumadinho

Curau

comidas-juninas-canjica-milho

Este é um dos pratos mais clássicos que utilizam o milho nas festas juninas. A sua grande vantagem é que pode ser feito com qualquer tipo de milho, desde o fresco até o enlatado, trazendo uma enorme praticidade e rapidez para o cozinheiro.

Aprenda a fazer curau: https://www.receitasnestle.com.br 

Batata Doce (Assada)

comidas-juninas-batata-doce

A bata doce é bastante rica em nutrientes e proteínas essenciais para o nosso corpo. Nesta versão, você irá aprender a assar a batata doce de forma bem crocante acompanhada de ervas e legumes.

Aprenda a fazer batata doce: https://m.youtube.com/watch?v=Us0G7a2uJbY

Cuscuz de milho

comidas-juninas-cuzcuz

Apesar de ser um prato Árabe, o cuscuz é um dos pratos que não podem mais faltar nas festas juninas. Além disso, fica muito delicioso se for servido acompanhado de queijo coalho  ou café.

Aprenda a fazer cuscuz aqui: Gshow.globo.com

Vinho Quente

comidas-juninas-vinho-quente

Esta bebida é feita basicamente fervendo o vinho com água e algumas ervas que são variadas de acordo o gosto de quem estiver preparando, é bem semelhante ao quentão tradicional e traz um aroma delicioso a festa junina.

Aprenda como fazer vinho quente aqui: g1.globo.com

Brigadeiro de milho verde

comidas-juninas-brigadeiro-milho

Aprenda como fazer um brigadeiro diferente, brigadeiro de milho verde, tipicamente junino.

Veja a receita e o passo a passo completo do brigadeiro de milho acessando aqui G1.globo.com

Bolo de Coco

comidas-juninas-bolo-coco

O bolo de coco é bem popular, e fica uma delicia se for servido bem geladinho. No geral, é um bolo comum porém leva o coco. Nesta recita o bolo fica bem macio e suave, fazendo sucesso nos arraiais.

Como fazer bolo de coco: Mdemulher.abril.com.br

Amendoim doce

receita-amendoim-acucarado

O ano todo é possível encontrar carrinhos vendendo saquinhos com este cardápio. Ele é bem docinho, diminuindo o gosto forte do amendoim comum, fazendo mais pessoas se apaixonarem pelo sabor.

Aprenda a fazer amendoim doce: Receita de Amendoim doce

Paçoca de Colher

comidas-juninas-pacoca-colher

Este tipo de paçoca pode ser feita com amendoim moído e torrado ou feito com aquelas paçocas industrializadas que são facilmente encontradas em supermercados ou mercearias. Ele fica com textura parecida de brigadeiro mole, super delicioso!

Como fazer paçoca de colher: 9 Receitas com Amendoim

Pirulito de Pipoca com Chocolate

comidas-juninas-pirulito-pipoca

Este pirulito é um tipo de pipoca doce, porém é servido no palitinho. Em muitas festas infantis é comum encontrar este tipo de guloseima, e faz bastante sucesso entre os pequenos.

Passo a passo de como fazer pirulito de pipoca com chocolate aqui: www.gazetadopovo.com.br

Suco de Milho

Receita de Suco de milho

Este suco é uma ótima opção pois pode acompanhar comidas de festa junina doce ou salgada. Vale a pena fazer é experimentar este tipo de bebida.

Aprenda a fazer suco de milho: Redetv.uol.com.br/melhorpravoce

Pastel de Carne

Receita de pastel de carne

Pastel de carne é bom em qualquer ocasião, porém no clima de festa junina ele fica com um sabor bem mais delicioso. Se feito com massa pronta, os pastéis são feitos rapidamente e com pouquíssimo gasto.

Receita do pastel de carne você vê acessando aqui Mdemulher.abril.com.br

 Pipoca Salgada

comidas-juninas-pipoca-salgada

Dificilmente conhecemos alguém que não sabe fazer pipoca, é um dos pratos mais comuns o ano todo, porém não poderia ficar fora desta lista pois em quase todas as festas juninas é servida em saquinhos temáticos.

Aprenda a fazer pipoca salgada: Vejasp.abril.com.br

Quebra Queixo

comidas-juninas-quebra-queixo

Esta comida de festa junina é feita basicamente de coco e açúcar. Como p próprio nome já diz, desde a primeira mordida o doce já se apresenta bem duro de forma que quem come tem a impressão que o queixo irá quebrar de tanta força. Mesmo com isso muitas pessoas o adoram e afirmam que não pode faltar este doce em qualquer festa junina.

Aprenda a fazer quebra queixo: guiadacozinha.com.br

Pé de Moça

comidas-juninas-pe-de-moca

Como o próprio nome sugere, o pé de moça é uma variação mais feminina e delicada do pé de moleque. É uma grande opção para quem não gosta do pé de moleque por ser um doce duro, isso porque, o pé de moça leva leite condensado, o que o torna mais macio, assim como o pé feminino.

Aprenda a fazer pé de moça: G1.globo.com/bahia

Doce de Abóbora

Como fazer doce de abobora

O doce de abóbora é bem simples de ser feito e leva basicamente suco de limão, açúcar e água. Para várias festa junina eles são feitos em formas de formatos diversos, para assim conseguir obter um prato mais familiarizado com a decoração.

Como fazer doce de abóbora: Comidasebebidas.uol.com.br-doceabobora

Bolo de amendoim

comidas-juninas-amedoim-doce1

Esta receita de bolo de amendoim que você irá aprender, é feito no liquidificador, por isso o seu tempo de preparo é bem menor é o resultado é incrível. Para quem gosta de amendoim, este bolo é o que não falta, mas por incrível que pareça, o gosto não fica nada enjoativo ou doce demais.

Como fazer bolo de amendoim: Artesanatobrasil.net/pédemoleque

Bolo de mandioca/macaxeira

comidas-juninas-bolo-macaxeira

Este bolo é tradicionalmente consumido no nordeste em qualquer época do ano, e claro nas festas juninas ele está no cardápio.

Aprenda a fazer um bolo de mandioca acesse aqui g1.globo.com

Cajuzinho

comidas-juninas-cajuzinho

Este é mais um doce feito com amendoim e é sempre possível encontrá-lo em festas de aniversário infantis e principalmente em festas juninas. Independente da ocasião ele faz o maior sucesso entre os convidados, pois também é conhecido como “brigadeiro de amendoim”.

Aprenda a fazer cajuzinho: m.youtube.com/watch?v=RRdPfuIeXFM

Arroz Maria Isabel

comidas-juninas-maria-isabel

Assim como o baião de dois, o arroz Maria Isabel também é tradicional nas festas juninas principalmente no estado do Piauí e é um ingrediente base do famoso arrumadinho também.

A receita fácil e tradicional da Maria Isabel você confere acessando aqui Espacogourmet.meionorte.com

Bolo de Aipim/ Mandioca

comidas-juninas-bolo-macaxeira

Também chamado de bolo de macaxeira, este prato é semelhante ao bolo de fubá. O resultado é um bolo macio e bastante saboroso, fazendo sucesso nas festas juninas de diversas regiões do país.

Como fazer bolo de aipim aqui: www.nestle.com.br/

Tapioca doce

comidas-juninas-tapioca-doce

Para você variar seu cardápio de tapiocas e até colocar um negócio com elas, aqui vai uma lista de 40 receitas de tapioca doces e salgadas de dar águna na boca.

Confira todas as receitas de tapiocas acessando aqui: Muitochique.com

Tapioca Salgada

Como fazer tapioca salgada recheios diferentes

Já estas receitas de tapiocas, tem três recheios para você aprender, todas salgadas. Seu preparo é basicamente o mesmo da tapioca anterior, mudando somente o sabor do recheio.

Aprenda como fazer tapioca salgada com tres recheios diferentes acessando aqui Comidasebebidas.uol.com.br

Caldo de Feijão

Receita de caldinho de feijão

O feijão entra na lista dos ingredientes mais comuns em festa junina, um motivo para isso é sua infinita variedade nos cardápios. O caldo é feito bem simples, você precisará basicamente cozinhar e temperar o feijão.

Aprenda a fazer caldo de feijão: Comidasebebidas.uol.com.br

Cachorro-quente

Receita de cachorro quente

Esta é a comida de festa junina é feita muito rápido e faz um sucesso enorme. Ele provoca bem mais saciedade que os petiscos e por isso é bastante consumido. Em diversos arraiais, os cachorros quentes são servidos em saquinhos personalizados com remendos e estampas xadrez, tudo para caracterizar com a festa.

Aprenda a fazer cachorro quente: Gshow.globo.com

Cuzcuz quarentão

comidas-juninas-cuscuz-quarentao

Essa é uma variação da receita de cuzcuz de milho, todo nordestino gosta deste

Aprenda a fazer cupcake de amendoim passo a passo aqui:  www.youtube.com/watch?v=dllvh-yHoSA

Caldo de Mandioca

Receita de caldinho de mandioca

O caldo de mandioca é bem semelhante ao caldo de feijão, porém o seu preparo é um pouco mais elaborado e exige mais um pouco de tempo e ingredientes. Mas em festas a noite esse cardápio é excelente, principalmente se estiver um friozinho a mais.

Como fazer caldo de mandioca: G1.globo.com

Bolo sousa leão

Receita de bolo souza leão

O bolo souza leão é uma receita tradicional de uma família pernambucana é Patrimônio Cultural do Estado. E claro que é parte do cardápio das festas juninas daquela região.

Veja a receita deste bolo com passo a passo acessando aqui Comidasebebidas.uol.com.br

Cocada de colher

Receita de cocada de colher

Essa receita de cocada é super simples de ser feita. O grande segredo para deixá-la com a textura mais cremosa, é o uso do leite condensado.

Aprenda a fazer cocada cremosa: www.receitasnestle.com.br

Espetinho de carne

Receita de espetinho de carne

Em toda festa junina tem espetinho de carne, em muitas festas juninas eles tem acompanhamentos de farofa, vinagrete, baião ou maria isabel.

Veja a receita de espetinho fácil de fazer acessando aqui Revistasaboresdosul.com.br

 

Viu como são diversas opções?

Agora basta você escolher algumas e montar o seu cardápio para fazer sucesso na festa junina.

Gostou? Foi Útil? Compartilhe!


Veja Mais Artesanatos Agora:


Comentários

Este artigo não possui comentários